Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dércio dos Santos Teresa Abreu, Dércio dos Santos Teresa Abreu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29115
Resumo: A presente comunicação intitulada “Contributo das TIC na melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem (PEA) numa Escola Secundária em Nampula”, tem por objectivo geral, compreender o Contributo das TIC na melhoria do PEA; constituindo objectivos específicos: caracterizar o PEA mediante o uso das TIC; descrever a percepção dos alunos e professores sobre o contributo das TIC no PEA; e, analisar o contributo das TIC para a melhoria do PEA na escola em estudo. Trata-se de um estudo qualitativo, visto que, pretendesse compreender o contributo das TIC na melhoria do PEA. Para tal, servimo-nos das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação, tendo participado 6 alunos, 2 professores de TIC, 2 de disciplinas diversas. E servimo-nos também da revisão da literatura. Dos resultados obtidos, apurou-se que, o uso das TIC no PEA é uma realidade na escola em estudo e tem ajudado na melhoria do PEA, uma vez que, os alunos usam-nas nas suas pesquisas académicas adquirindo assim vários conhecimentos sobre diversificadas temáticas na base da internet. A grande dificuldade, é o facto de os meios serem escassos e o seu alto custo, dificultando a posse por parte da maioria. Por outro lado, ficou saliente que os professores, pais e ou encarregados de educação têm um papel preponderante no acompanhamento dos alunos a quanto do uso das TIC uma vez que elas, não só constroem, como também destroem quando mal usadas. 
id RCAP_7b912f7760644f2ec0adcb154712a233
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em NampulaContributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em NampulaArtigosA presente comunicação intitulada “Contributo das TIC na melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem (PEA) numa Escola Secundária em Nampula”, tem por objectivo geral, compreender o Contributo das TIC na melhoria do PEA; constituindo objectivos específicos: caracterizar o PEA mediante o uso das TIC; descrever a percepção dos alunos e professores sobre o contributo das TIC no PEA; e, analisar o contributo das TIC para a melhoria do PEA na escola em estudo. Trata-se de um estudo qualitativo, visto que, pretendesse compreender o contributo das TIC na melhoria do PEA. Para tal, servimo-nos das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação, tendo participado 6 alunos, 2 professores de TIC, 2 de disciplinas diversas. E servimo-nos também da revisão da literatura. Dos resultados obtidos, apurou-se que, o uso das TIC no PEA é uma realidade na escola em estudo e tem ajudado na melhoria do PEA, uma vez que, os alunos usam-nas nas suas pesquisas académicas adquirindo assim vários conhecimentos sobre diversificadas temáticas na base da internet. A grande dificuldade, é o facto de os meios serem escassos e o seu alto custo, dificultando a posse por parte da maioria. Por outro lado, ficou saliente que os professores, pais e ou encarregados de educação têm um papel preponderante no acompanhamento dos alunos a quanto do uso das TIC uma vez que elas, não só constroem, como também destroem quando mal usadas. This communication entitled “Contribution of ICT in the improvement of the Teaching and Learning Process (PEA) in a Secondary School in Nampula”, has the general objective of understanding the Contribution of ICT in improving the PEA; constituting specific objectives: to characterize the PEA through the use of ICT; describe the perception of students and teachers about the contribution of ICT in the PEA; and, analyze the contribution of ICT to the improvement of the PEA in the school under study. This is a qualitative study, as it intended to understand the contribution of ICT in improving the PEA. To this end, we used semi-structured interview and observation techniques, with the participation of 6 students, 2 ICT teachers, 2 different subjects. And we also used the literature review. From the results obtained, it was found that the use of ICT in the PEA is a reality at the school under study and has helped to improve the PEA, since students use them in their academic research, thus acquiring various knowledge on different topics. on the basis of the internet. The great difficulty is the fact that the means are scarce and their cost is high, making ownership difficult for the majority. On the other hand, it was highlighted that teachers, parents and/or guardians have a preponderant role in monitoring students regarding the use of ICTs, since they not only build, but also destroy when misused.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29115por2182-9608Dércio dos Santos Teresa Abreu, Dércio dos Santos Teresa Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:27.979770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
title Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
spellingShingle Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
Dércio dos Santos Teresa Abreu, Dércio dos Santos Teresa Abreu
Artigos
title_short Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
title_full Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
title_fullStr Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
title_full_unstemmed Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
title_sort Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
author Dércio dos Santos Teresa Abreu, Dércio dos Santos Teresa Abreu
author_facet Dércio dos Santos Teresa Abreu, Dércio dos Santos Teresa Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dércio dos Santos Teresa Abreu, Dércio dos Santos Teresa Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A presente comunicação intitulada “Contributo das TIC na melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem (PEA) numa Escola Secundária em Nampula”, tem por objectivo geral, compreender o Contributo das TIC na melhoria do PEA; constituindo objectivos específicos: caracterizar o PEA mediante o uso das TIC; descrever a percepção dos alunos e professores sobre o contributo das TIC no PEA; e, analisar o contributo das TIC para a melhoria do PEA na escola em estudo. Trata-se de um estudo qualitativo, visto que, pretendesse compreender o contributo das TIC na melhoria do PEA. Para tal, servimo-nos das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação, tendo participado 6 alunos, 2 professores de TIC, 2 de disciplinas diversas. E servimo-nos também da revisão da literatura. Dos resultados obtidos, apurou-se que, o uso das TIC no PEA é uma realidade na escola em estudo e tem ajudado na melhoria do PEA, uma vez que, os alunos usam-nas nas suas pesquisas académicas adquirindo assim vários conhecimentos sobre diversificadas temáticas na base da internet. A grande dificuldade, é o facto de os meios serem escassos e o seu alto custo, dificultando a posse por parte da maioria. Por outro lado, ficou saliente que os professores, pais e ou encarregados de educação têm um papel preponderante no acompanhamento dos alunos a quanto do uso das TIC uma vez que elas, não só constroem, como também destroem quando mal usadas. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29115
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752286195712