A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Ângela Patrícia Miguel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35641
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_7ae4eaccdb8e0ec06485a5d430793ed2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridadeOrientação para os objetivosIdentidade vocacionalAdaptabilidade de carreiraDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA escola desempenha um papel importante no desenvolvimento da identidade do aluno e procura contribuir para a aquisição de recursos que facilitem a adaptação ao mundo profissional. Neste sentido, o presente estudo procurou averiguar se os objetivos que os alunos estabelecem no contexto escolar se relacionam com a identidade vocacional e com a adaptabilidade de carreira. Para tal, utilizou-se a Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem: Orientação para Objetivos em Contextos de Realização (adaptação portuguesa da versão revista da Personal Achievemntent Goal Orientations de Midgley et. al, 2000), o Padrão Individual de Projectos (PIP-GIDS, adaptação portuguesa do Groningen Identity Development Scale, de Bosma, 1985), e a Escala de Adaptabilidade de Carreira (adaptação portuguesa da Career Adapt-Abilities Scale, de Savickas & Porfeli, 2012). Os resultados obtidos para uma amostra de 81 alunos do 10º ano de escolaridade sugerem correlações positivas da orientação para objetivos de mestria com a adaptabilidade de carreira e com o domínio de exploração da identidade vocacional. A nível da orientação para os objetivos do tipo aproximação, os resultados apontam para a necessidade de se aprofundar a compreensão deste tipo de orientação. Foram ainda verificadas correlações significativas entre a identidade vocacional e a adaptabilidade de carreiraSchool plays an important role in the development of the student´s identity and contribute to the acquisition of resources that allow him to adapt himself to the professional world. In this sense, the present study tried to examine, whether the students ‘goals set in this context are correlated to the vocational identity and career adaptability. For that we use the Portuguese adaptation of the revised Personal Achievement Goal Orientations of the PALS (Midgley et. al, 2000), the PIP-GIDS (Portuguese adaptation of Groningen Identity Development Scale, Bosma, 1985), and the Portuguese adaptation of the Career Adapt-Abilities Scale (CAAS, Savickas & Porfeli, 2012). The results obtained for a sample of 81 students of the 10th grade suggest positive correlations for mastery goals with career adaptability, and the exploration of vocational identity. For the type of performance-approach goals, the results point to the need to deepen the understanding of this type of goals. We also obtained significant correlations between vocational identity and career adaptability.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35641http://hdl.handle.net/10316/35641porLuís, Ângela Patrícia Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:57.345128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade
title A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade
spellingShingle A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade
Luís, Ângela Patrícia Miguel
Orientação para os objetivos
Identidade vocacional
Adaptabilidade de carreira
title_short A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade
title_full A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade
title_fullStr A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade
title_sort A orientação para os objetivos na identidade vocacional e na adaptabilidade de carreira: estudo exploratório com alunos do 10º ano de escolaridade
author Luís, Ângela Patrícia Miguel
author_facet Luís, Ângela Patrícia Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Ângela Patrícia Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação para os objetivos
Identidade vocacional
Adaptabilidade de carreira
topic Orientação para os objetivos
Identidade vocacional
Adaptabilidade de carreira
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35641
http://hdl.handle.net/10316/35641
url http://hdl.handle.net/10316/35641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769922248704