CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO TEMPO PRESENTE: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nilson Rodrigues Borges de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Pedro Alves da, Silva, Joselma Ferreira Lima e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7110
Resumo: Este estudo objetiva mapear e compreender como as concepções de cidadania, educação, formação de professores(as) e currículo são abordadas em artigos científicos de 2004 a 2021, a partir de categorias teóricas como cidadania, formação docente, currículo, instituição escolar. Os dados foram obtidos a partir de sete artigos, hospedados na plataforma SciELO. A pesquisa está inserida no Estado da Arte (ENS; ROMANOWSKI, 2006) e emprega a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2021). Os resultados revelam que a cidadania centra-se no exercício de direitos, que a educação é essencial na construção de cidadãos. Outrossim, a formação docente deve ser abordada de forma crítica, reflexiva e integrada. A partir disso, o currículo deve adotar teorias críticas, visando uma escola emancipadora com estudantes ativos, críticos e participativos. Conclui-se que é necessário superar paradigmas educacionais tradicionais ligados ao pensamento escolar, ao currículo e à formação docente e adotar projetos pedagógicos que valorizem as vivências dos estudantes para formar indivíduos críticos, participativos e emancipados.
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