A linguagem da criança surda implantada: reflexões sobre os ganhos promovidos pelo implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Iasmin Urpia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26354
Resumo: Historicamente a surdez é vista como deficiência e o surdo sofre com a estigmatização social. Contudo, a visão relacionada à surdez tem se modificado ao longo da história. E um aspecto que sempre causou discussões é o uso da língua de sinais, havendo rejeição desta por alguns estudiosos, que partem de uma visão patológica da surdez e buscam reabilitar a audição por meio de recursos tecnológicos. Objetivo: Compreender o desenvolvimento da linguagem da criança surda usuária de implante coclear e verificar a importância da criança ter o contato prévio com a língua de sinais, oferecendo-a arcabouço linguístico necessário ao seu desenvolvimento. Método: Estudo de caso, qualitativo, composto por uma criança implantada de cinco anos de idade. A coleta de dados foi baseada na avaliação da linguagem através da observação da criança, usando filmagens dos atendimentos fonoaudiológicos, e uma entrevista semidirigida com a responsável pela criança. Ocorreu em janeiro e fevereiro de 2017. A perspectiva bilíngue é a base para interpretação dos dados obtidos na avaliação do sujeito. Resultados: Contata-se que a criança apresentou maior uso da língua de sinais, com produções de sinais por repetições e espontaneamente, utilizou-se de sons como apoio à comunicação gestual. Não fez uso da linguagem oral e obteve respostas auditivas para a frequência de fala apenas com o uso do sistema FM. Conclusão: A aquisição da língua de sinais como primeira língua é essencial para criança surda, pois lhe garantirá um desenvolvimento efetivo da linguagem que será base para seus aprendizados futuros.
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A coleta de dados foi baseada na avaliação da linguagem através da observação da criança, usando filmagens dos atendimentos fonoaudiológicos, e uma entrevista semidirigida com a responsável pela criança. Ocorreu em janeiro e fevereiro de 2017. A perspectiva bilíngue é a base para interpretação dos dados obtidos na avaliação do sujeito. Resultados: Contata-se que a criança apresentou maior uso da língua de sinais, com produções de sinais por repetições e espontaneamente, utilizou-se de sons como apoio à comunicação gestual. Não fez uso da linguagem oral e obteve respostas auditivas para a frequência de fala apenas com o uso do sistema FM. Conclusão: A aquisição da língua de sinais como primeira língua é essencial para criança surda, pois lhe garantirá um desenvolvimento efetivo da linguagem que será base para seus aprendizados futuros.Submitted by Colegiado de Fono (colegiadofono@gmail.com) on 2018-06-29T11:43:59Z No. of bitstreams: 1 2017.1 IASMIN URPIA BORBA.pdf: 3656643 bytes, checksum: 6aba454af37d9aeaf0ab90e79f28a800 (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2018-07-10T16:59:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017.1 IASMIN URPIA BORBA.pdf: 3656643 bytes, checksum: 6aba454af37d9aeaf0ab90e79f28a800 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-10T16:59:41Z (GMT). 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