Contribuição da pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) para a inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular em odontologia
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.56-67 |
Resumo: | A educação em geral e a de nível superior devem estar em consonância com a realidade experimentada pela população. No entanto, uma análise dos cursos de Odontologia permite observar a existência de lacunas na elaboração curricular, principalmente em relação à formação profissional para o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Objetivo: Contribuir para a inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de Odontologia. Métodos: Trata-se de uma pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) com graduandos do décimo período do curso de Odontologia em estágio supervisionado, numa unidade de saúde de um município do nordeste brasileiro. Tais participantes foram submetidos, inicialmente, a uma entrevista semiestruturada para identificação do nível de entendimento sobre odontologia domiciliar. Em seguida, participaram de rodas de conversa com a equipe do estágio para orientações em relação à prática da odontologia domiciliar em pacientes com deficiência. Ao final do estágio, os participantes foram submetidos a uma segunda entrevista semiestruturada para avaliação da intervenção executada. Para análise das entrevistas, adotou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados demonstram a possibilidade de inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de Odontologia e a contribuição do estágio para a futura atuação profissional do cirurgião-dentista. |
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Contribuição da pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) para a inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular em odontologiaContribution of educational action research (research-education) for the insertion of the matrix home care course in dentistryDentistry; Home Care; Disabled Persons; Curriculum.Odontologia; Atendimento Domiciliar; Deficientes; Currículo.A educação em geral e a de nível superior devem estar em consonância com a realidade experimentada pela população. No entanto, uma análise dos cursos de Odontologia permite observar a existência de lacunas na elaboração curricular, principalmente em relação à formação profissional para o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Objetivo: Contribuir para a inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de Odontologia. Métodos: Trata-se de uma pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) com graduandos do décimo período do curso de Odontologia em estágio supervisionado, numa unidade de saúde de um município do nordeste brasileiro. Tais participantes foram submetidos, inicialmente, a uma entrevista semiestruturada para identificação do nível de entendimento sobre odontologia domiciliar. Em seguida, participaram de rodas de conversa com a equipe do estágio para orientações em relação à prática da odontologia domiciliar em pacientes com deficiência. Ao final do estágio, os participantes foram submetidos a uma segunda entrevista semiestruturada para avaliação da intervenção executada. Para análise das entrevistas, adotou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados demonstram a possibilidade de inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular dos cursos de Odontologia e a contribuição do estágio para a futura atuação profissional do cirurgião-dentista.Introduction: Education in general and higher education must be in line with the reality experienced by the population. However, an analysis of Dentistry courses shows that there are gaps in curriculum development, especially in relation to professional training for the care of patients with special needs. Objective: The objective of this research is to contribute to the insertion of home care in the curriculum of dentistry courses. Method: This is an educational research-action with undergraduate students from the 10th period of the dentistry course in a supervised internship at a health unit in a municipality in the Brazilian Northeast. They were initially submitted to a semi-structured interview to identify the level of understanding of home dentistry. Then they participated in conversation circles with the internship team for guidance about home dentistry in patients with disabilities. At the end of the internship, the participants were submitted to a second semi-structured interview to assess the intervention performed. For analysis of the interviews, the Content Analysis technique was adopted. Results: The results demonstrate the possibility of inserting home care in the curricular matrix of Dentistry courses and the contribution of the internship to the future professional performance of the dental surgeon.Ludomedia2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.56-67https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.56-67New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 56-67New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 56-67New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 56-672184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/92https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/92/88Lopes, Franklin Regazzone PereiraLisboa de Vasconcelos, Maria VivianePedrosa, Célia Maria SilvaFreire, Cynthia de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:12Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/92Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.606583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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