Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10942 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre |
id |
RCAP_7b67acdf0b980333c5d300488379eb47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/10942 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitoraContoPrática pedagógicaCompetências gerais e específicasPortuguêsEspanholDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de MestreO objetivo do estudo de que faz parte este relatório é apresentar o conto enquanto género narrativo com todas as suas especificidades estruturais e tipológicas e também quanto à sua evolução histórica tanto na literatura portuguesa como espanhola e hispânica. Enquanto género breve oferece todas as potencialidades para poder ser trabalhado nas aulas de língua materna e de língua estrangeira. No entanto, centrei-me na ideia de que é possível desenvolver a compreensão leitora e as competências gerais e específicas através do conto, partindo para o demonstrar de um estudo de como essa compreensão se processa e quais as estratégias e atividades possíveis de aplicar para a incrementar. Passando da teoria à prática pedagógica propriamente dita, apresentam-se propostas de atividades práticas realizadas nas turmas que comprovam a relevância da utilização do conto nas aulas de Português e de EspanholFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaLopes, Graça VideiraBranco, Isabel AraújoRUNFernandes, Ana Paula Pedroso2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10362/10942TID:201016222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:08Zoai:run.unl.pt:10362/10942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:54.499653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora |
title |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora |
spellingShingle |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora Fernandes, Ana Paula Pedroso Conto Prática pedagógica Competências gerais e específicas Português Espanhol |
title_short |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora |
title_full |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora |
title_fullStr |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora |
title_full_unstemmed |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora |
title_sort |
Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora |
author |
Fernandes, Ana Paula Pedroso |
author_facet |
Fernandes, Ana Paula Pedroso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Graça Videira Branco, Isabel Araújo RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Paula Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto Prática pedagógica Competências gerais e específicas Português Espanhol |
topic |
Conto Prática pedagógica Competências gerais e específicas Português Espanhol |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07 2013-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/10942 TID:201016222 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/10942 |
identifier_str_mv |
TID:201016222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137841503010816 |