Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89493 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_7b6a4be2817c6f1cff694aeb9accee1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”Ideas of historical change in the "Age of Revolutions"Aula-oficinaEducação históricaMudança históricaProcesso de ensino-aprendizagemClassroomHistorical educationHistorical changeTeaching-learning processCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Relatório de Estágio Profissional, resultante da Intervenção Pedagógica Supervisionada decorreu durante o segundo ano do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A metodologia de intervenção foi inspirada no modelo de aula oficina (Barca, 2004) alicerçado no paradigma socio-construtivista. A Intervenção Pedagógica Supervisionada foi dinamizada numa turma de 8º ano de escolaridade e centralizou-se, segundo as Aprendizagens Essenciais (2018), nos subdomínios: “A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial” e “Transformações económicas, sociais e culturais”. O desenvolvimento da Intervenção Pedagógica Supervisionada focou-se na resposta a quatro questões de investigação nomeadamente, “Que tipos de ideias os estudantes apresentam relativamente à mudança histórica e aos conceitos substantivos?”, “Como desafiar os estudantes a compreender as mudanças que estão implícitas numa revolução?”, “De que forma o trabalho com fontes diversas contribui para o desenvolvimento da compreensão histórica dos estudantes acerca da mudança em história?” e “Como evoluíram as ideias dos estudantes no que diz respeito à mudança histórica e aos conceitos substantivos desenvolvidos?”. A recolha de dados foi realizada através da utilização de vários instrumentos, tais como, questionários, para o levantamento da recolha de ideias prévias e finais, e a concretização de tarefas com fontes diversas implementadas durante a prática pedagógica. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Assim, emergiram várias categorias com base nas ideias dos estudantes relativamente aos conceitos substantivos envolvidos e ao conceito metahistórico de mudança, onde se observou, inicialmente, uma noção simplista sobre os mesmos. No entanto, após o trabalho dos estudantes com fontes diversas, as ideias dos estudantes em relação aos conceitos abordados, houve uma sofisticação das ideias dos estudantes.The present Professional Internship Report, resulting from the Supervised Pedagogical Intervention took place during the second year of the Master's in History Teaching in the 3rd cycle of basic education and secondary education. The intervention methodology was inspired by the workshop class model (Barca, 2004) based on the socio-constructivist paradigm. The Supervised Pedagogical Intervention was carried out in an 8th grade class and focused, according to the Essential Learning (2018), on the subdomains: "The agricultural revolution and the start of the industrial revolution" and "Economic, social and cultural transformations". The development of the Supervised Pedagogical Intervention focused on answering four research questions namely, "What kinds of ideas do students present regarding historical change and substantive concepts?", "How do we challenge students to understand the changes that are implicit in a revolution?", "How does working with diverse sources contribute to the development of students' historical understanding of change in history?" and "How have students' ideas regarding historical change and substantive concepts evolved?". Data collection was carried out through the use of various instruments, such as questionnaires, to survey the collection of previous and final ideas, and the realization of worksheets with diverse sources implemented during the teaching practice. The data were analyzed qualitatively. Thus, several categories emerged based on the students' ideas about the substantive concepts involved and the metahistorical concept of change, where a simplistic notion about them was initially observed. However, after the students' work with diverse sources, the students' ideas regarding the concepts addressed, there was a sophistication of the students' ideas.Gago, MaríliaUniversidade do MinhoAlmeida, Marco Rafael Baptista2022-05-262022-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89493por203546830info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:21:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:10.516739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções” Ideas of historical change in the "Age of Revolutions" |
title |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções” |
spellingShingle |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções” Almeida, Marco Rafael Baptista Aula-oficina Educação histórica Mudança histórica Processo de ensino-aprendizagem Classroom Historical education Historical change Teaching-learning process Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções” |
title_full |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções” |
title_fullStr |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções” |
title_full_unstemmed |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções” |
title_sort |
Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções” |
author |
Almeida, Marco Rafael Baptista |
author_facet |
Almeida, Marco Rafael Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gago, Marília Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Marco Rafael Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula-oficina Educação histórica Mudança histórica Processo de ensino-aprendizagem Classroom Historical education Historical change Teaching-learning process Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aula-oficina Educação histórica Mudança histórica Processo de ensino-aprendizagem Classroom Historical education Historical change Teaching-learning process Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-26 2022-05-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/89493 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/89493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203546830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138185851174912 |