Criação de uma marca para produtos de Design Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Catherine da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58825
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
id RCAP_7b130661bfe4be0d3b9254ceb22624a5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de uma marca para produtos de Design SocialBrandingIdentidade visualDesignMarca socialMARIA DE HOJESocial brandVisual identityHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaA presente dissertação teve como principal foco a criação de uma Marca Social, baseada na identidade local e histórica da região, da Póvoa de Lanhoso. Com este intuito, desenvolveu- se um estudo, sobre a localidade a nível histórico e cultural, nomeadamente sobre a temática Ma ia da Fo te uma personagem feminina muito popular no local. Esta observação foi o ponto de partida para a inspiração da comunicação visual da futura marca intitulada por MARIA DE HOJE . Esta para além de transmitir os valores culturais da região, também pretende aliar valores como afirmação e a luta de igualdade da mulher de hoje em dia. Para o desenvolvimento e consolidação da parte teórica desta dissertação, foi imperativo compreender os conceitos inerentes à marca/branding, nomeadamente a sua origem e entender o impacto que esta tem na sociedade atual. Depois da análise de todos os aspetos relacionados com a marca desenvolveu-se a identidade da marca, incluindo o seu manual da identidade. De modo a fortalecer e a validar este estudo, foi desenvolvido um inquérito com o intuito de compreender atitude do público- alvo face à identidade visual da nova marca como também perceber se a sua identidade se enquadra no mercado que se pretende inserir.The present dissertation aims the creation of a Social Brand based on the local and historical identity of Póvoa de Lanhoso region. For this purpose, a historical and cultural study was developed about this region, where Maria da Fonte, a well-known female personality of this place is the main issue. This observation was the bottom line for the visual communication inspiration of the future brand, titled "MARIA DE HOJE". Besides transmitting the cultural values of the region, it also intends to combine values as the claim of women's role today. For the development and consolidation of the theoretical component of this dissertation, it was imperative to understand the concepts related of the branding as its origin and also to understand the current impact of it on society. After analyzing all the aspects related to the brand, the brand identity was produced, including its Manual of identity. In order to consolidate and validate this study, a survey was developed, with the aim of understand the target public attitude against the new brand's visual identity and to analyze if its identity fits into the market that it is intended to enter.Broega, A. C.Trigueiros, PaulaUniversidade do MinhoGama, Catherine da Silva20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58825por202151166info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:24.395672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de uma marca para produtos de Design Social
title Criação de uma marca para produtos de Design Social
spellingShingle Criação de uma marca para produtos de Design Social
Gama, Catherine da Silva
Branding
Identidade visual
Design
Marca social
MARIA DE HOJE
Social brand
Visual identity
Humanidades::Artes
title_short Criação de uma marca para produtos de Design Social
title_full Criação de uma marca para produtos de Design Social
title_fullStr Criação de uma marca para produtos de Design Social
title_full_unstemmed Criação de uma marca para produtos de Design Social
title_sort Criação de uma marca para produtos de Design Social
author Gama, Catherine da Silva
author_facet Gama, Catherine da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Broega, A. C.
Trigueiros, Paula
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Catherine da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Identidade visual
Design
Marca social
MARIA DE HOJE
Social brand
Visual identity
Humanidades::Artes
topic Branding
Identidade visual
Design
Marca social
MARIA DE HOJE
Social brand
Visual identity
Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58825
url http://hdl.handle.net/1822/58825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202151166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132399539322880