SONAR: grafias efêmeras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30069 |
Resumo: | O trabalho SONAR: Grafias Efêmeras é uma investigação práticoteórica que surge a partir de expedições in site nos arredores da cidade de Aveiro, Portugal. Em uma perspetiva exploradora, este projeto propõe refletir a ideia de Entre-Espaço, lugar limite conformado pela incursão do corpo motriz na paisagem e os procedimentos criadores em zonas de fronteira, sejam elas geográficas ou sensíveis, a fim de perceber o que pode o devaneio de coabitar as margens dos territórios. Assente as vivências e as ações performadas os trabalhos desenvolvidos organizam meios/mediums de acesso a EntreEspaços – ao propor procedimentos que friccionem dois espaçostempos reais, porém distantes, entre-tempos, incompossíveis a uma só vez, (ras)cunhar espaços de ausência e ubiquidade. Concomitantemente, dialogar a cerca das Identidades que são forjadas em territórios movediços, a condição do deslocamento e as noções de pertencimento que são também reflexionadas no corpo de trabalhos que compõem o ensaio imagético SONAR: Grafias Efêmeras Deste modo, o desenvolvimento das materializações plásticas e a discussão teórica apresentadas nesta investigação tomam como importantes referências as práticas e temáticas de Ana Mendieta, Francis Alÿs, Bill Viola, Giuseppe Penone, Allan Kaprow, Richard Long entre outros nomes da arte contemporânea quem e seus mais diversos procedimentos perpassam os caminhos da LandArt, Desenho, Video Art e da Escultura contemporâneas. A metodologia projetual fundamenta-se sobretudo na fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard e seu viés poetizador das imagens do mundo, a partir deste diálogo primeiro recorre-se aos autor Francesco Careri, no que tange a caminhada como experiência artística e estética e autor Georges Didi-Huberman que aborda a relação do ver e da espacialidade da escultura. Assim sendo, recorre-se essencialmente a uma metodologia práticoteórica a partir de um corpus investigativo que percorre as beiras espaciais não apenas com os pés, mas que as avista com os olhos e os ouvidos e atravessa os territórios movediços com o gesto. Neste diálogo desenvolveu-se um trabalho que tem como orientação o sonar, um dispositivo navegante a locomover-se por sinais nos espaços estrangeiros. |
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SONAR: grafias efêmerasSonarEntre-EspaçosFronteiraGrafia EfêmeraDesenhoO trabalho SONAR: Grafias Efêmeras é uma investigação práticoteórica que surge a partir de expedições in site nos arredores da cidade de Aveiro, Portugal. Em uma perspetiva exploradora, este projeto propõe refletir a ideia de Entre-Espaço, lugar limite conformado pela incursão do corpo motriz na paisagem e os procedimentos criadores em zonas de fronteira, sejam elas geográficas ou sensíveis, a fim de perceber o que pode o devaneio de coabitar as margens dos territórios. Assente as vivências e as ações performadas os trabalhos desenvolvidos organizam meios/mediums de acesso a EntreEspaços – ao propor procedimentos que friccionem dois espaçostempos reais, porém distantes, entre-tempos, incompossíveis a uma só vez, (ras)cunhar espaços de ausência e ubiquidade. Concomitantemente, dialogar a cerca das Identidades que são forjadas em territórios movediços, a condição do deslocamento e as noções de pertencimento que são também reflexionadas no corpo de trabalhos que compõem o ensaio imagético SONAR: Grafias Efêmeras Deste modo, o desenvolvimento das materializações plásticas e a discussão teórica apresentadas nesta investigação tomam como importantes referências as práticas e temáticas de Ana Mendieta, Francis Alÿs, Bill Viola, Giuseppe Penone, Allan Kaprow, Richard Long entre outros nomes da arte contemporânea quem e seus mais diversos procedimentos perpassam os caminhos da LandArt, Desenho, Video Art e da Escultura contemporâneas. A metodologia projetual fundamenta-se sobretudo na fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard e seu viés poetizador das imagens do mundo, a partir deste diálogo primeiro recorre-se aos autor Francesco Careri, no que tange a caminhada como experiência artística e estética e autor Georges Didi-Huberman que aborda a relação do ver e da espacialidade da escultura. Assim sendo, recorre-se essencialmente a uma metodologia práticoteórica a partir de um corpus investigativo que percorre as beiras espaciais não apenas com os pés, mas que as avista com os olhos e os ouvidos e atravessa os territórios movediços com o gesto. Neste diálogo desenvolveu-se um trabalho que tem como orientação o sonar, um dispositivo navegante a locomover-se por sinais nos espaços estrangeiros.The SONAR: Ephemeral Graphs project is a practical-theoretical research that arises from expeditions in-site around the city of Aveiro, Portugal. From an exploratory perspective, this project intends to think the idea of In-Between-Space, a boundary place shaped by the incursion of the moving body in the landscape and its creative procedures in geographical or intimate frontier areas, in order to understand what reverie can do once cohabitating the margins of the territories. Based on the experiences and the actions performed the developed works organize means / mediums of access to In-Between-Spaces - by proposing procedures that rub two real spaces-times that are distant, in-between-times that are incompatible at once by drawing spaces of absence and ubiquity. Simultaneously, dialogue the identities that are forged in shifting territories where the condition of displacement is fundamental as well as the notions of belonging that are also considered in the body of works that composes the imaginary essay SONAR: Ephemeral Graphs Thus, the development of the plastic materializations and the theoretical discussion presented in this research take as important references the practices and themes of Ana Mendieta, Francis Allÿs, Bill Viola, Giuseppe Penone, Allan Kaprow, Richard Long and other names of contemporary art, procedures that go through the paths of LandArt, Drawing, Video Art and Sculpture. The project methodology is based mainly on the phenomenology of the Imagination of Gaston Bachelard and his bias poet of the images of the world, followed by the author Francesco Careri, regarding the walk as a poetic and aesthetic experience and author Georges Didi -Huberman that addresses the relationship of seeing and the spatiality of drawing and sculping. Finally, a theoretical-practical methodology is applied to this investigation from a constantly walking and toping body that walks borders not only by foot, but with eyes and ears and crosses the shifting territories with gesture. It has been developed a work that is guided by the sonar, a navigational device to move by signs in foreign spaces.2020-12-15T15:20:57Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30069porAlmeida, Olivia Matniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:10Zoai:ria.ua.pt:10773/30069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:16.794115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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