Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2501 |
Resumo: | O aumento da competitividade transformou os mercados em ambientes cada vez mais complexos conduzindo a um cenário em que as organizações sofrem mutações constantes por forma a acompanhar os requisitos fundamentais à competitividade. Neste cenário, é fundamental aumentar a velocidade dos procedimentos e reduzir os desperdícios inerentes aos processos alcançando lead times cada vez mais curtos em resposta a processos de produção cada vez mais complexos, fruto da variabilidade causada pela customização de produtos. Neste contexto, a gestão dos transportes assume relevância não só pela vertente do controlo e redução dos custos dos produtos transportados, mas também por via da criação de valor acrescentado para o cliente, ditando os lead times alcançados. Assim surge a relevância do presente projeto, cujo principal objetivo consiste na elaboração de uma ferramenta de apoio à decisão com a missão de minimizar a complexidade de gestão e os custos envolvidos na Gestão de Rotas de Circuitos unicamente rodoviários (unimodais) geridos pela empresa Brunswick Marine. Esta é produtora de barcos de recreio, não sendo por isso um mercado e um produto convencional. O seu transporte está sujeito a diversas condicionantes e restrições do foro legal, de qualidade e segurança. A elaboração potencializa as capacidades do gestor ao tomar decisões com base em dados quantitativos, sendo possível que as combinações efetuadas sejam consumadas com base em uma linha guia de uma combinação ótima para alcançar o custo mínimo possível. |
id |
RCAP_7ba6de2494325c88973534469ef01316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2501 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportadoProcedimentosLead TimeTransporteProceduresLead timeTransportO aumento da competitividade transformou os mercados em ambientes cada vez mais complexos conduzindo a um cenário em que as organizações sofrem mutações constantes por forma a acompanhar os requisitos fundamentais à competitividade. Neste cenário, é fundamental aumentar a velocidade dos procedimentos e reduzir os desperdícios inerentes aos processos alcançando lead times cada vez mais curtos em resposta a processos de produção cada vez mais complexos, fruto da variabilidade causada pela customização de produtos. Neste contexto, a gestão dos transportes assume relevância não só pela vertente do controlo e redução dos custos dos produtos transportados, mas também por via da criação de valor acrescentado para o cliente, ditando os lead times alcançados. Assim surge a relevância do presente projeto, cujo principal objetivo consiste na elaboração de uma ferramenta de apoio à decisão com a missão de minimizar a complexidade de gestão e os custos envolvidos na Gestão de Rotas de Circuitos unicamente rodoviários (unimodais) geridos pela empresa Brunswick Marine. Esta é produtora de barcos de recreio, não sendo por isso um mercado e um produto convencional. O seu transporte está sujeito a diversas condicionantes e restrições do foro legal, de qualidade e segurança. A elaboração potencializa as capacidades do gestor ao tomar decisões com base em dados quantitativos, sendo possível que as combinações efetuadas sejam consumadas com base em uma linha guia de uma combinação ótima para alcançar o custo mínimo possível.The increase of the competition turns the market into one environment even more complex driving them to scenarios which the organizations mutate themselves to tag along with the competition´s main requirements. In this scenario, it´s crucial the increase of the procedures and the decrease of the waste of the processes to reach as short as possible the lead times on the production increasingly complex, drived by the variety the products customization. on this context, the fleet management take over an high position not just because the management enables a decrease on the costs, but also because of the value added to the client and the lead times reached. With this, it comes up the need on this subject, the main goal is the creation of an aid management tool with the target to minimize the complexity of the management and the costs, the management of the fleet circuits mainly by road (unimodal) managed by the company Brunswick Marine. This company produces fiber boats, which is not an ordinary market. The deliver is done under some conditionings and some legal restrictions, by quality and security. The preparation potentiates the capacity of the user to decide what he should do by some quantity data, it enable the combinations be done with some guidance data which indicates the what the manager must select to reach the minimum cost possible.2021-04-29T14:35:57Z2020-03-12T00:00:00Z2020-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2501TID:202710530porRodrigues, Bruno Filipe Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:48Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:59.423533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado |
title |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado Rodrigues, Bruno Filipe Barbosa Procedimentos Lead Time Transporte Procedures Lead time Transport |
title_short |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado |
title_full |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado |
title_sort |
Desenvolvimento de uma metodologia para reduzir o custo por barco transportado |
author |
Rodrigues, Bruno Filipe Barbosa |
author_facet |
Rodrigues, Bruno Filipe Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruno Filipe Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procedimentos Lead Time Transporte Procedures Lead time Transport |
topic |
Procedimentos Lead Time Transporte Procedures Lead time Transport |
description |
O aumento da competitividade transformou os mercados em ambientes cada vez mais complexos conduzindo a um cenário em que as organizações sofrem mutações constantes por forma a acompanhar os requisitos fundamentais à competitividade. Neste cenário, é fundamental aumentar a velocidade dos procedimentos e reduzir os desperdícios inerentes aos processos alcançando lead times cada vez mais curtos em resposta a processos de produção cada vez mais complexos, fruto da variabilidade causada pela customização de produtos. Neste contexto, a gestão dos transportes assume relevância não só pela vertente do controlo e redução dos custos dos produtos transportados, mas também por via da criação de valor acrescentado para o cliente, ditando os lead times alcançados. Assim surge a relevância do presente projeto, cujo principal objetivo consiste na elaboração de uma ferramenta de apoio à decisão com a missão de minimizar a complexidade de gestão e os custos envolvidos na Gestão de Rotas de Circuitos unicamente rodoviários (unimodais) geridos pela empresa Brunswick Marine. Esta é produtora de barcos de recreio, não sendo por isso um mercado e um produto convencional. O seu transporte está sujeito a diversas condicionantes e restrições do foro legal, de qualidade e segurança. A elaboração potencializa as capacidades do gestor ao tomar decisões com base em dados quantitativos, sendo possível que as combinações efetuadas sejam consumadas com base em uma linha guia de uma combinação ótima para alcançar o custo mínimo possível. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-12T00:00:00Z 2020-03-12 2021-04-29T14:35:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2501 TID:202710530 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2501 |
identifier_str_mv |
TID:202710530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131534904524800 |