REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pestana, Maria Filomena Martins Silva Coelho, Pinto, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10180
Resumo: A Wikipédia enquanto objeto de estudo e estratégia pedagógica está presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Em Portugal, a Universidade Aberta, através do LE@D, Laboratório de Educação e Ensino a Distância, é percussora ao promover a sua investigação e integração curricular. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® - Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research. A moldura conceptual de suporte está associada à educação aberta e, nesta, a Wikipédia enquanto Prática e Recurso Educacionais Abertos. Neste âmbito específico, a Rede WEIWER® integra diversas perspetivas que, resumidamente, se podem segmentar, por um lado, na promoção da literacia digital e, por outro, na implementação de recursos didáticos e técnico-pedagógicos. Ambas traduzem percursos diversos, com abordagens também diversas, atendendo ao público-alvo envolvido. Estes percursos estão articulados com os eixos da Iniciativa Portugal INCoDe.2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Palavras-chave: Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Práticas Educacionais Abertas, Wikipédia. Palavras-chave: Educação aberta; Práticas educacionais abertas; Recursos educacionais abertos; Wikipédia.
id RCAP_7b4bbcf7d137735f5828913ecab05585
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertasPECHA KUCHA - CONFOAA Wikipédia enquanto objeto de estudo e estratégia pedagógica está presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Em Portugal, a Universidade Aberta, através do LE@D, Laboratório de Educação e Ensino a Distância, é percussora ao promover a sua investigação e integração curricular. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® - Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research. A moldura conceptual de suporte está associada à educação aberta e, nesta, a Wikipédia enquanto Prática e Recurso Educacionais Abertos. Neste âmbito específico, a Rede WEIWER® integra diversas perspetivas que, resumidamente, se podem segmentar, por um lado, na promoção da literacia digital e, por outro, na implementação de recursos didáticos e técnico-pedagógicos. Ambas traduzem percursos diversos, com abordagens também diversas, atendendo ao público-alvo envolvido. Estes percursos estão articulados com os eixos da Iniciativa Portugal INCoDe.2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Palavras-chave: Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Práticas Educacionais Abertas, Wikipédia. Palavras-chave: Educação aberta; Práticas educacionais abertas; Recursos educacionais abertos; Wikipédia.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2021-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10180por2183-66710873-5670Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Maria Filomena Martins Silva CoelhoPinto, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:44Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:37.711975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
title REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
spellingShingle REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
PECHA KUCHA - CONFOA
title_short REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
title_full REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
title_fullStr REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
title_full_unstemmed REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
title_sort REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
author Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_facet Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Maria Filomena Martins Silva Coelho
Pinto, João Paulo
author_role author
author2 Pestana, Maria Filomena Martins Silva Coelho
Pinto, João Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Maria Filomena Martins Silva Coelho
Pinto, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv PECHA KUCHA - CONFOA
topic PECHA KUCHA - CONFOA
description A Wikipédia enquanto objeto de estudo e estratégia pedagógica está presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Em Portugal, a Universidade Aberta, através do LE@D, Laboratório de Educação e Ensino a Distância, é percussora ao promover a sua investigação e integração curricular. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® - Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research. A moldura conceptual de suporte está associada à educação aberta e, nesta, a Wikipédia enquanto Prática e Recurso Educacionais Abertos. Neste âmbito específico, a Rede WEIWER® integra diversas perspetivas que, resumidamente, se podem segmentar, por um lado, na promoção da literacia digital e, por outro, na implementação de recursos didáticos e técnico-pedagógicos. Ambas traduzem percursos diversos, com abordagens também diversas, atendendo ao público-alvo envolvido. Estes percursos estão articulados com os eixos da Iniciativa Portugal INCoDe.2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Palavras-chave: Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Práticas Educacionais Abertas, Wikipédia. Palavras-chave: Educação aberta; Práticas educacionais abertas; Recursos educacionais abertos; Wikipédia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10180
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130859967610880