O (não) papel da Comunidade na Gestão Escolar: o caso de uma escola rural do Estado do Maranhão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7077 |
Resumo: | O aporte teórico disponível tem vindo a mostrar que a gestão democrática não é ainda uma realidade na generalidade dos estabelecimentos de ensino, no Brasil (Cruz, 2016; Marinho, 2016; Elias, 2017; Santana & Schmitz, 2012; Santana et al., 2017). A presente dissertação, centrando-se neste campo de investigação, foi desenhada com o propósito de investigar a compreensão da comunidade (local e escolar) de uma escola rural do Estado do Maranhão, acerca da forma como o processo de gestão escolar é desenvolvido. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, no formato de estudo de caso. Os dados foram obtidos através de observação feita no local do estudo durante 13 meses, que se traduziu no registo de notas de campo, e da realização de entrevistas semiestruturadas ao gestor da escola investigada, a 3 professores, a 3 pais/responsáveis dos alunos e a 4 membros da comunidade local. Para a análise de conteúdo das entrevistas e das notas de campo recorremos a uma grelha de codificação e durante a fase de interpretação e validação dos dados recorremos às técnicas de triangulação e de comparação sistemática desses dados. Os principais resultados mostram que a comunidade percebe o trabalho desenvolvido pela gestão escolar como um trabalho isolado, onde a democracia está pouco presente: os professores têm normalmente uma participação passiva, as famílias parecem conhecer pouco do processo de gestão escolar e os membros da comunidade local assumem não ter nenhuma participação no processo de gestão. As famílias e a comunidade local sentemse sentem do ‘lado de fora’ da escola, sentem-se consumidores de um ‘prato feito’ e sobre o qual desconhecem os propósitos. |
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O (não) papel da Comunidade na Gestão Escolar: o caso de uma escola rural do Estado do MaranhãoAdministração escolarGestão EscolarAutonomia escolarGestão democrática escolarSchool administrationSchool managementSchool autonomySchool democratic managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO aporte teórico disponível tem vindo a mostrar que a gestão democrática não é ainda uma realidade na generalidade dos estabelecimentos de ensino, no Brasil (Cruz, 2016; Marinho, 2016; Elias, 2017; Santana & Schmitz, 2012; Santana et al., 2017). A presente dissertação, centrando-se neste campo de investigação, foi desenhada com o propósito de investigar a compreensão da comunidade (local e escolar) de uma escola rural do Estado do Maranhão, acerca da forma como o processo de gestão escolar é desenvolvido. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, no formato de estudo de caso. Os dados foram obtidos através de observação feita no local do estudo durante 13 meses, que se traduziu no registo de notas de campo, e da realização de entrevistas semiestruturadas ao gestor da escola investigada, a 3 professores, a 3 pais/responsáveis dos alunos e a 4 membros da comunidade local. Para a análise de conteúdo das entrevistas e das notas de campo recorremos a uma grelha de codificação e durante a fase de interpretação e validação dos dados recorremos às técnicas de triangulação e de comparação sistemática desses dados. Os principais resultados mostram que a comunidade percebe o trabalho desenvolvido pela gestão escolar como um trabalho isolado, onde a democracia está pouco presente: os professores têm normalmente uma participação passiva, as famílias parecem conhecer pouco do processo de gestão escolar e os membros da comunidade local assumem não ter nenhuma participação no processo de gestão. As famílias e a comunidade local sentemse sentem do ‘lado de fora’ da escola, sentem-se consumidores de um ‘prato feito’ e sobre o qual desconhecem os propósitos.The theoretical contribution available has shown that democratic management is not yet a reality in most educational institutions in Brazil (Cruz, 2016; Marinho, 2016; Elias, 2017; Santana & Schmitz, 2012; Santana et al. 2017). The present dissertation, focusing on this field of research, was designed with the purpose of investigating the understanding of the community (local and school community) of a rural school in the State of Maranhão, about the way the school management process is developed. The methodology used is qualitative, in the form of a case study. The data was obtained through observation at the study site for 13 months, which resulted in the recording of field notes and semi-structured interviews with the Director of the investigated school, 3 teachers, 3 student's parents and 4 members of the local community. For the content analysis of interviews and field notes we used a coding grid and during the interpretation and validation of the data we used the techniques of triangulation and systematic comparison of this data. The main results show that the community perceives the work developed by school management as an isolated work, where democracy is barely present: teachers usually have a passive participation, families seem to know little of the school management process and the members of the local community assume no participation in the management process. Families and the local community feel they are left outside the school, feeling like consumers of a "made dish" to which they are unaware of the purposes.Gaio, SofiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarneiro, Patrícia do Carmo2018-12-03T16:46:57Z2018-11-26T00:00:00Z2018-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7077porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:27Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:58.279631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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