Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9260 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua |
id |
RCAP_7b37670b002e4157fdd0d02df346ef45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/9260 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Cicloprodução textualProcesso de escritaEnsino da escritaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da LínguaA linguagem escrita possui uma dimensão social que a escola, como formadora de futuros cidadãos, não pode ignorar. Mais do que um meio de comunicação, a escrita constitui uma forma de participação social e de criação estética. Face a este contexto, surge a necessidade de implementar nas escolas a cultura de uma pedagogia de escrita, associada a situações de prazer e de reforço da autoconfiança, que passe por um plano de intervenção específico e um treino intencional, sistemático, progressivo e faseado. Para aprender a escrever é preciso escrever e refletir sobre a escrita e as suas finalidades. É preciso entender a escrita como um processo que implica reflexão e conhecimento sobre as suas componentes: planificação, textualização e revisão. Este trabalho teve como objetivo investigar em que medida o ensino da escrita contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da produção textual dos alunos e centra-se na discussão de como as práticas em sala de aula e a atitude do professor de língua portuguesa são basilares neste processo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de SetúbalRUNFelício, Dora de Jesus Murilhas2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:12Zoai:run.unl.pt:10362/9260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:39.640936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo |
title |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo |
spellingShingle |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo Felício, Dora de Jesus Murilhas produção textual Processo de escrita Ensino da escrita |
title_short |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo |
title_full |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo |
title_fullStr |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo |
title_full_unstemmed |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo |
title_sort |
Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo |
author |
Felício, Dora de Jesus Murilhas |
author_facet |
Felício, Dora de Jesus Murilhas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felício, Dora de Jesus Murilhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produção textual Processo de escrita Ensino da escrita |
topic |
produção textual Processo de escrita Ensino da escrita |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09 2011-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/9260 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/9260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137832092041216 |