Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130073 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil |
id |
UFSC_cbb132dbc85788e0099756c848086445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130073 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantilPráticas educativasEspaços e tempos na Educação InfantilBrincarTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação InfantilO presente artigo aborda a reorganização dos espaços e tempos na educação infantil, tendo como foco a atividade principal da criança – o brincar. O tema é relevante na medida em que reflete na teoria e na prática de como a reorganização dos espaços e tempos na rotina da educação infantil contribui para o desenvolvimento infantil e melhora o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Tem como objetivo central, analisar a prática docente e as manifestações das crianças face às mudanças propostas nos espaços e tempos no próprio cotidiano, sempre destacando a brincadeira. Os principais pensadores que norteiam o tema em pauta são Ariès (1981), Fantin (2000), Kishimoto (1999), Pedroza (2005), Pinto (2007), Silva e Schneider (2007), Vigotsky (1987, 1988, 1996), e Wasjkop (1995), assim como os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil – RCNEI´s (1998). A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, sendo que o estudo e resultados obtidos foram descritos de forma a refletir e articular teoria e prática, após a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção. Assim, observou-se que as concepções de infância e como os espaços e tempos estão estruturados nas instituições educativas, dependem da filiação a um discurso e da função destas para a sociedade. Revelam também que quando o espaço está organizado de forma pensada na, para e com a criança, respeita-se ela como sujeito de direitos e capaz de participar de seu processo formativo, favorecendo sua autonomia, otimizando o tempo e tornando o processo ensino aprendizagem mais proveitoso.Florianópolis, SCVenera, Raquel Alvarenga SenaUniversidade Federal de Santa CatarinaNehls, Michele2015-02-23T17:04:22Z2015-02-23T17:04:22Z2012-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis23 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130073porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T17:04:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130073Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T17:04:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil |
title |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil |
spellingShingle |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil Nehls, Michele Práticas educativas Espaços e tempos na Educação Infantil Brincar |
title_short |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil |
title_full |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil |
title_fullStr |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil |
title_sort |
Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil |
author |
Nehls, Michele |
author_facet |
Nehls, Michele |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Venera, Raquel Alvarenga Sena Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nehls, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas Espaços e tempos na Educação Infantil Brincar |
topic |
Práticas educativas Espaços e tempos na Educação Infantil Brincar |
description |
Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 2015-02-23T17:04:22Z 2015-02-23T17:04:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130073 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652084089716736 |