O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Annaelise
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Bruno, Figueira, Victor, Vareiro, Laurentina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2206
Resumo: Grande parte das experiências e das perceções humanas são, inicialmente, adquiridas através dos sentidos e de estímulos sensoriais (os quais influenciam o processo de tomada de decisão do consumidor). Por conseguinte, o marketing sensorial surge como uma nova ferramenta estratégica, através da estimulação dos cinco sentidos humanos (tato, paladar, visão, audição e olfato). O marketing sensorial pretende melhorar os resultados das empresas e a experiência com o consumidor (aumentar lucros a curto prazo e criando vínculos com os clientes. Numa perspetiva turística, tem-se como objetivo deste manuscrito, apresentar o papel do live marketing e do marketing sensorial no evento Rock in Rio Brasil 2017, sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico Rio de Janeiro. Através de um estudo qualitativo, foi realizada uma visita (in loco) ao evento no ano 2017 (observação direta do fenómeno em estudo). Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o marketing, para o turismo e para a gestão de eventos.
id RCAP_7acce2778b1b0f1d22c116a7e2e73286
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turísticoThe role of live marketing and sensory marketing in the Rock In Rio Brasil 2017 event from the perspective of stakeholder offer and the dynamics of the destinationLive marketingmarketing sensorialofertaeventos turísticosRock in Rio BrasilGrande parte das experiências e das perceções humanas são, inicialmente, adquiridas através dos sentidos e de estímulos sensoriais (os quais influenciam o processo de tomada de decisão do consumidor). Por conseguinte, o marketing sensorial surge como uma nova ferramenta estratégica, através da estimulação dos cinco sentidos humanos (tato, paladar, visão, audição e olfato). O marketing sensorial pretende melhorar os resultados das empresas e a experiência com o consumidor (aumentar lucros a curto prazo e criando vínculos com os clientes. Numa perspetiva turística, tem-se como objetivo deste manuscrito, apresentar o papel do live marketing e do marketing sensorial no evento Rock in Rio Brasil 2017, sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico Rio de Janeiro. Através de um estudo qualitativo, foi realizada uma visita (in loco) ao evento no ano 2017 (observação direta do fenómeno em estudo). Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o marketing, para o turismo e para a gestão de eventos.Journal of Tourism & Development2021-09-28T11:40:31Z2021-09-28T11:40:31Z2021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/2206oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2206porMachado, A., Sousa, B., Figueira, V., & Vareiro, L. (2021). O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock in Rio 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico. Journal of Tourism and Development - Revista Turismo & Desenvolvimento, 36 (2): 631-651. DOI: 10.34624/rtd.v36i2.9505.2182-1453http://hdl.handle.net/11110/2206Machado, AnnaeliseSousa, BrunoFigueira, VictorVareiro, Laurentinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:30Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:30.019288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico
The role of live marketing and sensory marketing in the Rock In Rio Brasil 2017 event from the perspective of stakeholder offer and the dynamics of the destination
title O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico
spellingShingle O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico
Machado, Annaelise
Live marketing
marketing sensorial
oferta
eventos turísticos
Rock in Rio Brasil
title_short O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico
title_full O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico
title_fullStr O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico
title_full_unstemmed O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico
title_sort O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock In Rio Brasil 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico
author Machado, Annaelise
author_facet Machado, Annaelise
Sousa, Bruno
Figueira, Victor
Vareiro, Laurentina
author_role author
author2 Sousa, Bruno
Figueira, Victor
Vareiro, Laurentina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Annaelise
Sousa, Bruno
Figueira, Victor
Vareiro, Laurentina
dc.subject.por.fl_str_mv Live marketing
marketing sensorial
oferta
eventos turísticos
Rock in Rio Brasil
topic Live marketing
marketing sensorial
oferta
eventos turísticos
Rock in Rio Brasil
description Grande parte das experiências e das perceções humanas são, inicialmente, adquiridas através dos sentidos e de estímulos sensoriais (os quais influenciam o processo de tomada de decisão do consumidor). Por conseguinte, o marketing sensorial surge como uma nova ferramenta estratégica, através da estimulação dos cinco sentidos humanos (tato, paladar, visão, audição e olfato). O marketing sensorial pretende melhorar os resultados das empresas e a experiência com o consumidor (aumentar lucros a curto prazo e criando vínculos com os clientes. Numa perspetiva turística, tem-se como objetivo deste manuscrito, apresentar o papel do live marketing e do marketing sensorial no evento Rock in Rio Brasil 2017, sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico Rio de Janeiro. Através de um estudo qualitativo, foi realizada uma visita (in loco) ao evento no ano 2017 (observação direta do fenómeno em estudo). Numa perspetiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o marketing, para o turismo e para a gestão de eventos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28T11:40:31Z
2021-09-28T11:40:31Z
2021-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2206
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2206
url http://hdl.handle.net/11110/2206
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, A., Sousa, B., Figueira, V., & Vareiro, L. (2021). O papel do live marketing e marketing sensorial no evento Rock in Rio 2017 sob a ótica da oferta dos stakeholders e a dinâmica do destino turístico. Journal of Tourism and Development - Revista Turismo & Desenvolvimento, 36 (2): 631-651. DOI: 10.34624/rtd.v36i2.9505.
2182-1453
http://hdl.handle.net/11110/2206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development
publisher.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129894983041024