Análise do impacto de grandes pólos geradores de viagens no desempenho da infraestrutura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Teresa Alves Queirós da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17568
Resumo: Nas últimas décadas, tem-se vindo a verificar o rápido crescimento de cidades e a implantação de grandes Pólos Geradores de Viagens (PGVs) nas mesmas. Estes grandes equipamentos traduzem-se, muitas vezes, em múltiplos problemas consequentes. Perante esta situação, torna-se essencial analisar os seus impactos, antecipando alternativas que possam apresentar soluções com vista à melhoria das condições vividas. Aveiro possui uma diversidade de PGVs espalhados em várias zonas do seu centro urbano. Um deles, Universidade de Aveiro (UA), é responsável não só pela geração de viagens, mas também pelo aumento da população presente na cidade. Este aumento é notório, especialmente, em períodos letivos que obrigam parte da comunidade académica a visitar a cidade com uma regularidade, maioritariamente, diária, e outra a residir na mesma. O principal objetivo do presente trabalho foi analisar o impacto do PGV em estudo, tratando-se da UA, no desempenho da sua infraestrutura circundante, designadamente nas interseções da rede rodoviária, recorrendo às metodologias propostas na edição 2000 do Highway Capacity Manual (HCM2000). Para isso, foi essencial uma recolha de dados com vista a caracterizar a população e a sua mobilidade na cidade de Aveiro, bem como o tráfego observado na cidade. Do processo de recolha de dados fez parte a elaboração de um inquérito, que permitiu identificar os hábitos da população e modos de deslocação utilizados dentro da cidade e para o campus universitário, e ainda a origem e frequência das viagens. A análise destes passou pelo seu cruzamento com os dados obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Também foram efetuadas contagens de tráfego, diretamente ligadas aos congestionamentos verificados na infraestrutura. Assim, o documento é composto por uma caracterização geral dos PGVs e seus impactos, bem como o PGV em estudo, caracterização da população e seus padrões de mobilidade, recolha e análise de dados e, finalmente, discussão de resultados com valores concretos do impacto da UA na infraestrutura. Foi possível concluir que a nível populacional, este PGV tem um impacto considerável. Como consequência, é gerado um aumento de viagens nas proximidades do PGV, que provoca um impacto negativo no nível de serviço da infraestrutura circundante, especialmente, nas secções correntes e interseções de acesso ao campus. No geral, o nível de serviço desce na hora de pico, especialmente, em período letivo, quando comparado com o mesmo horário em época de férias ou fim de semana, épocas em que os utilizadores são, maioritariamente, a população residente de Aveiro.
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Este aumento é notório, especialmente, em períodos letivos que obrigam parte da comunidade académica a visitar a cidade com uma regularidade, maioritariamente, diária, e outra a residir na mesma. O principal objetivo do presente trabalho foi analisar o impacto do PGV em estudo, tratando-se da UA, no desempenho da sua infraestrutura circundante, designadamente nas interseções da rede rodoviária, recorrendo às metodologias propostas na edição 2000 do Highway Capacity Manual (HCM2000). Para isso, foi essencial uma recolha de dados com vista a caracterizar a população e a sua mobilidade na cidade de Aveiro, bem como o tráfego observado na cidade. Do processo de recolha de dados fez parte a elaboração de um inquérito, que permitiu identificar os hábitos da população e modos de deslocação utilizados dentro da cidade e para o campus universitário, e ainda a origem e frequência das viagens. A análise destes passou pelo seu cruzamento com os dados obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Também foram efetuadas contagens de tráfego, diretamente ligadas aos congestionamentos verificados na infraestrutura. Assim, o documento é composto por uma caracterização geral dos PGVs e seus impactos, bem como o PGV em estudo, caracterização da população e seus padrões de mobilidade, recolha e análise de dados e, finalmente, discussão de resultados com valores concretos do impacto da UA na infraestrutura. Foi possível concluir que a nível populacional, este PGV tem um impacto considerável. Como consequência, é gerado um aumento de viagens nas proximidades do PGV, que provoca um impacto negativo no nível de serviço da infraestrutura circundante, especialmente, nas secções correntes e interseções de acesso ao campus. No geral, o nível de serviço desce na hora de pico, especialmente, em período letivo, quando comparado com o mesmo horário em época de férias ou fim de semana, épocas em que os utilizadores são, maioritariamente, a população residente de Aveiro.implementation of large Travel Generators (TGs) in them. These large devices frequently translate into multiple resulting problems. In this situation, it is essential to analyze their impact, anticipating alternatives that can provide solutions to improve the lived conditions. Aveiro has a diversity of TGs scattered about various areas of its urban center. One of them, University of Aveiro (UA), is responsible not only for generating travels, but also for the increase of the population in the city. This increase is noticeable, especially in academic periods that lead part of the academic community to visit the city daily while another part has to reside in it. The main objective of this study was to analyze the impact of TG on the performance of the infrastructure which surrounds the UA, especially the intersections of the road network, by using the methodologies proposed in the 2000 edition of the Highway Capacity Manual (HCM2000). For this it was essential to collect data in order to characterize the population and their mobility in the city of Aveiro, as well as the traffic observed in the city. The data collection process was part of the preparation of a survey, which identified the habits of the population and means of transport they use to move around the city and to go to the university campus, and also the origin and frequency of the trips. The obtained data were crossed with the data obtained by the National Statistics Institute (INE). Traffic counts were also made directly linked to traffic jams observed in the infrastructure. Thus, the document consists of a general characterization of TGs and their impact, as well as the TG in study, characterization of the population and their mobility patterns, data collection and analysis, and finally, discussion of results with real impact of the UA Santiago Campus on the road infrastructure. It was concluded that on the population level, this TG has a considerable impact. As a result, it generated an increase of travels in the neighbourhood of the TG, which has a negative impact on the level of service of the surrounding road infrastructure, especially in the current sections and intersections of access to the campus. Overall, the level of service drops in the peak hour, especially in time of classes when compared to the same time on holiday or weekend periods, periods of time when users are mostly resident population of Aveiro.Universidade de Aveiro2017-05-24T15:19:34Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17568porCosta, Ana Teresa Alves Queirós dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:23Zoai:ria.ua.pt:10773/17568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:35.388778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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