O reflexo da pandemia de Covid-19 nas divulgações de informação sobre sustentabilidade pelas empresas do PSI-20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Sofia Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35665
Resumo: Os primeiros casos de Covid-19 em Portugal foram anunciados no início de março de 2020. Tendo em consideração a crescente evolução do vírus a nível mundial e também as experiências vividas por alguns países da União Europeia, o governo português rapidamente impôs medidas restritivas de controlo da pandemia. Estas medidas causaram impactos negativos nos negócios devido aos isolamentos obrigatórios, ao encerramento de atividades e também à limitação de movimentação das pessoas. A incerteza da evolução da pandemia trouxe preocupações acrescidas às empresas e à população em geral. Este estudo tem como objetivo estudar a forma como a pandemia se refletiu ao nível das divulgações de sustentabilidade das empresas do PSI-20, nos relatórios e contas dos exercícios de 2019 e 2020. Mais especificamente, pretende-se identificar as secções dos relatórios em que as empresas divulgaram informações sobre a pandemia, se divulgaram informação relacionada com os riscos adicionais a que ficaram expostas e também perceber quais as medidas de responsabilidade social implementadas no apoio à pandemia. Através de uma análise de conteúdo foi possível concluir que, em 2019, as divulgações sobre a pandemia são apresentadas maioritariamente nas notas anexas e, em 2020, no relatório de gestão. Também se observou um aumento, de 2019 para 2020, ao nível das divulgações sobre riscos associados à pandemia e sobre as medidas de responsabilidade social empresarial implementadas no âmbito da gestão da pandemia. Estas medidas foram maioritariamente sociais (de envolvimento com a comunidade) e relacionadas com os trabalhadores. Os resultados obtidos são consistentes com motivações previstas pela teoria dos stakeholders e pela teoria da sinalização.
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