Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17788
Resumo: A Identidade Visual constitui uma disciplina fulcral do Design. Produto — primariamente — consequente da necessidade instintiva do Homem em marcar. Distinguindo-se do colectivo e protegendo a sua propriedade. Essa urgência, transformou-se — atual e transversalmente — num desejo das instituições em estabelecer contacto com o seu público-alvo. Nos lugares, esse diálogo é instituído por um artefacto cultural que identifica a origem da mensagem perante as sociedades modernas: a Marca. Totalizada, por uma estratégia de comunicação que pauta a coerência visual e que se relaciona emocionalmente com a comunidade em que está inscrita. Contemporaneamente, as dinâmicas da globalização e os estímulos de modernização são catalisadores de homogeneização social e territorial. Descurando a particularidade identitária, proveniente dos costumes folclóricos e das tradições locais. O projeto sugere uma proposta de identidade visual para a Póvoa de Varzim. A intenção passa por enfatizar a etnocultura intrínseca do lugar e interpretá-la num símbolo de unificação. Combatendo a desintegração da sua singularidade mas cooperando com as qualidades globalizantes na formação identitária. Processualmente, analisaremos a evolução e as terminologias da matéria de estudo, à qual reuniremos uma observação ao contexto etnográfico, histórico e sociocultural da Póvoa de Varzim. Trabalhando relacionalmente as codificações visuais, programando-as adequadamente como uma interface de comunicação regional.
id RCAP_7b6908ed0a9aac32945393a7f7926d15
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do LugarDesign de ComunicaçãoEstética RelacionalEtnoculturaIdentidade VisualMarcaLugarPóvoa de VarzimDesignA Identidade Visual constitui uma disciplina fulcral do Design. Produto — primariamente — consequente da necessidade instintiva do Homem em marcar. Distinguindo-se do colectivo e protegendo a sua propriedade. Essa urgência, transformou-se — atual e transversalmente — num desejo das instituições em estabelecer contacto com o seu público-alvo. Nos lugares, esse diálogo é instituído por um artefacto cultural que identifica a origem da mensagem perante as sociedades modernas: a Marca. Totalizada, por uma estratégia de comunicação que pauta a coerência visual e que se relaciona emocionalmente com a comunidade em que está inscrita. Contemporaneamente, as dinâmicas da globalização e os estímulos de modernização são catalisadores de homogeneização social e territorial. Descurando a particularidade identitária, proveniente dos costumes folclóricos e das tradições locais. O projeto sugere uma proposta de identidade visual para a Póvoa de Varzim. A intenção passa por enfatizar a etnocultura intrínseca do lugar e interpretá-la num símbolo de unificação. Combatendo a desintegração da sua singularidade mas cooperando com as qualidades globalizantes na formação identitária. Processualmente, analisaremos a evolução e as terminologias da matéria de estudo, à qual reuniremos uma observação ao contexto etnográfico, histórico e sociocultural da Póvoa de Varzim. Trabalhando relacionalmente as codificações visuais, programando-as adequadamente como uma interface de comunicação regional.Raposo, AnaRepositório ComumSantos, Hugo2017-02-01T13:35:06Z2016-06-012017-02-012016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17788201600609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:59.986367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar
title Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar
spellingShingle Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar
Santos, Hugo
Design de Comunicação
Estética Relacional
Etnocultura
Identidade Visual
Marca
Lugar
Póvoa de Varzim
Design
title_short Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar
title_full Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar
title_fullStr Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar
title_full_unstemmed Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar
title_sort Re-Identificar a Póvoa de Varzim: A Interpretação e Tradução da Etnocultura na definição da Identidade Visual do Lugar
author Santos, Hugo
author_facet Santos, Hugo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raposo, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Design de Comunicação
Estética Relacional
Etnocultura
Identidade Visual
Marca
Lugar
Póvoa de Varzim
Design
topic Design de Comunicação
Estética Relacional
Etnocultura
Identidade Visual
Marca
Lugar
Póvoa de Varzim
Design
description A Identidade Visual constitui uma disciplina fulcral do Design. Produto — primariamente — consequente da necessidade instintiva do Homem em marcar. Distinguindo-se do colectivo e protegendo a sua propriedade. Essa urgência, transformou-se — atual e transversalmente — num desejo das instituições em estabelecer contacto com o seu público-alvo. Nos lugares, esse diálogo é instituído por um artefacto cultural que identifica a origem da mensagem perante as sociedades modernas: a Marca. Totalizada, por uma estratégia de comunicação que pauta a coerência visual e que se relaciona emocionalmente com a comunidade em que está inscrita. Contemporaneamente, as dinâmicas da globalização e os estímulos de modernização são catalisadores de homogeneização social e territorial. Descurando a particularidade identitária, proveniente dos costumes folclóricos e das tradições locais. O projeto sugere uma proposta de identidade visual para a Póvoa de Varzim. A intenção passa por enfatizar a etnocultura intrínseca do lugar e interpretá-la num símbolo de unificação. Combatendo a desintegração da sua singularidade mas cooperando com as qualidades globalizantes na formação identitária. Processualmente, analisaremos a evolução e as terminologias da matéria de estudo, à qual reuniremos uma observação ao contexto etnográfico, histórico e sociocultural da Póvoa de Varzim. Trabalhando relacionalmente as codificações visuais, programando-as adequadamente como uma interface de comunicação regional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
2016-06-01T00:00:00Z
2017-02-01T13:35:06Z
2017-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17788
201600609
url http://hdl.handle.net/10400.26/17788
identifier_str_mv 201600609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130675259899904