O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Isabel Martins de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3588
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_7b6dc2bbb38ab2fb21f23e15a648ad39
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusãoAprendizagemInclusãoTarefa de investigaçãoTrabalho colaborativoComunicação matemáticaLearningInclusionInvestigative tasksColaborative workMathematical communicationDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, Domínio Cognitivo e MotorA presente investigação decorre de um estudo com dois anos de experimentação realizado numa turma de 1º ciclo, referente ao novo Programa de Matemática do Ensino Básico. O problema em estudo centra-se no insucesso na Matemática e a relevância de algumas das orientações metodológicas do PMEB como fator de aprendizagem e inclusão, evidenciando os processos vividos pelos alunos na realização de tarefas matemáticas de investigação, as suas interações e a forma de desenvolver uma matemática ao alcance de todos.[s.n.]Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSousa, Maria Isabel Martins de2013-01-22T12:30:29Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3588TID:203027850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-25T02:01:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:30.375086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão
title O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão
spellingShingle O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão
Sousa, Maria Isabel Martins de
Aprendizagem
Inclusão
Tarefa de investigação
Trabalho colaborativo
Comunicação matemática
Learning
Inclusion
Investigative tasks
Colaborative work
Mathematical communication
title_short O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão
title_full O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão
title_fullStr O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão
title_full_unstemmed O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão
title_sort O novo programa da matemática do ensino básico como fator de aprendizagem e de inclusão
author Sousa, Maria Isabel Martins de
author_facet Sousa, Maria Isabel Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Isabel Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Inclusão
Tarefa de investigação
Trabalho colaborativo
Comunicação matemática
Learning
Inclusion
Investigative tasks
Colaborative work
Mathematical communication
topic Aprendizagem
Inclusão
Tarefa de investigação
Trabalho colaborativo
Comunicação matemática
Learning
Inclusion
Investigative tasks
Colaborative work
Mathematical communication
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-22T12:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3588
TID:203027850
url http://hdl.handle.net/10284/3588
identifier_str_mv TID:203027850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130271141855232