Integração escolar e sucesso educativo na perspectiva de uma comunidade cigana: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Armanda de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/95
Resumo: O estudo que apresentamos inscreve-se num estudo de caso, no campo da educação intercultural. Tem como principal objectivo investigar a integração escolar dos adultos ciganos, a relação entre a cultura escolar e a cultura cigana e o sucesso escolar desses alunos. No processo de investigação usou-se a metodologia quantitativa correlacionada com a qualitativa uma vez que esta se enquadra num estudo etnográfico. Esta pesquisa desenvolveu-se numa escola de 1º ciclo do distrito do Porto, frequentada por um grande número de crianças ciganas. Observamos a situação escolar destas crianças, num período de 5 anos (no período de 2001 até 2006); focamo-nos na análise dos questionários distribuídos a uma amostra de docentes/alunos e encarregados de educação. Analisamos ainda registos de frequência de alunos que atingiram o limite de idade sem terem terminado o 1º ciclo. De um modo geral, verifica-se que estes alunos apresentam elevado absentismo escolar e frequentes problemas de adaptação. É significativo o número de retenções no 2º ano de escolaridade e o abandono escolar precoce das raparigas. É de referenciar ainda, que muitas crianças não frequentam o ensino pré-escolar. Nesta abordagem mostramos como é fundamental a utilização de metodologias adequadas e de uma formação de professores centrada numa abordagem inter/multicultural.
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