Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615 |
Resumo: | A metodologia qualitativa ainda costuma ser apresentada aos alunos como forma menos privilegiada de fazer investigação. Neste estudo pretendemos conhecer as perceções de alunos sobre a metodologia qualitativa e as suas expectativas sobre a Unidade Curricular de Métodos de Investigação II. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória. Participaram 10 alunos (8 mulheres e 2 homens) de um curso de 2º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, tendo-se assegurado a participação informada e voluntária. Os dados foram recolhidos através de narrativas individuais, mediante orientações para a sua elaboração. Estas foram alvo de análise de conteúdo, por dois codificadores, numa lógica indutiva e dedutiva. Os dados revelaram algumas noções dos alunos sobre a metodologia qualitativa relacionadas, sobretudo, com o propósito da investigação, o processo metodológico, a natureza subjetiva da realidade, a perspetiva idiográfica e o papel de investigador participante. Além disso, as expectativas dos alunos sobre a Unidade Curricular eram positivas, destacando-se a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos e competências e a aplicação prática dos conhecimentos, sobretudo, na dissertação de mestrado. Apesar de os alunos apresentarem algumas noções sobre a metodologia qualitativa, importa formação específica para aprofundamento e esclarecimento de alguns aspetos. |
id |
RCAP_98dacb708d8e9979e2f5745d373ca92e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/121 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestradoLearning qualitative research in educational psychology: Perceptions and expectations of master’s degree studentsInvestigação Qualitativa; Ensino-Aprendizagem; Psicologia da Educação.Qualitative Research; Teaching-Learning; Educational Psychology.A metodologia qualitativa ainda costuma ser apresentada aos alunos como forma menos privilegiada de fazer investigação. Neste estudo pretendemos conhecer as perceções de alunos sobre a metodologia qualitativa e as suas expectativas sobre a Unidade Curricular de Métodos de Investigação II. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória. Participaram 10 alunos (8 mulheres e 2 homens) de um curso de 2º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, tendo-se assegurado a participação informada e voluntária. Os dados foram recolhidos através de narrativas individuais, mediante orientações para a sua elaboração. Estas foram alvo de análise de conteúdo, por dois codificadores, numa lógica indutiva e dedutiva. Os dados revelaram algumas noções dos alunos sobre a metodologia qualitativa relacionadas, sobretudo, com o propósito da investigação, o processo metodológico, a natureza subjetiva da realidade, a perspetiva idiográfica e o papel de investigador participante. Além disso, as expectativas dos alunos sobre a Unidade Curricular eram positivas, destacando-se a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos e competências e a aplicação prática dos conhecimentos, sobretudo, na dissertação de mestrado. Apesar de os alunos apresentarem algumas noções sobre a metodologia qualitativa, importa formação específica para aprofundamento e esclarecimento de alguns aspetos.Qualitative methodology is still presented to students as a less privileged way of doing research. In this study, we intend to examine the perceptions of students about the qualitative methodology and their expectations about the Curricular Unit of Research Methods II. This is a qualitative study of an exploratory nature. Participants were 10 students (8 women and 2 men) attending a 2nd cycle course, in Educational Psychology, at a Portuguese Public University, in the academic year 2019/2020. Informed and voluntary consent was ensured. The data were collected through individual narratives, following provided guidelines. Narratives were subject to content analysis, by two coders, in an inductive and deductive logic. Results revealed some notions of the students on the qualitative methodology that were mainly related with the purpose of the investigation, methodological process, subjective nature of the reality, idiographic perspective and the role of participating researcher. Moreover, students' expectations about the course were positive, highlighting the possibility of learning knowledge and skills, and the practical application of knowledge, especially in the master's dissertation. Although students present some notions about qualitative methodology, specific training is needed to deepen and clarify some aspects.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 602-615New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 602-615New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 602-6152184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/121https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/121/119P. Antunes, AnaB. Araújo, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:19Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:58.209941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado Learning qualitative research in educational psychology: Perceptions and expectations of master’s degree students |
title |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado |
spellingShingle |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado P. Antunes, Ana Investigação Qualitativa; Ensino-Aprendizagem; Psicologia da Educação. Qualitative Research; Teaching-Learning; Educational Psychology. |
title_short |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado |
title_full |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado |
title_fullStr |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado |
title_full_unstemmed |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado |
title_sort |
Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado |
author |
P. Antunes, Ana |
author_facet |
P. Antunes, Ana B. Araújo, Sara |
author_role |
author |
author2 |
B. Araújo, Sara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
P. Antunes, Ana B. Araújo, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Qualitativa; Ensino-Aprendizagem; Psicologia da Educação. Qualitative Research; Teaching-Learning; Educational Psychology. |
topic |
Investigação Qualitativa; Ensino-Aprendizagem; Psicologia da Educação. Qualitative Research; Teaching-Learning; Educational Psychology. |
description |
A metodologia qualitativa ainda costuma ser apresentada aos alunos como forma menos privilegiada de fazer investigação. Neste estudo pretendemos conhecer as perceções de alunos sobre a metodologia qualitativa e as suas expectativas sobre a Unidade Curricular de Métodos de Investigação II. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória. Participaram 10 alunos (8 mulheres e 2 homens) de um curso de 2º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, tendo-se assegurado a participação informada e voluntária. Os dados foram recolhidos através de narrativas individuais, mediante orientações para a sua elaboração. Estas foram alvo de análise de conteúdo, por dois codificadores, numa lógica indutiva e dedutiva. Os dados revelaram algumas noções dos alunos sobre a metodologia qualitativa relacionadas, sobretudo, com o propósito da investigação, o processo metodológico, a natureza subjetiva da realidade, a perspetiva idiográfica e o papel de investigador participante. Além disso, as expectativas dos alunos sobre a Unidade Curricular eram positivas, destacando-se a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos e competências e a aplicação prática dos conhecimentos, sobretudo, na dissertação de mestrado. Apesar de os alunos apresentarem algumas noções sobre a metodologia qualitativa, importa formação específica para aprofundamento e esclarecimento de alguns aspetos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/121 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/121/119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 602-615 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 602-615 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 602-615 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346448486400 |