Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Inês Sequeira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3068
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_df9c5e06299026b96449edc98d0fc331
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridadePsicologia educacionalOrientação vocacionalCarreiras profissionaisTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O desenvolvimento da carreira e o comportamento vocacional têm vindo a assumir centralidade na Psicologia Educacional, constituindo-se como um dos domínios mais representativos da intervenção dos psicólogos nas escolas. Nas actuais condições do mundo do trabalho, a educabilidade do comportamento vocacional perspectiva-se como significativo para a educação e o apoio vocacional na adolescência representa uma das prioridades, visto constituir uma etapa de transição com decisões críticas, para o desenvolvimento vocacional. Neste sentido, esta investigação propõe um programa de planeamento da carreira para jovens do 9º ano de escolaridade, com fundamentação na teoria Sócio-cognitiva e focalizando os conceitos de reflexividade, de auto-eficácia, de interesses e de experiências de conhecimento. O programa foi concebido em doze sessões, cuja avaliação é realizada através de um questionário aplicado no princípio e no final da intervenção. Nas estratégias escolhidas, são relevantes a intervenção com os pais e a articulação com os professores e as instituições da comunidade, como o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Os resultados obtidos no final do programa indiciam a eficácia da intervenção no sentido de que os jovens expressam mais confiança no que respeita ao processo de escolha, bem como uma maior consistência em dimensões de identidade pessoal. Os resultados validam ainda o modelo sócio-cognitivo na construção de programas, e acentuam a importância da avaliação da intervenção face ao aperfeiçoamento da mesma.Career development and vocational behavior have assumed centrality in Educational Psychology, being therefore one of the most representative domains of the psychologists´ intervention in schools. In the present conditions of the world of work, the educability of vocational behavior is bound to be significant for education and the vocational support during adolescence represents one of its priorities, as it consists in one the shifting stages with critical decisions in terms of vocational development. In this sense, this investigation suggests a career planning program for 9 th form youths based on the sociocognitive theory and focusing on the reflexivity and self-efficacy concepts, interests and on knowledge experiences. The program was developed in twelve sessions, which is evaluated by a questionnaire at the beginning and the end of the intervention. Among the chosen strategies, the intervention with parents and the articulation with teachers and local institutions such as the job center are very important. The final results of the program prove the efficiency of the intervention since youths show more confidence in the choice process, as well as more consistency in the personal identification dimension. The results also validate the sociocognitive view in the construction of programs and emphasize the importance of the evaluation of the intervention as to its improvement.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaCalado, Inês Sequeira2011-04-08T14:25:35Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:11.484239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade
title Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade
spellingShingle Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade
Calado, Inês Sequeira
Psicologia educacional
Orientação vocacional
Carreiras profissionais
Teses de mestrado - 2009
title_short Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade
title_full Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade
title_fullStr Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade
title_sort Um programa de planeamento da carreira para estudantes do 9º ano de escolaridade
author Calado, Inês Sequeira
author_facet Calado, Inês Sequeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Inês Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Orientação vocacional
Carreiras profissionais
Teses de mestrado - 2009
topic Psicologia educacional
Orientação vocacional
Carreiras profissionais
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2011-04-08T14:25:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3068
url http://hdl.handle.net/10451/3068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134176539049984