Promover a comunicação numa criança com implante coclear e autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andreia Filipa Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23143
Resumo: A comunicação está na base do comportamento humano em sociedade e no acesso à informação. No entanto, aquilo que para a maioria dos seres humanos surge naturalmente, em crianças com necessidades educativas especiais pode representar um verdadeiro desafio. Pretendeu-se com este trabalho aprofundar o conhecimento sobre as necessidades educativas especiais, relacionando-as com o autismo, a surdez e os Implantes Cocleares. Tendo como caso de estudo uma criança surda com implante coclear e autismo, o objetivo principal do trabalho desenvolvido foi a implementação de estratégias que facilitassem a sua comunicação e pudessem potenciar o seu acesso a informações e novos conhecimentos. É sabido que as crianças com autismo têm formas preferenciais para comunicar e aprender, sendo que neste caso em particular, procurando ir ao encontro das suas necessidades e interesses específicos utilizou-se a música e as Tecnologias de Informação e Comunicação, mais concretamente os programas digitais Vox4all e vídeos do Youtube. Embora algumas condicionantes, ao longo do período de intervenção inicialmente previsto, tenham ocorrido, tal como uma segunda cirurgia para colocação de novo implante com consequente internamento hospitalar, uma avaliação externa confirmou a eficácia e eficiência das estratégias utilizadas com a criança e também o impacto benéfico do apoio familiar proporcionado.
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