Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Antunes,Ana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barros Araújo,Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200321
Resumo: Resumo: Dado o interesse crescente e a pertinência da investigação qualitativa na área da Psicologia, importa promover oportunidades de formação aos alunos nesta modalidade de pesquisa científica. A investigação qualitativa revela-se um fator importante na promoção da justiça social, sendo que os psicólogos da Educação parecem recetivos a esta forma de pesquisa. O principal objetivo deste trabalho é conhecer como um grupo de estudantes perceciona a investigação qualitativa e uma unidade curricular de métodos de investigação, centrada na metodologia qualitativa, após a frequência da mesma. O estudo é qualitativo de natureza exploratória. O grupo de participantes era constituído por 11 alunos (10 mulheres e um homem), inscritos num curso de 2.º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, assegurando-se a participação informada e voluntária. A recolha de dados foi efetuada através da produção de narrativas individuais, com tópicos orientadores para a sua redação. Os textos foram alvo de análise de conteúdo, realizada por dois codificadores, seguindo uma lógica dedutiva e indutiva. Os dados obtidos revelam conhecimento dos alunos sobre a investigação qualitativa congregado nas categorias: Paradigmas/Visão do Mundo, Propósito da Investigação, Dimensão do Fenómeno e Pressupostos Ontológico, Metodológico, Epistemológico e Axiológico. No que se refere à unidade curricular destacam-se perceções associadas às categorias: Aspetos motivacionais, Processo Ensino-aprendizagem e Transferência da Aprendizagem. A frequência da unidade curricular parece ter contribuído para o aprofundar do conhecimento dos alunos sobre investigação qualitativa, desmistificando crenças, experimentando, e valorizando esta nova abordagem investigativa, sugerindo a sua lecionação mais cedo no percurso formativo, durante a licenciatura.
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