Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nehls, Michele
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130073
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil
id UFSC_cbb132dbc85788e0099756c848086445
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130073
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantilPráticas educativasEspaços e tempos na Educação InfantilBrincarTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação InfantilO presente artigo aborda a reorganização dos espaços e tempos na educação infantil, tendo como foco a atividade principal da criança – o brincar. O tema é relevante na medida em que reflete na teoria e na prática de como a reorganização dos espaços e tempos na rotina da educação infantil contribui para o desenvolvimento infantil e melhora o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Tem como objetivo central, analisar a prática docente e as manifestações das crianças face às mudanças propostas nos espaços e tempos no próprio cotidiano, sempre destacando a brincadeira. Os principais pensadores que norteiam o tema em pauta são Ariès (1981), Fantin (2000), Kishimoto (1999), Pedroza (2005), Pinto (2007), Silva e Schneider (2007), Vigotsky (1987, 1988, 1996), e Wasjkop (1995), assim como os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil – RCNEI´s (1998). A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, sendo que o estudo e resultados obtidos foram descritos de forma a refletir e articular teoria e prática, após a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção. Assim, observou-se que as concepções de infância e como os espaços e tempos estão estruturados nas instituições educativas, dependem da filiação a um discurso e da função destas para a sociedade. Revelam também que quando o espaço está organizado de forma pensada na, para e com a criança, respeita-se ela como sujeito de direitos e capaz de participar de seu processo formativo, favorecendo sua autonomia, otimizando o tempo e tornando o processo ensino aprendizagem mais proveitoso.Florianópolis, SCVenera, Raquel Alvarenga SenaUniversidade Federal de Santa CatarinaNehls, Michele2015-02-23T17:04:22Z2015-02-23T17:04:22Z2012-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis23 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130073porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T17:04:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130073Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T17:04:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
title Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
spellingShingle Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
Nehls, Michele
Práticas educativas
Espaços e tempos na Educação Infantil
Brincar
title_short Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
title_full Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
title_fullStr Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
title_full_unstemmed Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
title_sort Diversificar e brincar com espaços e tempos na educação infantil
author Nehls, Michele
author_facet Nehls, Michele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venera, Raquel Alvarenga Sena
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nehls, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas
Espaços e tempos na Educação Infantil
Brincar
topic Práticas educativas
Espaços e tempos na Educação Infantil
Brincar
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-11
2015-02-23T17:04:22Z
2015-02-23T17:04:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130073
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652084089716736