Visões do labirinto no período clássico e em Comenius

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Luís
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bello, Maria do Rosário Lupi, Simão, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12811
Resumo: O presente ensaio propõe uma específica definição do conceito de “labirinto” enquanto possível modelo para uma nova forma de conhecimento que recupere a dimensão unitiva do saber, perdida ao longo da História. Assim, apresenta-se um percurso retrospetivo, partindo da criação do labirinto clássico e do papel do Minotauro e avançando para o exemplo de Comenius, através do seu caminho em direção ao “paraíso do coração”. Como ponto conclusivo, pretende-se apresentar a proposta de uma utopia para o conhecimento que permita a junção da “emoção” à “razão”, numa unidade capaz de estabelecer uma colaboração efetiva entre diversas áreas do saber.
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spelling Visões do labirinto no período clássico e em ComeniusVisions of the labyrinth at the classical age and in comoeniusLabirintoMinotauroRazãoEmoçãoConhecimentoUtopiaLabyrinthMinotaurReasonEmotionKnowledgeUtopiaODS::04:Educação de QualidadeO presente ensaio propõe uma específica definição do conceito de “labirinto” enquanto possível modelo para uma nova forma de conhecimento que recupere a dimensão unitiva do saber, perdida ao longo da História. Assim, apresenta-se um percurso retrospetivo, partindo da criação do labirinto clássico e do papel do Minotauro e avançando para o exemplo de Comenius, através do seu caminho em direção ao “paraíso do coração”. Como ponto conclusivo, pretende-se apresentar a proposta de uma utopia para o conhecimento que permita a junção da “emoção” à “razão”, numa unidade capaz de estabelecer uma colaboração efetiva entre diversas áreas do saber.The present essay proposes a specific definition of the concept of "labyrinth" as a possible model for a new form of knowledge that recovers the unitive dimension of knowledge, lost throughout history. Thus, a retrospective path is presented, starting from the creation of the classic labyrinth and the role of the Minotaur and advancing to the example of Comenius, through his path towards the “paradise of the heart”. As a conclusive point, we intend to present the proposal of a utopia for knowledge that allows the joining of “emotion” to “reason”, in a unit capable of establishing an effective collaboration between different areas of knowledge.Repositório AbertoPinheiro, LuísBello, Maria do Rosário LupiSimão, João2022-12-22T16:10:54Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12811porPinheiro, L., Bello, M. & Simão, J. (2021) Visions of the Labyrinth at the Classical Age and in Comoenius. Thomas Project. A border journal for utopian thoughts, 5 (1), 105-122info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:43:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:01.480094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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