Análise do desempenho de um metro ligeiro na região de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Filipe Gomes Baptista de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14396
Resumo: A mobilidade é uma das questões fulcrais nos dias de hoje. A necessidade de cada pessoa em querer estar num dado local num determinado espaço de tempo faz com que o uso do veículo particular se torne não só comum como quase obrigatório. O forte investimento feito na rede viária nos últimos 30 anos não encoraja as pessoas a utilizarem modos de transporte alternativo. Devido a isso, os principais centros urbanos têm enormes problemas de congestionamento de tráfego e consequências ao nível da poluição atmosférica. O transporte público rodoviário, devido a estar diretamente dependente dos constrangimentos do tráfego, torna-se uma opção pouco atrativa para quem tem de se deslocar dentro dos centros urbanos. No caso do metro ligeiro, a sua via dedicada tornam-no num transporte com maior potencial, ao nível da eficiência de serviço. Esta Dissertação propõe a criação de uma linha de metro ligeiro na cidade de Aveiro com vista à melhoria da fluidez de tráfego e à redução de emissões por parte dos veículos. Propõe também uma solução articulada com outros modos de transporte público, nomeadamente o comboio e autocarro de forma a que se incremente a intermodalidade. Para tal, foi utilizado o modelo de tráfego VISSIM para o cálculo do volume de tráfego, o tempo de atraso devido aos congestionamentos, o número de paragens. Para a quantificação das emissões de CO2, CO, HC e NOX do tráfego motorizado (antes e após a implementação do metro ligeiro) recorreu-se a uma metodologia baseada no conceito de “Potência Específica do Veículo” (“Vehicle Specific Power” – VSP). Toda a rede de metro ligeiro foi criada tendo em conta o atual traçado rodoviário da cidade de Aveiro de modo a não interferir com a dinâmica da cidade e acima de tudo não aumentar a emissão de poluentes em alguns pontos mais sensíveis. Os resultados retirados, face à procura em causa, permitem ter uma boa perspetiva quanto aos benefícios que a implementação de um metro ligeiro teria ao nível de circulação rodoviária para a cidade, incluindo o aspeto energético e ambiental. Uma redução de 10% no tráfego permitiria reduzir o tempo de atraso em 28%, o número de paragens em 35%, face ao cenário atual e as emissões dos poluentes decresceriam, em média, 11%. Em qualquer dos cenários analisados, o metro representaria menos de 2% das emissões de CO2e na cidade de Aveiro, numa hora de ponta matinal.
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No caso do metro ligeiro, a sua via dedicada tornam-no num transporte com maior potencial, ao nível da eficiência de serviço. Esta Dissertação propõe a criação de uma linha de metro ligeiro na cidade de Aveiro com vista à melhoria da fluidez de tráfego e à redução de emissões por parte dos veículos. Propõe também uma solução articulada com outros modos de transporte público, nomeadamente o comboio e autocarro de forma a que se incremente a intermodalidade. Para tal, foi utilizado o modelo de tráfego VISSIM para o cálculo do volume de tráfego, o tempo de atraso devido aos congestionamentos, o número de paragens. Para a quantificação das emissões de CO2, CO, HC e NOX do tráfego motorizado (antes e após a implementação do metro ligeiro) recorreu-se a uma metodologia baseada no conceito de “Potência Específica do Veículo” (“Vehicle Specific Power” – VSP). Toda a rede de metro ligeiro foi criada tendo em conta o atual traçado rodoviário da cidade de Aveiro de modo a não interferir com a dinâmica da cidade e acima de tudo não aumentar a emissão de poluentes em alguns pontos mais sensíveis. Os resultados retirados, face à procura em causa, permitem ter uma boa perspetiva quanto aos benefícios que a implementação de um metro ligeiro teria ao nível de circulação rodoviária para a cidade, incluindo o aspeto energético e ambiental. Uma redução de 10% no tráfego permitiria reduzir o tempo de atraso em 28%, o número de paragens em 35%, face ao cenário atual e as emissões dos poluentes decresceriam, em média, 11%. Em qualquer dos cenários analisados, o metro representaria menos de 2% das emissões de CO2e na cidade de Aveiro, numa hora de ponta matinal.Mobility is one of the key issues faced nowadays by the society. The need of each person to be in a particular place, during a specific period of time makes the use of the private vehicle almost demanding. The strong investment into road network in the last 30 years does not encourage the use of alternative transportation modes. Main city centers have problems with traffic congestion and, as consequence, impacts on air pollution. The efficiency of service of urban buses is directly dependent on traffic congestions and they became a non-attractive option. Since the tram as an exclusive infrastructure, it brings a higher potential to improve the efficiency of the service. The main objective of this Dissertation is to analyse the creation of a tram system in Aveiro city which would potentially solve some of the traffic congestion problems and would help to reduce emissions. It also proposes an articulated solution with other transportation modes, namely with the train and the bus service system. This would result in an increment of intermodality. To achieve this objective, the traffic model software VISSIM was used. This software made the calculation of the traffic volume, delay time and number of stops. For quantifying CO2, CO, HC and NOX vehicles‘ emissions (before and after implementation of the tram system) the methodology based on concept of “Vehicle Specific Power” – VSP was applied. All tram network was based on the actual road network and not interfering with the city’s dynamics. The obtained results, with standard demands, allow a good perspective on the benefits that the implementation of the tram system network would bring to the road circulation in the city of Aveiro, including the energetic and environmental aspects. A reduction of 10% of the road traffic would allow a decrease of the delay time by 28% and the number of stops by 35%. The pollutant emissions would decrease, in average, 11%, indicating an advantage in the implementation of the tram system. The tram, in any of the analyzed scenarios, would represent less than 2% of the CO2e emissions in Aveiro’s city in the morning peek hour.Universidade de Aveiro2015-07-14T16:44:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14396TID:201567750porOliveira, Bruno Filipe Gomes Baptista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:19Zoai:ria.ua.pt:10773/14396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:58.766539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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