Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Shirley Maria Dias da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15065
Resumo: O estudo baseia-se na metodologia fenomenológica cuja investigação acerca de uma realidade é baseada nas experiências dos sujeitos, com pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como objetivo no âmbito geral, analisar os fatores que interferem no processo de gestão democrática em escolas públicas de ensino médio em Belém do Pará, e como específicos, buscou-se identificar a base legal da gestão democrática na escola pública; estudando a importância do papel do gestor da escola pública na gestão democrática; identificando a gestão democrática como concepção inovadora de educação e analisando o papel da escola e sua articulação com a gestão democrática. O questionamento, se a participação da comunidade escolar é fundamental para a democratização da Gestão da Educação em nível de ensino médio da escola pública em Belém do Pará? foi respondida por meio de pesquisa entre gestores, professores e alunos, tendo como instrumento de coleta de dados, questionário com perguntas fechadas, entrevistas semi-estruturada, observação participante e grupos focais. Observou-se durante este estudo que democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a sociedade possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, por meio de mecanismos institucionais. Assim, esta presença da sociedade materializa-se através da incorporação de categorias e grupos sociais envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões (pais, alunos, funcionários, professores). Acredita-se que se os mecanismos de democratização da gestão da educação alcançar todos os níveis do sistema de ensino, com certeza estes garantirão a participação do mais amplo leque de interessados possível, pois, quanto mais representatividade houver, maior será a capacidade de intervenção e fiscalização da sociedade como um todo; ABSTRACT:The study bases on the methodology phenomenological, with bibliographical research and of field, tends as objective in the general ambit, to analyze the factors that interfere in the process of democratic administration in public schools of medium teaching in Belém of Pará, and as specific, it was looked for to identify the legal base of the democratic administration in the public school; studying the importance of the manager's of the public school paper in the democratic administration; identifying the democratic administration as innovative conception of education and analyzing the paper of the school and your articulation with the democratic administration. The question, if the school community's participation is fundamental for the democratization of the Administration of the Education in level of medium teaching of the public school in Belém of Pará, it was answered through research among managers, teachers and students, tends as instrument of collection of data, questionnaire with questions open and closed of opinion, interviews and focal groups. It was observed during this study that to democratize the administration of the education requests, fundamentally, that the society can participate in the formulation process and evaluation of the education politics and in the fiscalization of your execution, through institutional mechanisms. Like this, this presence of the society is materialized through the incorporation of categories and social groups involved direct or indirectly in the educational process, and that, usually, they are excluded of the decisions (parents, students, employees, teachers). It is believed that if the mechanisms of democratization of the administration of the education reach all the levels of the education system, with certainty these will guarantee the participation of the widest fan interested possible, because, representation there is the more, adult will be the intervention capacity and fiscalization of the society as a completely.
id RCAP_7af535482d610accbc5e21d4801b5b5b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?Politicas educacionaisGestão democráticaEscola públicaEnsino médioEducational politicsDemocratic administrationPublic schoolMedium teachingO estudo baseia-se na metodologia fenomenológica cuja investigação acerca de uma realidade é baseada nas experiências dos sujeitos, com pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como objetivo no âmbito geral, analisar os fatores que interferem no processo de gestão democrática em escolas públicas de ensino médio em Belém do Pará, e como específicos, buscou-se identificar a base legal da gestão democrática na escola pública; estudando a importância do papel do gestor da escola pública na gestão democrática; identificando a gestão democrática como concepção inovadora de educação e analisando o papel da escola e sua articulação com a gestão democrática. O questionamento, se a participação da comunidade escolar é fundamental para a democratização da Gestão da Educação em nível de ensino médio da escola pública em Belém do Pará? foi respondida por meio de pesquisa entre gestores, professores e alunos, tendo como instrumento de coleta de dados, questionário com perguntas fechadas, entrevistas semi-estruturada, observação participante e grupos focais. Observou-se durante este estudo que democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a sociedade possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, por meio de mecanismos institucionais. Assim, esta presença da sociedade materializa-se através da incorporação de categorias e grupos sociais envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões (pais, alunos, funcionários, professores). Acredita-se que se os mecanismos de democratização da gestão da educação alcançar todos os níveis do sistema de ensino, com certeza estes garantirão a participação do mais amplo leque de interessados possível, pois, quanto mais representatividade houver, maior será a capacidade de intervenção e fiscalização da sociedade como um todo; ABSTRACT:The study bases on the methodology phenomenological, with bibliographical research and of field, tends as objective in the general ambit, to analyze the factors that interfere in the process of democratic administration in public schools of medium teaching in Belém of Pará, and as specific, it was looked for to identify the legal base of the democratic administration in the public school; studying the importance of the manager's of the public school paper in the democratic administration; identifying the democratic administration as innovative conception of education and analyzing the paper of the school and your articulation with the democratic administration. The question, if the school community's participation is fundamental for the democratization of the Administration of the Education in level of medium teaching of the public school in Belém of Pará, it was answered through research among managers, teachers and students, tends as instrument of collection of data, questionnaire with questions open and closed of opinion, interviews and focal groups. It was observed during this study that to democratize the administration of the education requests, fundamentally, that the society can participate in the formulation process and evaluation of the education politics and in the fiscalization of your execution, through institutional mechanisms. Like this, this presence of the society is materialized through the incorporation of categories and social groups involved direct or indirectly in the educational process, and that, usually, they are excluded of the decisions (parents, students, employees, teachers). It is believed that if the mechanisms of democratization of the administration of the education reach all the levels of the education system, with certainty these will guarantee the participation of the widest fan interested possible, because, representation there is the more, adult will be the intervention capacity and fiscalization of the society as a completely.Universidade de Évora2015-08-31T17:08:01Z2015-08-312010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15065http://hdl.handle.net/10174/15065porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt229Silva, Shirley Maria Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:29.651083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?
title Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?
spellingShingle Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?
Silva, Shirley Maria Dias da
Politicas educacionais
Gestão democrática
Escola pública
Ensino médio
Educational politics
Democratic administration
Public school
Medium teaching
title_short Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?
title_full Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?
title_fullStr Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?
title_full_unstemmed Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?
title_sort Gestão democrática em escola pública de nível médio em Belém do Pará: realidade ou utopia?
author Silva, Shirley Maria Dias da
author_facet Silva, Shirley Maria Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Shirley Maria Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Politicas educacionais
Gestão democrática
Escola pública
Ensino médio
Educational politics
Democratic administration
Public school
Medium teaching
topic Politicas educacionais
Gestão democrática
Escola pública
Ensino médio
Educational politics
Democratic administration
Public school
Medium teaching
description O estudo baseia-se na metodologia fenomenológica cuja investigação acerca de uma realidade é baseada nas experiências dos sujeitos, com pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como objetivo no âmbito geral, analisar os fatores que interferem no processo de gestão democrática em escolas públicas de ensino médio em Belém do Pará, e como específicos, buscou-se identificar a base legal da gestão democrática na escola pública; estudando a importância do papel do gestor da escola pública na gestão democrática; identificando a gestão democrática como concepção inovadora de educação e analisando o papel da escola e sua articulação com a gestão democrática. O questionamento, se a participação da comunidade escolar é fundamental para a democratização da Gestão da Educação em nível de ensino médio da escola pública em Belém do Pará? foi respondida por meio de pesquisa entre gestores, professores e alunos, tendo como instrumento de coleta de dados, questionário com perguntas fechadas, entrevistas semi-estruturada, observação participante e grupos focais. Observou-se durante este estudo que democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a sociedade possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução, por meio de mecanismos institucionais. Assim, esta presença da sociedade materializa-se através da incorporação de categorias e grupos sociais envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo, e que, normalmente, estão excluídos das decisões (pais, alunos, funcionários, professores). Acredita-se que se os mecanismos de democratização da gestão da educação alcançar todos os níveis do sistema de ensino, com certeza estes garantirão a participação do mais amplo leque de interessados possível, pois, quanto mais representatividade houver, maior será a capacidade de intervenção e fiscalização da sociedade como um todo; ABSTRACT:The study bases on the methodology phenomenological, with bibliographical research and of field, tends as objective in the general ambit, to analyze the factors that interfere in the process of democratic administration in public schools of medium teaching in Belém of Pará, and as specific, it was looked for to identify the legal base of the democratic administration in the public school; studying the importance of the manager's of the public school paper in the democratic administration; identifying the democratic administration as innovative conception of education and analyzing the paper of the school and your articulation with the democratic administration. The question, if the school community's participation is fundamental for the democratization of the Administration of the Education in level of medium teaching of the public school in Belém of Pará, it was answered through research among managers, teachers and students, tends as instrument of collection of data, questionnaire with questions open and closed of opinion, interviews and focal groups. It was observed during this study that to democratize the administration of the education requests, fundamentally, that the society can participate in the formulation process and evaluation of the education politics and in the fiscalization of your execution, through institutional mechanisms. Like this, this presence of the society is materialized through the incorporation of categories and social groups involved direct or indirectly in the educational process, and that, usually, they are excluded of the decisions (parents, students, employees, teachers). It is believed that if the mechanisms of democratization of the administration of the education reach all the levels of the education system, with certainty these will guarantee the participation of the widest fan interested possible, because, representation there is the more, adult will be the intervention capacity and fiscalization of the society as a completely.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-08-31T17:08:01Z
2015-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15065
http://hdl.handle.net/10174/15065
url http://hdl.handle.net/10174/15065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136559569567744