Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marco Rafael Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89493
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_7b6a4be2817c6f1cff694aeb9accee1d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”Ideas of historical change in the "Age of Revolutions"Aula-oficinaEducação históricaMudança históricaProcesso de ensino-aprendizagemClassroomHistorical educationHistorical changeTeaching-learning processCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Relatório de Estágio Profissional, resultante da Intervenção Pedagógica Supervisionada decorreu durante o segundo ano do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A metodologia de intervenção foi inspirada no modelo de aula oficina (Barca, 2004) alicerçado no paradigma socio-construtivista. A Intervenção Pedagógica Supervisionada foi dinamizada numa turma de 8º ano de escolaridade e centralizou-se, segundo as Aprendizagens Essenciais (2018), nos subdomínios: “A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial” e “Transformações económicas, sociais e culturais”. O desenvolvimento da Intervenção Pedagógica Supervisionada focou-se na resposta a quatro questões de investigação nomeadamente, “Que tipos de ideias os estudantes apresentam relativamente à mudança histórica e aos conceitos substantivos?”, “Como desafiar os estudantes a compreender as mudanças que estão implícitas numa revolução?”, “De que forma o trabalho com fontes diversas contribui para o desenvolvimento da compreensão histórica dos estudantes acerca da mudança em história?” e “Como evoluíram as ideias dos estudantes no que diz respeito à mudança histórica e aos conceitos substantivos desenvolvidos?”. A recolha de dados foi realizada através da utilização de vários instrumentos, tais como, questionários, para o levantamento da recolha de ideias prévias e finais, e a concretização de tarefas com fontes diversas implementadas durante a prática pedagógica. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Assim, emergiram várias categorias com base nas ideias dos estudantes relativamente aos conceitos substantivos envolvidos e ao conceito metahistórico de mudança, onde se observou, inicialmente, uma noção simplista sobre os mesmos. No entanto, após o trabalho dos estudantes com fontes diversas, as ideias dos estudantes em relação aos conceitos abordados, houve uma sofisticação das ideias dos estudantes.The present Professional Internship Report, resulting from the Supervised Pedagogical Intervention took place during the second year of the Master's in History Teaching in the 3rd cycle of basic education and secondary education. The intervention methodology was inspired by the workshop class model (Barca, 2004) based on the socio-constructivist paradigm. The Supervised Pedagogical Intervention was carried out in an 8th grade class and focused, according to the Essential Learning (2018), on the subdomains: "The agricultural revolution and the start of the industrial revolution" and "Economic, social and cultural transformations". The development of the Supervised Pedagogical Intervention focused on answering four research questions namely, "What kinds of ideas do students present regarding historical change and substantive concepts?", "How do we challenge students to understand the changes that are implicit in a revolution?", "How does working with diverse sources contribute to the development of students' historical understanding of change in history?" and "How have students' ideas regarding historical change and substantive concepts evolved?". Data collection was carried out through the use of various instruments, such as questionnaires, to survey the collection of previous and final ideas, and the realization of worksheets with diverse sources implemented during the teaching practice. The data were analyzed qualitatively. Thus, several categories emerged based on the students' ideas about the substantive concepts involved and the metahistorical concept of change, where a simplistic notion about them was initially observed. However, after the students' work with diverse sources, the students' ideas regarding the concepts addressed, there was a sophistication of the students' ideas.Gago, MaríliaUniversidade do MinhoAlmeida, Marco Rafael Baptista2022-05-262022-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89493por203546830info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:21:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:10.516739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
Ideas of historical change in the "Age of Revolutions"
title Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
spellingShingle Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
Almeida, Marco Rafael Baptista
Aula-oficina
Educação histórica
Mudança histórica
Processo de ensino-aprendizagem
Classroom
Historical education
Historical change
Teaching-learning process
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
title_full Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
title_fullStr Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
title_full_unstemmed Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
title_sort Ideias de mudança histórica na “Era das Revoluções”
author Almeida, Marco Rafael Baptista
author_facet Almeida, Marco Rafael Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gago, Marília
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marco Rafael Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Aula-oficina
Educação histórica
Mudança histórica
Processo de ensino-aprendizagem
Classroom
Historical education
Historical change
Teaching-learning process
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aula-oficina
Educação histórica
Mudança histórica
Processo de ensino-aprendizagem
Classroom
Historical education
Historical change
Teaching-learning process
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26
2022-05-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89493
url https://hdl.handle.net/1822/89493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203546830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138185851174912