Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Fátima
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1361
Resumo: A dificuldade de uma formação de professores despertos para a educação para a cidadania transforma-se num desafio, tanto maior quanto mais consciência vamos tendo da exigência do tempo actual e da natureza complexa e transversal do próprio conceito de cidadania. Na impossibilidade da existência de Manuais de Cidadania e levantando a questão da natureza de um conhecimento que se adapte ao tempo actual, mas tomando como imprescindível preparar os professores para actuarem como construtores de saberes estruturantes, discutimos a cidadania activa identificada como competência para a acção crítico/reflexiva. Tal ponto de vista impõe a sua identificação com um agir responsável, com o saber lidar adequadamente com diferenças culturais e envolvendo uma relação harmoniosa com as múltiplas vertentes dos patrimónios culturais e naturais. Desta ideia de cidadania, passamos para questões que s prendem com mudanças nas metodologias de formação de professores, relevando que as metodologias tradicionais e expositivas, ainda muito habituais no ensino superior, já não podem ter lugar num quadro de exigências como as que se impõem. A criação de espaços transversais de cidadania pode surgir como uma estratégia adequada para desenvolver essa competência nos futuros professores.
id RCAP_7b5ff15e29c2d0df92a7f924b93276d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1361
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Criar espaços transversais de cidadania na formação de professoresFormação de professoresEducação para a cidadaniaCompetênciasA dificuldade de uma formação de professores despertos para a educação para a cidadania transforma-se num desafio, tanto maior quanto mais consciência vamos tendo da exigência do tempo actual e da natureza complexa e transversal do próprio conceito de cidadania. Na impossibilidade da existência de Manuais de Cidadania e levantando a questão da natureza de um conhecimento que se adapte ao tempo actual, mas tomando como imprescindível preparar os professores para actuarem como construtores de saberes estruturantes, discutimos a cidadania activa identificada como competência para a acção crítico/reflexiva. Tal ponto de vista impõe a sua identificação com um agir responsável, com o saber lidar adequadamente com diferenças culturais e envolvendo uma relação harmoniosa com as múltiplas vertentes dos patrimónios culturais e naturais. Desta ideia de cidadania, passamos para questões que s prendem com mudanças nas metodologias de formação de professores, relevando que as metodologias tradicionais e expositivas, ainda muito habituais no ensino superior, já não podem ter lugar num quadro de exigências como as que se impõem. A criação de espaços transversais de cidadania pode surgir como uma estratégia adequada para desenvolver essa competência nos futuros professores.Universidade de Lisboa. Faculdade de CiênciasRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPaixão, Fátima2012-07-19T14:25:58Z2008-032008-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1361porPAIXÃO, Fátima (2008) - Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores. In Conferência Ibérica Educação para a Cidadania. Lisboa, 9-10 de Março. Atas. ISBN 978-989-95062-4-4. p. 408-414.978-989-95062-4-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:38ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
title Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
spellingShingle Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
Paixão, Fátima
Formação de professores
Educação para a cidadania
Competências
title_short Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
title_full Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
title_fullStr Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
title_full_unstemmed Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
title_sort Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
author Paixão, Fátima
author_facet Paixão, Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação para a cidadania
Competências
topic Formação de professores
Educação para a cidadania
Competências
description A dificuldade de uma formação de professores despertos para a educação para a cidadania transforma-se num desafio, tanto maior quanto mais consciência vamos tendo da exigência do tempo actual e da natureza complexa e transversal do próprio conceito de cidadania. Na impossibilidade da existência de Manuais de Cidadania e levantando a questão da natureza de um conhecimento que se adapte ao tempo actual, mas tomando como imprescindível preparar os professores para actuarem como construtores de saberes estruturantes, discutimos a cidadania activa identificada como competência para a acção crítico/reflexiva. Tal ponto de vista impõe a sua identificação com um agir responsável, com o saber lidar adequadamente com diferenças culturais e envolvendo uma relação harmoniosa com as múltiplas vertentes dos patrimónios culturais e naturais. Desta ideia de cidadania, passamos para questões que s prendem com mudanças nas metodologias de formação de professores, relevando que as metodologias tradicionais e expositivas, ainda muito habituais no ensino superior, já não podem ter lugar num quadro de exigências como as que se impõem. A criação de espaços transversais de cidadania pode surgir como uma estratégia adequada para desenvolver essa competência nos futuros professores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03
2008-03-01T00:00:00Z
2012-07-19T14:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1361
url http://hdl.handle.net/10400.11/1361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PAIXÃO, Fátima (2008) - Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores. In Conferência Ibérica Educação para a Cidadania. Lisboa, 9-10 de Março. Atas. ISBN 978-989-95062-4-4. p. 408-414.
978-989-95062-4-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301791856132096