Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ana Rita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1242
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em Ensino do 1º de Ensino Básico. Ao longo do percurso formativo, foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores que, por sua vez, sustentassem a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de que forma a prática pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico se desenvolve, salientando o papel da futura educadora/professora. A estagiária procurou por em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a Licenciatura em Educação Básica, bem como neste ciclo de estudos e, neste sentido, adotou diversos procedimentos investigativos na elaboração deste documento. Salienta-se a análise documental, pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria), análise de conteúdo, registos de observação diários, reflexões e observações participantes e não participantes. Tal como o título indica, “Estratégias Diversificadas na Promoção das Aprendizagens”, o presente relatório faz referência às estratégias utilizadas pela estagiária, visando a promoção de uma constante aprendizagem dos discentes, evidenciando as várias experiências educativas proporcionadas, numa lógica de aprendizagem constante de todos os intervenientes.This internship report fits within the Curricular Units of Stage I in Preschool Education and Teaching in Stage II of the 1st Basic Education. Throughout the training path, several studies were conducted in order to know the perspective of several authors who, in turn, sustain the pedagogical practice conducted by an intern, looking, always, to understand how the pedagogical practice in Preschool school and 1st cycle of basic education develops, emphasizing the role of educator / teacher. The intern sought to put into practice all the knowledge acquired during the Bachelor in Elementary Education, and this cycle of studies and, in this sense, various investigative procedures adopted in the preparation of this document. It’s emphasized the document analysis, literature searches (complementing the practice with the theory), content analysis, reports of daily observation, reflections and observations participants and nonparticipants. As the title indicates, “Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens”, this report refers to the strategies used by the trainee in order to promote a continuous learning of the students, highlighting the multiple educational experiences provided in a logical constant learning of all.
id RCAP_7b58d3f6f588fb3af1492834ddc51aff
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagensIntervenção educativaO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em Ensino do 1º de Ensino Básico. Ao longo do percurso formativo, foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores que, por sua vez, sustentassem a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de que forma a prática pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico se desenvolve, salientando o papel da futura educadora/professora. A estagiária procurou por em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a Licenciatura em Educação Básica, bem como neste ciclo de estudos e, neste sentido, adotou diversos procedimentos investigativos na elaboração deste documento. Salienta-se a análise documental, pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria), análise de conteúdo, registos de observação diários, reflexões e observações participantes e não participantes. Tal como o título indica, “Estratégias Diversificadas na Promoção das Aprendizagens”, o presente relatório faz referência às estratégias utilizadas pela estagiária, visando a promoção de uma constante aprendizagem dos discentes, evidenciando as várias experiências educativas proporcionadas, numa lógica de aprendizagem constante de todos os intervenientes.This internship report fits within the Curricular Units of Stage I in Preschool Education and Teaching in Stage II of the 1st Basic Education. Throughout the training path, several studies were conducted in order to know the perspective of several authors who, in turn, sustain the pedagogical practice conducted by an intern, looking, always, to understand how the pedagogical practice in Preschool school and 1st cycle of basic education develops, emphasizing the role of educator / teacher. The intern sought to put into practice all the knowledge acquired during the Bachelor in Elementary Education, and this cycle of studies and, in this sense, various investigative procedures adopted in the preparation of this document. It’s emphasized the document analysis, literature searches (complementing the practice with the theory), content analysis, reports of daily observation, reflections and observations participants and nonparticipants. As the title indicates, “Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens”, this report refers to the strategies used by the trainee in order to promote a continuous learning of the students, highlighting the multiple educational experiences provided in a logical constant learning of all.2013-08-06T10:41:00Z2013-07-06T00:00:00Z2013-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1242porLeitão, Ana Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.918643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
title Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
spellingShingle Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
Leitão, Ana Rita
Intervenção educativa
title_short Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
title_full Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
title_fullStr Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
title_full_unstemmed Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
title_sort Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
author Leitão, Ana Rita
author_facet Leitão, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção educativa
topic Intervenção educativa
description O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em Ensino do 1º de Ensino Básico. Ao longo do percurso formativo, foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores que, por sua vez, sustentassem a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de que forma a prática pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico se desenvolve, salientando o papel da futura educadora/professora. A estagiária procurou por em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a Licenciatura em Educação Básica, bem como neste ciclo de estudos e, neste sentido, adotou diversos procedimentos investigativos na elaboração deste documento. Salienta-se a análise documental, pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria), análise de conteúdo, registos de observação diários, reflexões e observações participantes e não participantes. Tal como o título indica, “Estratégias Diversificadas na Promoção das Aprendizagens”, o presente relatório faz referência às estratégias utilizadas pela estagiária, visando a promoção de uma constante aprendizagem dos discentes, evidenciando as várias experiências educativas proporcionadas, numa lógica de aprendizagem constante de todos os intervenientes.This internship report fits within the Curricular Units of Stage I in Preschool Education and Teaching in Stage II of the 1st Basic Education. Throughout the training path, several studies were conducted in order to know the perspective of several authors who, in turn, sustain the pedagogical practice conducted by an intern, looking, always, to understand how the pedagogical practice in Preschool school and 1st cycle of basic education develops, emphasizing the role of educator / teacher. The intern sought to put into practice all the knowledge acquired during the Bachelor in Elementary Education, and this cycle of studies and, in this sense, various investigative procedures adopted in the preparation of this document. It’s emphasized the document analysis, literature searches (complementing the practice with the theory), content analysis, reports of daily observation, reflections and observations participants and nonparticipants. As the title indicates, “Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens”, this report refers to the strategies used by the trainee in order to promote a continuous learning of the students, highlighting the multiple educational experiences provided in a logical constant learning of all.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T10:41:00Z
2013-07-06T00:00:00Z
2013-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1242
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620956962816