Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Pedro Yan Ozório de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Assis, Mírian Quintão, Assis, Pâmella Leite Sousa, Meireles, André Araújo de, Silva, Abdy Augusto, Abrantes, Isabel, Lopes, Betina
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32369
Resumo: A elaboração de mapas de conceitos tem diversas aplicações no âmbito do ensino de Biologia. Neste estudo, após um breve enquadramento teórico, são apresentados cinco mapas de conceitos: (i) “Evolução biológica” (ii) “Membrana plasmática e obtenção de matéria”, (iii) “Universalidade e variabilidade da molécula de DNA”, (iv) “Reprodução sexuada” e (v) “Hormonas vegetais”. Estes mapas foram elaborados no âmbito da unidade curricular Didática da Biologia II, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra no ano letivo 2018-2019. Ao longo da unidade curricular, os estudantes, oriundos do Brasil no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI), selecionaram temas do ensino de Biologia, planearam, desenvolveram e construíram os respetivos recursos didáticos, incluindo mapas de conceitos. A realização deste trabalho permitiu estabelecer pontes entre os currículos do ensino de Biologia a nível préuniversitário entre Portugal e o Brasil e aprofundar conhecimentos de modo a constituírem uma base científica sólida e atualizada.
id RCAP_7aac16ba0304311609ca30f267bbcb28
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitosMapa de ConceitosEnsino de BiologiaFormação de ProfessoresModelos de AprendizagemPrograma de Licenciaturas Internacionais (PLI)A elaboração de mapas de conceitos tem diversas aplicações no âmbito do ensino de Biologia. Neste estudo, após um breve enquadramento teórico, são apresentados cinco mapas de conceitos: (i) “Evolução biológica” (ii) “Membrana plasmática e obtenção de matéria”, (iii) “Universalidade e variabilidade da molécula de DNA”, (iv) “Reprodução sexuada” e (v) “Hormonas vegetais”. Estes mapas foram elaborados no âmbito da unidade curricular Didática da Biologia II, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra no ano letivo 2018-2019. Ao longo da unidade curricular, os estudantes, oriundos do Brasil no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI), selecionaram temas do ensino de Biologia, planearam, desenvolveram e construíram os respetivos recursos didáticos, incluindo mapas de conceitos. A realização deste trabalho permitiu estabelecer pontes entre os currículos do ensino de Biologia a nível préuniversitário entre Portugal e o Brasil e aprofundar conhecimentos de modo a constituírem uma base científica sólida e atualizada.The elaboration of conceptual maps has several applications in the field of Biology teaching. In this study, after a brief theoretical framework, five conceptual maps are presented: (i) “Biological evolution” (ii) “Plasma membrane and obtaining matter”, (iii) “Universality and variability of the DNA molecule”, (iv ) “Sexual reproduction” and (v) “Plant hormones”. These maps were elaborated in the scope of the curricular unit Didactics of Biology II, of the Master Course in Biology and Geology Teaching in the 3rd cycle of Basic and in Secondary Education at the University of Coimbra in the academic year 2018-2019. Throughout the course, students, from Brazil under the International Degree Program (PLI), selected topics in Biology education, planned, developed and built their didactic resources, including conceptual maps. The accomplishment of this work allowed to establish bridges between the curricula of Biology teaching at pre-university level between Portugal and Brazil and to deepen knowledge in order to constitute a solid and updated scientific base.Atena Editora2021-10-13T17:12:40Z2020-01-01T00:00:00Z2020book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32369por978-65-5706-604-110.22533/at.ed.9902024112Gouvêa, Pedro Yan Ozório deAssis, Mírian QuintãoAssis, Pâmella Leite SousaMeireles, André Araújo deSilva, Abdy AugustoAbrantes, IsabelLopes, Betinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:33:17Zoai:ria.ua.pt:10773/32369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:33:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
title Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
spellingShingle Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
Gouvêa, Pedro Yan Ozório de
Mapa de Conceitos
Ensino de Biologia
Formação de Professores
Modelos de Aprendizagem
Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)
title_short Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
title_full Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
title_fullStr Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
title_full_unstemmed Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
title_sort Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
author Gouvêa, Pedro Yan Ozório de
author_facet Gouvêa, Pedro Yan Ozório de
Assis, Mírian Quintão
Assis, Pâmella Leite Sousa
Meireles, André Araújo de
Silva, Abdy Augusto
Abrantes, Isabel
Lopes, Betina
author_role author
author2 Assis, Mírian Quintão
Assis, Pâmella Leite Sousa
Meireles, André Araújo de
Silva, Abdy Augusto
Abrantes, Isabel
Lopes, Betina
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouvêa, Pedro Yan Ozório de
Assis, Mírian Quintão
Assis, Pâmella Leite Sousa
Meireles, André Araújo de
Silva, Abdy Augusto
Abrantes, Isabel
Lopes, Betina
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa de Conceitos
Ensino de Biologia
Formação de Professores
Modelos de Aprendizagem
Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)
topic Mapa de Conceitos
Ensino de Biologia
Formação de Professores
Modelos de Aprendizagem
Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)
description A elaboração de mapas de conceitos tem diversas aplicações no âmbito do ensino de Biologia. Neste estudo, após um breve enquadramento teórico, são apresentados cinco mapas de conceitos: (i) “Evolução biológica” (ii) “Membrana plasmática e obtenção de matéria”, (iii) “Universalidade e variabilidade da molécula de DNA”, (iv) “Reprodução sexuada” e (v) “Hormonas vegetais”. Estes mapas foram elaborados no âmbito da unidade curricular Didática da Biologia II, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra no ano letivo 2018-2019. Ao longo da unidade curricular, os estudantes, oriundos do Brasil no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI), selecionaram temas do ensino de Biologia, planearam, desenvolveram e construíram os respetivos recursos didáticos, incluindo mapas de conceitos. A realização deste trabalho permitiu estabelecer pontes entre os currículos do ensino de Biologia a nível préuniversitário entre Portugal e o Brasil e aprofundar conhecimentos de modo a constituírem uma base científica sólida e atualizada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-10-13T17:12:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32369
url http://hdl.handle.net/10773/32369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-65-5706-604-1
10.22533/at.ed.9902024112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
publisher.none.fl_str_mv Atena Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543788061523968