Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Dora de Jesus Murilhas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9260
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua
id RCAP_7b37670b002e4157fdd0d02df346ef45
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/9260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Cicloprodução textualProcesso de escritaEnsino da escritaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da LínguaA linguagem escrita possui uma dimensão social que a escola, como formadora de futuros cidadãos, não pode ignorar. Mais do que um meio de comunicação, a escrita constitui uma forma de participação social e de criação estética. Face a este contexto, surge a necessidade de implementar nas escolas a cultura de uma pedagogia de escrita, associada a situações de prazer e de reforço da autoconfiança, que passe por um plano de intervenção específico e um treino intencional, sistemático, progressivo e faseado. Para aprender a escrever é preciso escrever e refletir sobre a escrita e as suas finalidades. É preciso entender a escrita como um processo que implica reflexão e conhecimento sobre as suas componentes: planificação, textualização e revisão. Este trabalho teve como objetivo investigar em que medida o ensino da escrita contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da produção textual dos alunos e centra-se na discussão de como as práticas em sala de aula e a atitude do professor de língua portuguesa são basilares neste processo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de SetúbalRUNFelício, Dora de Jesus Murilhas2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:12Zoai:run.unl.pt:10362/9260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:39.640936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
title Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
spellingShingle Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
Felício, Dora de Jesus Murilhas
produção textual
Processo de escrita
Ensino da escrita
title_short Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
title_full Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
title_fullStr Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
title_full_unstemmed Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
title_sort Produção Textual: Percursos de Aprendizagem no 1º Ciclo
author Felício, Dora de Jesus Murilhas
author_facet Felício, Dora de Jesus Murilhas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Dora de Jesus Murilhas
dc.subject.por.fl_str_mv produção textual
Processo de escrita
Ensino da escrita
topic produção textual
Processo de escrita
Ensino da escrita
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Educação e Ensino da Língua
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/9260
url http://hdl.handle.net/10362/9260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137832092041216