Desenvolvendo competências e habilidades para o trabalhador do futuro: caminhos do Banco Mundial e da OCDE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12193 |
Resumo: | Tendo como tema geral a formação humana para o trabalho como uma preocupação central das ciências da educação, o texto a seguir se propõe a investigar documentos atuais produzidos pelo Banco Mundial (BM) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para tais organismos internacionais, a construção de um projeto de sociedade e de educação deve estar fundamentado principalmente na condução dos jovens para o futuro, com ênfase tanto nas competências, habilidades e valores da aprendizagem, quanto no conhecimento que se constrói nos ambientes educativos. Tais elementos seriam necessários tanto para sua adaptação a um mercado de trabalho futuro pleno de incertezas, quanto para uma melhor convivência global. Tem como objetivos a análise dos Relatórios de Desenvolvimento Mundial do BM, assim como dos documentos da OCDE ‘Tendências Transformando a Educação’ e ‘O futuro da educação e das habilidades. Educação 2030’, a partir de uma abordagem histórico-crítica. Podemos afirmar que estas instituições vão construindo novas narrativas, se utilizando para isso da construção de novos significados para o conceito de competências, conhecimento, habilidades e valores a serem construídos para que as novas gerações possa se adaptar melhor ao mundo do trabalho. |
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Desenvolvendo competências e habilidades para o trabalhador do futuro: caminhos do Banco Mundial e da OCDEEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVACOMPETÊNCIASEDUCATIONEDUCATIONAL POLICYSKILLSTendo como tema geral a formação humana para o trabalho como uma preocupação central das ciências da educação, o texto a seguir se propõe a investigar documentos atuais produzidos pelo Banco Mundial (BM) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para tais organismos internacionais, a construção de um projeto de sociedade e de educação deve estar fundamentado principalmente na condução dos jovens para o futuro, com ênfase tanto nas competências, habilidades e valores da aprendizagem, quanto no conhecimento que se constrói nos ambientes educativos. Tais elementos seriam necessários tanto para sua adaptação a um mercado de trabalho futuro pleno de incertezas, quanto para uma melhor convivência global. Tem como objetivos a análise dos Relatórios de Desenvolvimento Mundial do BM, assim como dos documentos da OCDE ‘Tendências Transformando a Educação’ e ‘O futuro da educação e das habilidades. Educação 2030’, a partir de uma abordagem histórico-crítica. Podemos afirmar que estas instituições vão construindo novas narrativas, se utilizando para isso da construção de novos significados para o conceito de competências, conhecimento, habilidades e valores a serem construídos para que as novas gerações possa se adaptar melhor ao mundo do trabalho.Having as a general theme the human training for work as a central concern of the educational sciences, the following text proposes to investigate current documents produced by the World Bank (WB) and the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). For such international organizations, the construction of a society and education project must be based mainly on the direction of young people towards the future, with emphasis on both learning competences, skills and values, and the knowledge that is built in educational environments. Such elements would be necessary both for their adaptation to a future labor market full of uncertainties and for better global coexistence. Its objectives are to analyze the World Bank’s World Development Reports, as well as the OECD’s ‘Transforming Education Trends’ and ‘The Future of Education and Skills’ documents. Education 2030 ‘, from a historical-critical approach. We can say that these institutions are building new narratives, using for this purpose the construction of new meanings for the concept of competences, knowledge, skills and values to be built so that new generations can better adapt to the world of work.Ayant pour thème général la formation humaine au travail, une préoccupation centrale des sciences de l’éducation, le texte ci-après propose d’étudier les documents actuels produits par la Banque Mondiale (BM) et l’Organisation pour la Coopération et le Développement Économiques (OCDE). Pour telles organisations internationales, la construction d’un projet de société et d’éducation doit reposer principalement sur l’orientation des jeunes vers l’avenir, en mettant l’accent sur les compétences d’apprentissage, les compétences et les valeurs ainsi que sur les connaissances acquises dans les environnements éducatifs. Ces éléments seraient nécessaires à la fois pour leur adaptation à un futur marché du travail rempli d’incertitudes et pour une meilleure coexistence mondiale. Ses objectifs sont d’analyser les rapports de la Banque Mondiale sur le développement dans le monde, ainsi que les documents de l’OCDE ‘Transformer les tendances de l’éducation’ et ‘L’avenir de l’éducation et des compétences. Education 2030’, d’une approche historico-critique. Nous pouvons dire que ces institutions construisent de nouveaux récits, utilisant à cette fin la construction de nouvelles significations pour la notion de compétences, de connaissances, des aptitudes et de valeurs, afin que les nouvelles générations puissent mieux s’adapter au monde du travail.Teniendo como tema general la capacitación humana para el trabajo como una preocupación central de las ciencias de la educación, el siguiente texto propone investigar los documentos actuales producidos por el Banco Mundial (BM) y la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE). Para tales organizaciones internacionales, la construcción de un proyecto de sociedad y educación debe basarse principalmente en la dirección de los jóvenes hacia el futuro, con énfasis en las competencias, habilidades y valores de aprendizaje, y el conocimiento que se construye en los entornos educativos. Dichos elementos serían necesarios tanto para su adaptación a un futuro mercado laboral lleno de incertidumbres como para una mejor convivencia global. Sus objetivos son analizar los Informes de Desarrollo Mundial del Banco Mundial, así como los documentos ‘Transformando las tendencias educativas’ y ‘El futuro de la educación y las competencias de la OCDE. Educación 2030’, desde un enfoque histórico-crítico. Podemos decir que tales instituciones están construyendo nuevas narrativas, utilizando para este propósito la construcción de nuevos significados para el concepto de competencias, conocimientos, habilidades y valores que se construirán para que las nuevas generaciones puedan adaptarse mejor al mundo del trabajo.Edições Universitárias Lusófonas2021-10-14T15:35:13Z2021-07-01T00:00:00Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12193por1645-7250Melo, Adriana Almeida Sales deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:58.458206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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