O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Jéssica Boaventura dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200651
Resumo: A presente monografia procurou compreender de que maneira o uso de um Edublog pode contribuir com a gestão democrática em uma escola pública sendo um dos meios de comunicação entre a escola e sua comunidade. Baseando-se nos princípos legais da gestão democrática de ensino, esse Edublog foi utilizado como ferramenta para realizar a avaliação institucional de uma escola pública rural do município de Gravataí. A avaliação realizada foi através de um questionário, disponível no Edublog, com questões fechadas e uma aberta, servindo para tomar conhecimento da opinião das famílias sobre todos os setores, profissionais e serviços prestados pela escola. A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo estudo de caso. Para a análise de dados recorreu-se a estatística e o uso de gráficos para melhor explicação das questões fechadas e à Análise Textual Discursiva para explanação dos excertos emergentes das questões abertas. Os dados emergentes mostram as possibilidades que o Edublog pode trazer para a melhoria da gestão escolar, bem como suas limitações.
id UFRGS-2_b6f358dde7934b5982e6abffc6a5f679
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200651
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraz, Jéssica Boaventura dos SantosFoohs, Marcelo Magalhães2019-10-12T03:54:37Z2018http://hdl.handle.net/10183/200651001103294A presente monografia procurou compreender de que maneira o uso de um Edublog pode contribuir com a gestão democrática em uma escola pública sendo um dos meios de comunicação entre a escola e sua comunidade. Baseando-se nos princípos legais da gestão democrática de ensino, esse Edublog foi utilizado como ferramenta para realizar a avaliação institucional de uma escola pública rural do município de Gravataí. A avaliação realizada foi através de um questionário, disponível no Edublog, com questões fechadas e uma aberta, servindo para tomar conhecimento da opinião das famílias sobre todos os setores, profissionais e serviços prestados pela escola. A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo estudo de caso. Para a análise de dados recorreu-se a estatística e o uso de gráficos para melhor explicação das questões fechadas e à Análise Textual Discursiva para explanação dos excertos emergentes das questões abertas. Os dados emergentes mostram as possibilidades que o Edublog pode trazer para a melhoria da gestão escolar, bem como suas limitações.The present monograph sought to understand how the use of an Edublog can contribute to democratic management in a public school being one of the means of communication between the school and its community. Based on the legal principles of democratic teaching management, this Edublog was used as a tool to carry out the institutional evaluation of a rural public school in the city of Gravataí. The evaluation was carried out through a questionnaire, available at Edublog, with closed questions and an open questionnaire, which served to get the opinions of families about all the sectors, professionals and services provided by the school. The methodology used was qualitative of the case study type. For the analysis of data we used statistical and graphical use to better explain the closed questions and the Discursive Textual Analysis to explain the excerpts emerging from the open questions. The emerging data show the possibilities that Edublog can bring to the improvement of school management, as well as its limitations.application/pdfporGestão escolarGestão democráticaBlogEdublogSchool ManagementDemocratic ManagementO uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escolaThe use of Edublog in school management : a possibility of approaching the school community to the processes of school managementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103294.pdf.txt001103294.pdf.txtExtracted Texttext/plain62711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200651/2/001103294.pdf.txt644cf877b2cde5f45e0abc578307c086MD52ORIGINAL001103294.pdfTexto completoapplication/pdf1503970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200651/1/001103294.pdf29eaf537f11996d0a03e555712a8c56dMD5110183/2006512019-10-13 03:50:49.083725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200651Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of Edublog in school management : a possibility of approaching the school community to the processes of school management
title O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
spellingShingle O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
Ferraz, Jéssica Boaventura dos Santos
Gestão escolar
Gestão democrática
Blog
Edublog
School Management
Democratic Management
title_short O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
title_full O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
title_fullStr O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
title_full_unstemmed O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
title_sort O uso de Edublog na gestão escolar : uma possibilidade de aproximação da comunidade escolar aos processos de gestão da escola
author Ferraz, Jéssica Boaventura dos Santos
author_facet Ferraz, Jéssica Boaventura dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Jéssica Boaventura dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática
Blog
topic Gestão escolar
Gestão democrática
Blog
Edublog
School Management
Democratic Management
dc.subject.eng.fl_str_mv Edublog
School Management
Democratic Management
description A presente monografia procurou compreender de que maneira o uso de um Edublog pode contribuir com a gestão democrática em uma escola pública sendo um dos meios de comunicação entre a escola e sua comunidade. Baseando-se nos princípos legais da gestão democrática de ensino, esse Edublog foi utilizado como ferramenta para realizar a avaliação institucional de uma escola pública rural do município de Gravataí. A avaliação realizada foi através de um questionário, disponível no Edublog, com questões fechadas e uma aberta, servindo para tomar conhecimento da opinião das famílias sobre todos os setores, profissionais e serviços prestados pela escola. A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo estudo de caso. Para a análise de dados recorreu-se a estatística e o uso de gráficos para melhor explicação das questões fechadas e à Análise Textual Discursiva para explanação dos excertos emergentes das questões abertas. Os dados emergentes mostram as possibilidades que o Edublog pode trazer para a melhoria da gestão escolar, bem como suas limitações.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:54:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200651
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103294
url http://hdl.handle.net/10183/200651
identifier_str_mv 001103294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200651/2/001103294.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200651/1/001103294.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 644cf877b2cde5f45e0abc578307c086
29eaf537f11996d0a03e555712a8c56d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585568321536