Estado do marketing nas empresas vitivinícolas do Alentejo (estudo comparativo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, José Eduardo Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27709
Resumo: A indústria do vinho, tem vindo a sofrer uma grande transformação a todos os níveis. A prática do marketing por parte das empresas é indispensável para o desenvolvimento de estratégias abrangentes, coesas, eficazes e necessárias para competir num mercado que se encontra saturado. Numa tentativa de compreender e dando seguimento a outros estudos, esta dissertação tem como principal objetivo de estudo, a análise da Situação Atual do Marketing nas Empresas Vitivinícolas do Alentejo. Numa fase preparatória, efetuou-se um levantamento de informação com recurso a fontes secundárias, com o intuito de aprofundar os temas de marketing estratégico e de analisar e caraterizar o sector vitivinícola na Região do Alentejo de forma a suportar a investigação a ser realizada. Numa fase posterior do estudo, aplicou-se um questionário a empresas do sector vitivinícola do Alentejo com a intenção de aferir a prática do marketing por parte destas. Nesta dissertação concluiu-se que, a maioria das empresas não utiliza a estratégia de marketing, de forma correta o que prejudica a sua atividade no sector vitivinícola. Pode-se afirmar que, em comparação com os estudos de Silvério e Carvalho (1998) e Macedo (2004) o paradigma sofreu alterações significativas. As empresas não estão focadas no marketing, apenas o utilizam como forma de venda; ABSTRACT: State of marketing in the Alentejo wine companies (comparative study) The wine industry has been undergoing a major transformation at all levels. The practice of marketing by companies is indispensable for the development of comprehensive, cohesive, effective and necessary strategies to compete in a market that is saturated. In an attempt to understand and follow up other studies, this dissertation has as its main objective, the analysis of the Current Situation of Marketing in Alentejo Wine Companies. In a preparatory phase, information was collected from secondary sources in order to deepen the strategic marketing themes and to analyze and characterize the wine sector in the Alentejo Region in order to support the research to be carried out. At a later stage of the study, a questionnaire was applied to companies in the Alentejo wine sector with the intention of assessing their marketing practice. In this dissertation it was concluded that most companies do not use the marketing strategy correctly, which harms their activity in the wine sector. It can be stated that, compared to the studies by Silvério and Carvalho (1998) and Macedo (2004), the paradigm has undergone significant changes. Companies are not focused on marketing, just use it as a form of sale.
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