Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32369 |
Resumo: | A elaboração de mapas de conceitos tem diversas aplicações no âmbito do ensino de Biologia. Neste estudo, após um breve enquadramento teórico, são apresentados cinco mapas de conceitos: (i) “Evolução biológica” (ii) “Membrana plasmática e obtenção de matéria”, (iii) “Universalidade e variabilidade da molécula de DNA”, (iv) “Reprodução sexuada” e (v) “Hormonas vegetais”. Estes mapas foram elaborados no âmbito da unidade curricular Didática da Biologia II, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra no ano letivo 2018-2019. Ao longo da unidade curricular, os estudantes, oriundos do Brasil no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI), selecionaram temas do ensino de Biologia, planearam, desenvolveram e construíram os respetivos recursos didáticos, incluindo mapas de conceitos. A realização deste trabalho permitiu estabelecer pontes entre os currículos do ensino de Biologia a nível préuniversitário entre Portugal e o Brasil e aprofundar conhecimentos de modo a constituírem uma base científica sólida e atualizada. |
id |
RCAP_7aac16ba0304311609ca30f267bbcb28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32369 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitosMapa de ConceitosEnsino de BiologiaFormação de ProfessoresModelos de AprendizagemPrograma de Licenciaturas Internacionais (PLI)A elaboração de mapas de conceitos tem diversas aplicações no âmbito do ensino de Biologia. Neste estudo, após um breve enquadramento teórico, são apresentados cinco mapas de conceitos: (i) “Evolução biológica” (ii) “Membrana plasmática e obtenção de matéria”, (iii) “Universalidade e variabilidade da molécula de DNA”, (iv) “Reprodução sexuada” e (v) “Hormonas vegetais”. Estes mapas foram elaborados no âmbito da unidade curricular Didática da Biologia II, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra no ano letivo 2018-2019. Ao longo da unidade curricular, os estudantes, oriundos do Brasil no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI), selecionaram temas do ensino de Biologia, planearam, desenvolveram e construíram os respetivos recursos didáticos, incluindo mapas de conceitos. A realização deste trabalho permitiu estabelecer pontes entre os currículos do ensino de Biologia a nível préuniversitário entre Portugal e o Brasil e aprofundar conhecimentos de modo a constituírem uma base científica sólida e atualizada.The elaboration of conceptual maps has several applications in the field of Biology teaching. In this study, after a brief theoretical framework, five conceptual maps are presented: (i) “Biological evolution” (ii) “Plasma membrane and obtaining matter”, (iii) “Universality and variability of the DNA molecule”, (iv ) “Sexual reproduction” and (v) “Plant hormones”. These maps were elaborated in the scope of the curricular unit Didactics of Biology II, of the Master Course in Biology and Geology Teaching in the 3rd cycle of Basic and in Secondary Education at the University of Coimbra in the academic year 2018-2019. Throughout the course, students, from Brazil under the International Degree Program (PLI), selected topics in Biology education, planned, developed and built their didactic resources, including conceptual maps. The accomplishment of this work allowed to establish bridges between the curricula of Biology teaching at pre-university level between Portugal and Brazil and to deepen knowledge in order to constitute a solid and updated scientific base.Atena Editora2021-10-13T17:12:40Z2020-01-01T00:00:00Z2020book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32369por978-65-5706-604-110.22533/at.ed.9902024112Gouvêa, Pedro Yan Ozório deAssis, Mírian QuintãoAssis, Pâmella Leite SousaMeireles, André Araújo deSilva, Abdy AugustoAbrantes, IsabelLopes, Betinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:33:17Zoai:ria.ua.pt:10773/32369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:33:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos |
title |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos |
spellingShingle |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos Gouvêa, Pedro Yan Ozório de Mapa de Conceitos Ensino de Biologia Formação de Professores Modelos de Aprendizagem Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) |
title_short |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos |
title_full |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos |
title_fullStr |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos |
title_sort |
Ensinar e aprender Biologia em Portugal e no Brasil – o papel dos mapas de conceitos |
author |
Gouvêa, Pedro Yan Ozório de |
author_facet |
Gouvêa, Pedro Yan Ozório de Assis, Mírian Quintão Assis, Pâmella Leite Sousa Meireles, André Araújo de Silva, Abdy Augusto Abrantes, Isabel Lopes, Betina |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Mírian Quintão Assis, Pâmella Leite Sousa Meireles, André Araújo de Silva, Abdy Augusto Abrantes, Isabel Lopes, Betina |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvêa, Pedro Yan Ozório de Assis, Mírian Quintão Assis, Pâmella Leite Sousa Meireles, André Araújo de Silva, Abdy Augusto Abrantes, Isabel Lopes, Betina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa de Conceitos Ensino de Biologia Formação de Professores Modelos de Aprendizagem Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) |
topic |
Mapa de Conceitos Ensino de Biologia Formação de Professores Modelos de Aprendizagem Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) |
description |
A elaboração de mapas de conceitos tem diversas aplicações no âmbito do ensino de Biologia. Neste estudo, após um breve enquadramento teórico, são apresentados cinco mapas de conceitos: (i) “Evolução biológica” (ii) “Membrana plasmática e obtenção de matéria”, (iii) “Universalidade e variabilidade da molécula de DNA”, (iv) “Reprodução sexuada” e (v) “Hormonas vegetais”. Estes mapas foram elaborados no âmbito da unidade curricular Didática da Biologia II, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade de Coimbra no ano letivo 2018-2019. Ao longo da unidade curricular, os estudantes, oriundos do Brasil no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacional (PLI), selecionaram temas do ensino de Biologia, planearam, desenvolveram e construíram os respetivos recursos didáticos, incluindo mapas de conceitos. A realização deste trabalho permitiu estabelecer pontes entre os currículos do ensino de Biologia a nível préuniversitário entre Portugal e o Brasil e aprofundar conhecimentos de modo a constituírem uma base científica sólida e atualizada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-10-13T17:12:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32369 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-65-5706-604-1 10.22533/at.ed.9902024112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Atena Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Atena Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543788061523968 |