O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Mariana Zottis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174723
Resumo: O foco dessa pesquisa é o trabalho docente do professorado de Educação Física sua relação com os valores humanos, em uma escola estadual de Ensino Médio, situada na cidade de Porto Alegre, RS. A pergunta que sintetiza o problema de investigação é: quando os planos de aula são organizados, os valores humanos são pensados e estão presentes na aula de Educação Física? O Ensino médio acolhe os estudantes em um momento delicado de suas vidas: a adolescência. Essa fase se caracteriza por um momento de transição à vida adulta onde o professor atua como mediador. O ensino, por sua vez, propõe e exige dos estudantes o trabalho interativo. A peculiaridade desta fase da adolescência consiste em que os estudantes passam por um momento de aprendizagem de atitudes, conceitos e procedimentos de toda ordem. Assim estão mais propícios às influências do contexto que atuam, fato que reforça a importância do trabalho do coletivo docente em relação aos valores humanos e a sua importância perante as ações humanas. O objetivo desse estudo é compreender como o coletivo docente de Educação Física do Ensino Médio tratam os valores humanos em suas aulas. Essa pesquisa se constitui de um estudo de caso de caráter descritivo-explicativo com abordagem qualitativa. Para a construção das informações foi utilizado um questionário respondido por uma professora de Educação Física. Desse modo, pretendemos contribuir para o entendimento do modo com que os professores de Educação Física tratam os valores humanos nas aulas de Educação Física.
id UFRGS-2_4d190be4f5cb2dfe87382caecc37b85f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174723
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Mariana ZottisMolina Neto, Vicente2018-04-17T02:27:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/174723001063586O foco dessa pesquisa é o trabalho docente do professorado de Educação Física sua relação com os valores humanos, em uma escola estadual de Ensino Médio, situada na cidade de Porto Alegre, RS. A pergunta que sintetiza o problema de investigação é: quando os planos de aula são organizados, os valores humanos são pensados e estão presentes na aula de Educação Física? O Ensino médio acolhe os estudantes em um momento delicado de suas vidas: a adolescência. Essa fase se caracteriza por um momento de transição à vida adulta onde o professor atua como mediador. O ensino, por sua vez, propõe e exige dos estudantes o trabalho interativo. A peculiaridade desta fase da adolescência consiste em que os estudantes passam por um momento de aprendizagem de atitudes, conceitos e procedimentos de toda ordem. Assim estão mais propícios às influências do contexto que atuam, fato que reforça a importância do trabalho do coletivo docente em relação aos valores humanos e a sua importância perante as ações humanas. O objetivo desse estudo é compreender como o coletivo docente de Educação Física do Ensino Médio tratam os valores humanos em suas aulas. Essa pesquisa se constitui de um estudo de caso de caráter descritivo-explicativo com abordagem qualitativa. Para a construção das informações foi utilizado um questionário respondido por uma professora de Educação Física. Desse modo, pretendemos contribuir para o entendimento do modo com que os professores de Educação Física tratam os valores humanos nas aulas de Educação Física.The focus of this research is the teaching work of physical education teachers and their relation with human values, in a high school state school located in the city of Porto Alegre, in the brazilian State of Rio Grande do Sul. The question that sums up the research problem is: when lesson plans are organized, are human values thought and present in physical education class? High school welcomes students in a delicate time of their lives, adolescence. This phase is characterized by a moment of transition to adult life where the teacher acts as mediator. Teaching in turn proposes and requires students to do interactive work. The peculiarity of this phase of adolescence is that students go through a moment of learning attitudes, concepts and procedures of all kinds. Thus, they are more conducive to the influences of the context that act, a fact that reinforces the importance of the work of the teaching collective in relation to human values and their importance to human actions. The objective of this study is to understand how the teaching collective of Physical Education of the Secondary School treats the human values in its classes. This study consists of a descriptive-explanatory case study with a qualitative approach. For the construction of the information we used a questionnaire that was answered by a Physical Education teacher. In this way we intend to contribute to the understanding of the way in which Physical Education teachers treat human values in Physical Education classes.El foco de esta investigación és el trabajo docente del profesorado de educación física y su relación con los valores humanos, en una escuela estatal de Enseñanza Media, situada en la ciudad de Porto Alegre, RS. La pregunta que sintetiza el problema de investigación es: ¿cuando los planes de clase se organizan, los valores humanos son pensados y están presentes en la clase de educación física? La enseñanza media acoge a los estudiantes en un momento delicado de sus vidas, la adolescencia. Esta fase se caracteriza por un momento de transición a la vida adulta donde el profesor actúa como mediador. La enseñanza a su vez propone y exige de los estudiantes el trabajo interactivo. La peculiaridad de esta fase de la adolescencia consiste en que los estudiantes pasan por un momento de aprendizaje de actitudes, conceptos y procedimientos de todo orden. Así es más propicio a las influencias del contexto que actúan, hecho que refuerza la importancia del trabajo del colectivo docente en relación a los valores humanos y su importancia ante las acciones humanas. El objetivo de este estudio es comprender cómo el colectivo docente de Educación Física de la Enseñanza media trata los valores humanos en sus clases. Este estudio se constituye de un estudio de caso de carácter descriptivo-explicativo con abordaje cualitativo. Para la construcción de las informaciones utilizamos un cuestionario que fue respondido por una profesora de Educación Física. De este modo pretendemos contribuir al entendimiento del modo en que los profesores de Educación Física tratan los valores humanos en las clases de Educación Física.application/pdfporEducação físicaTrabalho docenteValores humanosPhysical educationTeaching workHumans valuesEducación físicaTrabajo docenteValores humanosO trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063586.pdf001063586.pdfTexto completoapplication/pdf811292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174723/1/001063586.pdfa241d2f45379a89c78fa9d26d964e3a5MD51TEXT001063586.pdf.txt001063586.pdf.txtExtracted Texttext/plain87972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174723/2/001063586.pdf.txt78c1330b76e5d67a720f472e0b5b2573MD52THUMBNAIL001063586.pdf.jpg001063586.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174723/3/001063586.pdf.jpgb5aad546ebecb1508390d9a2f62fa96eMD5310183/1747232018-10-30 08:09:31.326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174723Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física
title O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física
spellingShingle O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física
Ribeiro, Mariana Zottis
Educação física
Trabalho docente
Valores humanos
Physical education
Teaching work
Humans values
Educación física
Trabajo docente
Valores humanos
title_short O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física
title_full O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física
title_fullStr O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física
title_full_unstemmed O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física
title_sort O trabalho docente e os valores humanos nas aulas de educação física
author Ribeiro, Mariana Zottis
author_facet Ribeiro, Mariana Zottis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Mariana Zottis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
contributor_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Trabalho docente
Valores humanos
topic Educação física
Trabalho docente
Valores humanos
Physical education
Teaching work
Humans values
Educación física
Trabajo docente
Valores humanos
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Teaching work
Humans values
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física
Trabajo docente
Valores humanos
description O foco dessa pesquisa é o trabalho docente do professorado de Educação Física sua relação com os valores humanos, em uma escola estadual de Ensino Médio, situada na cidade de Porto Alegre, RS. A pergunta que sintetiza o problema de investigação é: quando os planos de aula são organizados, os valores humanos são pensados e estão presentes na aula de Educação Física? O Ensino médio acolhe os estudantes em um momento delicado de suas vidas: a adolescência. Essa fase se caracteriza por um momento de transição à vida adulta onde o professor atua como mediador. O ensino, por sua vez, propõe e exige dos estudantes o trabalho interativo. A peculiaridade desta fase da adolescência consiste em que os estudantes passam por um momento de aprendizagem de atitudes, conceitos e procedimentos de toda ordem. Assim estão mais propícios às influências do contexto que atuam, fato que reforça a importância do trabalho do coletivo docente em relação aos valores humanos e a sua importância perante as ações humanas. O objetivo desse estudo é compreender como o coletivo docente de Educação Física do Ensino Médio tratam os valores humanos em suas aulas. Essa pesquisa se constitui de um estudo de caso de caráter descritivo-explicativo com abordagem qualitativa. Para a construção das informações foi utilizado um questionário respondido por uma professora de Educação Física. Desse modo, pretendemos contribuir para o entendimento do modo com que os professores de Educação Física tratam os valores humanos nas aulas de Educação Física.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-17T02:27:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174723
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063586
url http://hdl.handle.net/10183/174723
identifier_str_mv 001063586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174723/1/001063586.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174723/2/001063586.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174723/3/001063586.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a241d2f45379a89c78fa9d26d964e3a5
78c1330b76e5d67a720f472e0b5b2573
b5aad546ebecb1508390d9a2f62fa96e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224546860138496