Valores dos docentes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Teresa I.G.
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7089
Resumo: Os valores humanos dos docentes e dos alunos a nível da de Enfermagem constituem uma área que tem sido preocupação daqueles que estão relacionados com esta disciplina, preocupação esta que também eu partilho e me conduziu à realização deste estudo. Parto do pressuposto de que o conhecimento das hierarquias de valores poderá ajudar na compreensão de determinadas atitudes e comportamentos e permitirá relações pessoais mais favoráveis. Este estudo identifica-se com uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva. O seu objectivo é analisar os valores dos docentes de Enfermagem enquanto elementos activos do processo de educação de valores. Para tal procurei uma fundamentação teórica através de uma pesquisa bibliográfica relacionada com o problema em estudo e tentei evidenciar a importância da educação de valores a nível do Ensino Superior, especialmente na área da Enfermagem. Depois de seleccionada a Escola, defini a amostra do estudo, 12 docentes de Enfermagem e 56 alunos do Curso Superior de Enfermagem, do 1º. Ano, 1º. Semestre e 3º. Ano, 2º. Semestre em actividades lectivas teóricas. Os instrumentos de colheita de dados seleccionados foram os questionários e uma grelha de apreciação da conduta dos docentes em sala de aula. Os dados foram analisados estatisticamente através de frequências absolutas e relativas, médias, medianas, desvios-padrão e coeficientes de correlação. As respostas às questões foram classificadas em categorias e tratadas por análise de conteúdo. Perante os resultados obtidos evidenciam-se as seguintes noções: As hierarquias de valores dos docentes não diferem substancialmente das hierarquias de valores dos alunos; Entre os alunos de 1º. Ano, 1º. Semestre e os alunos de 3º. Ano, 2º. Semestre, a afinidade de valores é quase perfeita no entanto existe menor coerência entre as hierarquias de valores instrumentais; Entre os docentes distribuídos de acordo com a idade a afinidade de valores é forte, apresentando menor coerência entre os valores finais; Considerando a hierarquia de valores instrumentais expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na auto-apreciação da conduta em sala de aula, a afinidade é moderada, revelando-se no entanto simétrica em alguns valores; Também a hierarquia de valores instrumentais dos docentes expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na apreciação da conduta em sala de aula, realizada pelo investigador, a afinidade é moderada, embora menor que a verificada entre docentes e alunos; Ainda a hierarquia de valores instrumentais dos docentes expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na apreciação da conduta em sala de aula, realizada pelos alunos, a afinidade é forte; Os docentes não transmitem na sua prática pedagógica os valores que defendem em termos teóricos; Tendo em conta o carácter exploratório do estudo, são formuladas algumas questões resultantes da análise dos dados que poderão constituir motivo de futuras reflexões.
id RCAP_7b0d84915f1474e27b039881dec27dbf
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valores dos docentes de enfermagemDocentesEnfermagemValores humanosOs valores humanos dos docentes e dos alunos a nível da de Enfermagem constituem uma área que tem sido preocupação daqueles que estão relacionados com esta disciplina, preocupação esta que também eu partilho e me conduziu à realização deste estudo. Parto do pressuposto de que o conhecimento das hierarquias de valores poderá ajudar na compreensão de determinadas atitudes e comportamentos e permitirá relações pessoais mais favoráveis. Este estudo identifica-se com uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva. O seu objectivo é analisar os valores dos docentes de Enfermagem enquanto elementos activos do processo de educação de valores. Para tal procurei uma fundamentação teórica através de uma pesquisa bibliográfica relacionada com o problema em estudo e tentei evidenciar a importância da educação de valores a nível do Ensino Superior, especialmente na área da Enfermagem. Depois de seleccionada a Escola, defini a amostra do estudo, 12 docentes de Enfermagem e 56 alunos do Curso Superior de Enfermagem, do 1º. Ano, 1º. Semestre e 3º. Ano, 2º. Semestre em actividades lectivas teóricas. Os instrumentos de colheita de dados seleccionados foram os questionários e uma grelha de apreciação da conduta dos docentes em sala de aula. Os dados foram analisados estatisticamente através de frequências absolutas e relativas, médias, medianas, desvios-padrão e coeficientes de correlação. As respostas às questões foram classificadas em categorias e tratadas por análise de conteúdo. Perante os resultados obtidos evidenciam-se as seguintes noções: As hierarquias de valores dos docentes não diferem substancialmente das hierarquias de valores dos alunos; Entre os alunos de 1º. Ano, 1º. Semestre e os alunos de 3º. Ano, 2º. Semestre, a afinidade de valores é quase perfeita no entanto existe menor coerência entre as hierarquias de valores instrumentais; Entre os docentes distribuídos de acordo com a idade a afinidade de valores é forte, apresentando menor coerência entre os valores finais; Considerando a hierarquia de valores instrumentais expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na auto-apreciação da conduta em sala de aula, a afinidade é moderada, revelando-se no entanto simétrica em alguns valores; Também a hierarquia de valores instrumentais dos docentes expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na apreciação da conduta em sala de aula, realizada pelo investigador, a afinidade é moderada, embora menor que a verificada entre docentes e alunos; Ainda a hierarquia de valores instrumentais dos docentes expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na apreciação da conduta em sala de aula, realizada pelos alunos, a afinidade é forte; Os docentes não transmitem na sua prática pedagógica os valores que defendem em termos teóricos; Tendo em conta o carácter exploratório do estudo, são formuladas algumas questões resultantes da análise dos dados que poderão constituir motivo de futuras reflexões.Universidade do Porto-Instituto de Ciências Biomédicas Abel salazarBiblioteca Digital do IPBCorreia, Teresa I.G.2012-06-28T18:07:37Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7089porCorreia, Teresa I.G. (1995). Valores dos docentes de enfermagem. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:34Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:55.845505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valores dos docentes de enfermagem
title Valores dos docentes de enfermagem
spellingShingle Valores dos docentes de enfermagem
Correia, Teresa I.G.
Docentes
Enfermagem
Valores humanos
title_short Valores dos docentes de enfermagem
title_full Valores dos docentes de enfermagem
title_fullStr Valores dos docentes de enfermagem
title_full_unstemmed Valores dos docentes de enfermagem
title_sort Valores dos docentes de enfermagem
author Correia, Teresa I.G.
author_facet Correia, Teresa I.G.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Teresa I.G.
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Enfermagem
Valores humanos
topic Docentes
Enfermagem
Valores humanos
description Os valores humanos dos docentes e dos alunos a nível da de Enfermagem constituem uma área que tem sido preocupação daqueles que estão relacionados com esta disciplina, preocupação esta que também eu partilho e me conduziu à realização deste estudo. Parto do pressuposto de que o conhecimento das hierarquias de valores poderá ajudar na compreensão de determinadas atitudes e comportamentos e permitirá relações pessoais mais favoráveis. Este estudo identifica-se com uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva. O seu objectivo é analisar os valores dos docentes de Enfermagem enquanto elementos activos do processo de educação de valores. Para tal procurei uma fundamentação teórica através de uma pesquisa bibliográfica relacionada com o problema em estudo e tentei evidenciar a importância da educação de valores a nível do Ensino Superior, especialmente na área da Enfermagem. Depois de seleccionada a Escola, defini a amostra do estudo, 12 docentes de Enfermagem e 56 alunos do Curso Superior de Enfermagem, do 1º. Ano, 1º. Semestre e 3º. Ano, 2º. Semestre em actividades lectivas teóricas. Os instrumentos de colheita de dados seleccionados foram os questionários e uma grelha de apreciação da conduta dos docentes em sala de aula. Os dados foram analisados estatisticamente através de frequências absolutas e relativas, médias, medianas, desvios-padrão e coeficientes de correlação. As respostas às questões foram classificadas em categorias e tratadas por análise de conteúdo. Perante os resultados obtidos evidenciam-se as seguintes noções: As hierarquias de valores dos docentes não diferem substancialmente das hierarquias de valores dos alunos; Entre os alunos de 1º. Ano, 1º. Semestre e os alunos de 3º. Ano, 2º. Semestre, a afinidade de valores é quase perfeita no entanto existe menor coerência entre as hierarquias de valores instrumentais; Entre os docentes distribuídos de acordo com a idade a afinidade de valores é forte, apresentando menor coerência entre os valores finais; Considerando a hierarquia de valores instrumentais expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na auto-apreciação da conduta em sala de aula, a afinidade é moderada, revelando-se no entanto simétrica em alguns valores; Também a hierarquia de valores instrumentais dos docentes expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na apreciação da conduta em sala de aula, realizada pelo investigador, a afinidade é moderada, embora menor que a verificada entre docentes e alunos; Ainda a hierarquia de valores instrumentais dos docentes expressa no questionário e a hierarquia de valores instrumentais dos docentes baseada na apreciação da conduta em sala de aula, realizada pelos alunos, a afinidade é forte; Os docentes não transmitem na sua prática pedagógica os valores que defendem em termos teóricos; Tendo em conta o carácter exploratório do estudo, são formuladas algumas questões resultantes da análise dos dados que poderão constituir motivo de futuras reflexões.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
2012-06-28T18:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7089
url http://hdl.handle.net/10198/7089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, Teresa I.G. (1995). Valores dos docentes de enfermagem. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto-Instituto de Ciências Biomédicas Abel salazar
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto-Instituto de Ciências Biomédicas Abel salazar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135210840784896