Abordar o tema “Animais” no Pré-Escolar: tendências e recomendações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11626 |
Resumo: | Os animais são um tema abordado recorrentemente no pré-escolar. De facto, desde cedo, as crianças coÍrtactam com diferentes animais de forma directa e também com as suas representações em termos iconográficos. Esta comunicação justifica esta apetência em parte com base na hipótese de biofilia proposta por Edward Wilson e que defende a existência de uma predisposição genética nos seres humanos para com os outros seres vivos, que se pode traduzir por uma forte relação empática, mas também pela manifestação de algumas tendências biofóbicas. Todavia, evitando um qualquer determinismo genético excessivo, defendemos caminhos para uma abordagem mais rica deste tema pelos educadores de infância, de forma a aceÍrtuar a dimensão empática e a ampliar o conceito de animal, com frequência sobreposto com o de mamífero ou ave. |
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