Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Paula Pedroso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10942
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre
id RCAP_7b67acdf0b980333c5d300488379eb47
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitoraContoPrática pedagógicaCompetências gerais e específicasPortuguêsEspanholDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de MestreO objetivo do estudo de que faz parte este relatório é apresentar o conto enquanto género narrativo com todas as suas especificidades estruturais e tipológicas e também quanto à sua evolução histórica tanto na literatura portuguesa como espanhola e hispânica. Enquanto género breve oferece todas as potencialidades para poder ser trabalhado nas aulas de língua materna e de língua estrangeira. No entanto, centrei-me na ideia de que é possível desenvolver a compreensão leitora e as competências gerais e específicas através do conto, partindo para o demonstrar de um estudo de como essa compreensão se processa e quais as estratégias e atividades possíveis de aplicar para a incrementar. Passando da teoria à prática pedagógica propriamente dita, apresentam-se propostas de atividades práticas realizadas nas turmas que comprovam a relevância da utilização do conto nas aulas de Português e de EspanholFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaLopes, Graça VideiraBranco, Isabel AraújoRUNFernandes, Ana Paula Pedroso2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10362/10942TID:201016222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:08Zoai:run.unl.pt:10362/10942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:54.499653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
title Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
spellingShingle Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
Fernandes, Ana Paula Pedroso
Conto
Prática pedagógica
Competências gerais e específicas
Português
Espanhol
title_short Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
title_full Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
title_fullStr Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
title_full_unstemmed Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
title_sort Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
author Fernandes, Ana Paula Pedroso
author_facet Fernandes, Ana Paula Pedroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Graça Videira
Branco, Isabel Araújo
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Paula Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Conto
Prática pedagógica
Competências gerais e específicas
Português
Espanhol
topic Conto
Prática pedagógica
Competências gerais e específicas
Português
Espanhol
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10942
TID:201016222
url http://hdl.handle.net/10362/10942
identifier_str_mv TID:201016222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137841503010816