A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manteigueiro, Joana Barata
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6054
Resumo: O presente relatório tem como objetivo centrar a nossa atenção na importância da formação do leitor literário e na utilidade das estruturas culturais para que se consiga criar um leitor de excelência. Acreditamos que, tanto no ensino e aquisição da Língua Materna (o Português), como no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira (o Espanhol), a leitura é um componente essencial na vida ativa do aluno, que vai requer estruturas culturais indispensáveis para compreender a realidade sócio-linguística onde ele está inserido. Assim sendo, a cultura e os tipos de cultura vão ter influência na formação do indivíduo, uma vez que cada um de nós tem uma determinada identidade que se vai moldando, de acordo com a cultura que o rodeia. Apresentaremos, ainda, uma reflexão sobre o Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo 2014/2015. Neste âmbito, refletiremos sobre algumas das aulas lecionadas, enquanto professoras estagiárias de Espanhol e Português, sobre os objetivos dos processos de aquisição e de aprendizagem, as técnicas e estratégias utilizadas e os métodos aprendidos. Descreveremos também as atividades extracurriculares promovidas e realizadas pelo Núcleo de Estágio.
id RCAP_d3ebc2b39467160226a435fae73573af
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas CulturaisRelatório de EstágioCulturaEspanholLeitorLeituraPortuguêsPrática PedagógicaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório tem como objetivo centrar a nossa atenção na importância da formação do leitor literário e na utilidade das estruturas culturais para que se consiga criar um leitor de excelência. Acreditamos que, tanto no ensino e aquisição da Língua Materna (o Português), como no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira (o Espanhol), a leitura é um componente essencial na vida ativa do aluno, que vai requer estruturas culturais indispensáveis para compreender a realidade sócio-linguística onde ele está inserido. Assim sendo, a cultura e os tipos de cultura vão ter influência na formação do indivíduo, uma vez que cada um de nós tem uma determinada identidade que se vai moldando, de acordo com a cultura que o rodeia. Apresentaremos, ainda, uma reflexão sobre o Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo 2014/2015. Neste âmbito, refletiremos sobre algumas das aulas lecionadas, enquanto professoras estagiárias de Espanhol e Português, sobre os objetivos dos processos de aquisição e de aprendizagem, as técnicas e estratégias utilizadas e os métodos aprendidos. Descreveremos também as atividades extracurriculares promovidas e realizadas pelo Núcleo de Estágio.El presente informe tiene como objetivo concentrar nuestra atención en la importancia de la formación del lector literario y en la utilidad de las estructuras culturales para que consiga crearse un lector de excelencia. Acreditamos que, tanto en la enseñanza y adquisición de la Lengua Materna (el Portugués), como en la enseñanza y aprendizaje de la Lengua Extranjera (el Español), la lectura es un componente esencial en la vida activa del alumno, que va a requerir estructuras culturales para comprender la realidad sociolingüística donde él vive. Por lo tanto, la cultura y los tipos de cultura tendrán influencia en la formación del individuo, una vez que, cada uno de nosotros tiene una cierta identidad que se va moldeando, conforme la cultura en la que somos hablantes. Presentaremos, aún, una reflexión sobre las Prácticas Pedagógicas realizadas en el Agrupamento de Escolas do Fundão, el presente curso 2014/2015. En este ámbito, haremos una reflexión sobre algunas de las clases impartidas, mientras profesoras en prácticas de Español y Portugués, sobre los objetivos de los procesos de adquisición y de aprendizaje, las técnicas y estrategias utilizadas y los métodos aprendidos. Además, describiremos las actividades extracurriculares propuestas y realizadas por el Grupo en Prácticas.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumManteigueiro, Joana Barata2018-09-03T15:28:39Z2015-10-12015-11-042015-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6054TID:201645130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:18Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:51.969743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais
Relatório de Estágio
title A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais
spellingShingle A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais
Manteigueiro, Joana Barata
Cultura
Espanhol
Leitor
Leitura
Português
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais
title_full A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais
title_fullStr A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais
title_full_unstemmed A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais
title_sort A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas Culturais
author Manteigueiro, Joana Barata
author_facet Manteigueiro, Joana Barata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Manteigueiro, Joana Barata
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Espanhol
Leitor
Leitura
Português
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Cultura
Espanhol
Leitor
Leitura
Português
Prática Pedagógica
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório tem como objetivo centrar a nossa atenção na importância da formação do leitor literário e na utilidade das estruturas culturais para que se consiga criar um leitor de excelência. Acreditamos que, tanto no ensino e aquisição da Língua Materna (o Português), como no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira (o Espanhol), a leitura é um componente essencial na vida ativa do aluno, que vai requer estruturas culturais indispensáveis para compreender a realidade sócio-linguística onde ele está inserido. Assim sendo, a cultura e os tipos de cultura vão ter influência na formação do indivíduo, uma vez que cada um de nós tem uma determinada identidade que se vai moldando, de acordo com a cultura que o rodeia. Apresentaremos, ainda, uma reflexão sobre o Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo 2014/2015. Neste âmbito, refletiremos sobre algumas das aulas lecionadas, enquanto professoras estagiárias de Espanhol e Português, sobre os objetivos dos processos de aquisição e de aprendizagem, as técnicas e estratégias utilizadas e os métodos aprendidos. Descreveremos também as atividades extracurriculares promovidas e realizadas pelo Núcleo de Estágio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-1
2015-11-04
2015-11-04T00:00:00Z
2018-09-03T15:28:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6054
TID:201645130
url http://hdl.handle.net/10400.6/6054
identifier_str_mv TID:201645130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136364425379840