Modelos econométricos de classificação de rating
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8779 |
Resumo: | Tese de mestrado em Matemática Financeira, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011 |
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Modelos econométricos de classificação de ratingInstituição financeiraRatingRegressão logísticaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado em Matemática Financeira, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011Com a evolução constante dos mercados financeiros, o permanente aumento em número e complexidade dos produtos e perante o desejo efémero de se obterem os melhores resultados com a menor exposição possível ao risco, torna-se fundamental conhecer o mercado de forma a capturar, da forma mais rigorosa possível, os riscos incorridos. Neste contexto, é fundamental conhecer os intervenientes nos mercados financeiros, e hierarquiza-los de forma objectiva, de forma a assumir confiança baseada em risco, aumentando exposição perante intervenientes “bem vistos” e diminuindo-a perante aqueles de estabilidade “duvidosa”. Nesse aspecto, as agências de rating desenvolvem um papel fundamental. Empresas como Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch, ao classificarem os principais intervenientes de mercado, estabelecem uma proxy de risco – o rating – que permite que os agentes de mercado (investidores, banca ou entidades de supervisão) possam sustentar as suas intervenções. No entanto, existe uma lacuna no trabalho desenvolvido pelas agências de classificação que constitui um entrave à realização da maioria das análises: a fórmula de classificação utilizada por essas agências não é divulgada e, adicionalmente, apenas as empresas de maior dimensão são classificadas. Assim, perante a inexistência de uma fórmula que permita classificar qualquer entidade do mercado, propõe-se estimar um modelo que, com base numa amostra, e mediante uma série de indicadores e critérios estatísticos rigorosos, consiga captar os principais efeitos que determinam a atribuição de rating de Instituições Financeiras.With the constant evolution of financial markets, the permanent increase in products’ number and complexity, and considering investor’s rush to achieve the best results with the least possible risk exposure, it has become fundamental to understand the market, in order to capture incurred risks in the best possible and accurate way. In this context, it is fundamental to have consistent knowledge about financial market intervenient, and to rak them objectively, in order to capture risk based confidence, increasing exposures to “well behaved” intervenient and reducing it before those with “dubious stability”. Rating agencies, such as Moody’s, Standard & Poor’s and Fitch, develop a fundamental role by classifying market participants according to a risk proxy – the rating – which allows stakeholders (investors, banks, regulatory entities) to support their interventions. However, there is a loophole in the work developed by those agencies, which constitutes a barrier to the performance of most credit analysis: the classification formula used by those agencies is not publically available and, additionally, only major companies are classified. Thus, considering the inexistence of a formula allowing the classification of any market entity, this thesis proposes the estimation of a model that, based on a sample, and using several indicators and statistical criteria, allows capturing the main effects explaining rating classification of financial institutions.Mendes, Diana E. AldeaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Davide José Henriques da, 1983-2013-07-12T10:49:43Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:10.150254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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