(Roma)ria para a escola: contributos para a inclusão escolar nas comunidades ciganas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19523 |
Resumo: | As comunidades ciganas continuam a ser vítimas de um largo conjunto de pré-conceitos e estereótipos negativos, entre os quais se inclui o seu desinteresse pela escola. A região do Algarve mostra uma elevada taxa de insucesso escolar nas comunidades ciganas, justificando-se a realização de estudos que permitam conhecer e compreender, a fundo, as razões subjacentes a este problema social complexo. Nesta dissertação apresentamos um estudo de caso conduzido na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Lejana, em Faro. Através da recolha das perceções dos coordenadores, professores, encarregados de educação e ainda dos próprios alunos, pretendeu-se compreender como é feita e como se poderá fazer uma melhor inclusão escolar das crianças da comunidade cigana, para que possam ter um maior sucesso educativo. Para responder a estes objetivos da investigação, adotou-se o paradigma interpretativo, uma metodologia qualitativa, e o método de estudo de caso. Como técnicas de recolha de informação foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas a dois dos coordenadores de escola, doze professores, catorze encarregados de educação, um role play a dezasseis dos educandos e a observação participante naturalista. A análise dos resultados mostra que existem múltiplos fatores que influenciam a aprendizagem destes alunos. Alguns destes fatores estão intrinsecamente ligados à escola, mas outros são relativos a condições estruturais da vida da comunidade e só podem ser combatidos com políticas sociais mais abrangentes. Algumas estratégias para a promoção da inclusão escolar passam pela aquisição de mais e diversos recursos humanos, uma melhor comunicação entre a escola e os pais, a adoção de um ensino mais informal, a formação de professores e projetos sociais na escola. |
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