Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3971
Resumo: This paper analyses the relationships among researching, teaching and learning in mathematics teaching and learning and in the teacher’s professional practice. It also pays attention to the concept of task, taking into account the role of exercises, problems, investigations, explorations and project work in the teaching of this discipline. Using examples from activities carried out by Portuguese mathematics teachers, it analyses the learning activity that was promoted by exploration/investigation activities and discusses their potential. Finally, it refers the conditions regarding the teachers’ professional culture, notably collaboration and associativism, that favour the activity of researching his/her own professional practice.
id RCAP_ca100eee8a7a487cdc360699e6569889
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professoresEnsinoAprendizagemTarefaTasksInvestigaçãoInvestigationThis paper analyses the relationships among researching, teaching and learning in mathematics teaching and learning and in the teacher’s professional practice. It also pays attention to the concept of task, taking into account the role of exercises, problems, investigations, explorations and project work in the teaching of this discipline. Using examples from activities carried out by Portuguese mathematics teachers, it analyses the learning activity that was promoted by exploration/investigation activities and discusses their potential. Finally, it refers the conditions regarding the teachers’ professional culture, notably collaboration and associativism, that favour the activity of researching his/her own professional practice.Este artigo analisa as relações entre pesquisar, ensinar e aprender no processo de ensino aprendizagem da Matemática e na actividade profissional do professor. Dá também atenção especial ao conceito de tarefa, considerando o papel dos exercícios, problemas, investigações, explorações e do trabalho de projecto no ensino desta disciplina. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de Matemática portugueses, analisa a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas de exploração/investigação e discute as respectivas potencialidades. Finalmente, refere as condições ao nível da cultura profissional dos professores, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa, que podem favorecer uma actividade de pesquisa sobre a sua própria profissional.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro da2011-09-05T14:50:07Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3971porPonte, J. P. (2006). Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores. Movimento, 14, 80-9961518-0344info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:43.774274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
title Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
spellingShingle Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
Ponte, João Pedro da
Ensino
Aprendizagem
Tarefa
Tasks
Investigação
Investigation
title_short Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
title_full Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
title_fullStr Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
title_full_unstemmed Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
title_sort Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Tarefa
Tasks
Investigação
Investigation
topic Ensino
Aprendizagem
Tarefa
Tasks
Investigação
Investigation
description This paper analyses the relationships among researching, teaching and learning in mathematics teaching and learning and in the teacher’s professional practice. It also pays attention to the concept of task, taking into account the role of exercises, problems, investigations, explorations and project work in the teaching of this discipline. Using examples from activities carried out by Portuguese mathematics teachers, it analyses the learning activity that was promoted by exploration/investigation activities and discusses their potential. Finally, it refers the conditions regarding the teachers’ professional culture, notably collaboration and associativism, that favour the activity of researching his/her own professional practice.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-09-05T14:50:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3971
url http://hdl.handle.net/10451/3971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P. (2006). Explorar e investigar em matemática: Desafio para alunos e professores. Movimento, 14, 80-996
1518-0344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134182909149184