Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: P. Antunes, Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: B. Araújo, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615
Resumo: A metodologia qualitativa ainda costuma ser apresentada aos alunos como forma menos privilegiada de fazer investigação. Neste estudo pretendemos conhecer as perceções de alunos sobre a metodologia qualitativa e as suas expectativas sobre a Unidade Curricular de Métodos de Investigação II. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória. Participaram 10 alunos (8 mulheres e 2 homens) de um curso de 2º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, tendo-se assegurado a participação informada e voluntária. Os dados foram recolhidos através de narrativas individuais, mediante orientações para a sua elaboração. Estas foram alvo de análise de conteúdo, por dois codificadores, numa lógica indutiva e dedutiva. Os dados revelaram algumas noções dos alunos sobre a metodologia qualitativa relacionadas, sobretudo, com o propósito da investigação, o processo metodológico, a natureza subjetiva da realidade, a perspetiva idiográfica e o papel de investigador participante. Além disso, as expectativas dos alunos sobre a Unidade Curricular eram positivas, destacando-se a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos e competências e a aplicação prática dos conhecimentos, sobretudo, na dissertação de mestrado. Apesar de os alunos apresentarem algumas noções sobre a metodologia qualitativa, importa formação específica para aprofundamento e esclarecimento de alguns aspetos.
id RCAP_98dacb708d8e9979e2f5745d373ca92e
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/121
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestradoLearning qualitative research in educational psychology: Perceptions and expectations of master’s degree studentsInvestigação Qualitativa; Ensino-Aprendizagem; Psicologia da Educação.Qualitative Research; Teaching-Learning; Educational Psychology.A metodologia qualitativa ainda costuma ser apresentada aos alunos como forma menos privilegiada de fazer investigação. Neste estudo pretendemos conhecer as perceções de alunos sobre a metodologia qualitativa e as suas expectativas sobre a Unidade Curricular de Métodos de Investigação II. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória. Participaram 10 alunos (8 mulheres e 2 homens) de um curso de 2º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, tendo-se assegurado a participação informada e voluntária. Os dados foram recolhidos através de narrativas individuais, mediante orientações para a sua elaboração. Estas foram alvo de análise de conteúdo, por dois codificadores, numa lógica indutiva e dedutiva. Os dados revelaram algumas noções dos alunos sobre a metodologia qualitativa relacionadas, sobretudo, com o propósito da investigação, o processo metodológico, a natureza subjetiva da realidade, a perspetiva idiográfica e o papel de investigador participante. Além disso, as expectativas dos alunos sobre a Unidade Curricular eram positivas, destacando-se a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos e competências e a aplicação prática dos conhecimentos, sobretudo, na dissertação de mestrado. Apesar de os alunos apresentarem algumas noções sobre a metodologia qualitativa, importa formação específica para aprofundamento e esclarecimento de alguns aspetos.Qualitative methodology is still presented to students as a less privileged way of doing research. In this study, we intend to examine the perceptions of students about the qualitative methodology and their expectations about the Curricular Unit of Research Methods II. This is a qualitative study of an exploratory nature. Participants were 10 students (8 women and 2 men) attending a 2nd cycle course, in Educational Psychology, at a Portuguese Public University, in the academic year 2019/2020. Informed and voluntary consent was ensured. The data were collected through individual narratives, following provided guidelines. Narratives were subject to content analysis, by two coders, in an inductive and deductive logic. Results revealed some notions of the students on the qualitative methodology that were mainly related with the purpose of the investigation, methodological process, subjective nature of the reality, idiographic perspective and the role of participating researcher. Moreover, students' expectations about the course were positive, highlighting the possibility of learning knowledge and skills, and the practical application of knowledge, especially in the master's dissertation. Although students present some notions about qualitative methodology, specific training is needed to deepen and clarify some aspects.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 602-615New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 602-615New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 602-6152184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/121https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/121/119P. Antunes, AnaB. Araújo, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:19Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:58.209941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
Learning qualitative research in educational psychology: Perceptions and expectations of master’s degree students
title Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
spellingShingle Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
P. Antunes, Ana
Investigação Qualitativa; Ensino-Aprendizagem; Psicologia da Educação.
Qualitative Research; Teaching-Learning; Educational Psychology.
title_short Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
title_full Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
title_fullStr Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
title_full_unstemmed Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
title_sort Aprender metodologia qualitativa em psicologia da educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
author P. Antunes, Ana
author_facet P. Antunes, Ana
B. Araújo, Sara
author_role author
author2 B. Araújo, Sara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv P. Antunes, Ana
B. Araújo, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação Qualitativa; Ensino-Aprendizagem; Psicologia da Educação.
Qualitative Research; Teaching-Learning; Educational Psychology.
topic Investigação Qualitativa; Ensino-Aprendizagem; Psicologia da Educação.
Qualitative Research; Teaching-Learning; Educational Psychology.
description A metodologia qualitativa ainda costuma ser apresentada aos alunos como forma menos privilegiada de fazer investigação. Neste estudo pretendemos conhecer as perceções de alunos sobre a metodologia qualitativa e as suas expectativas sobre a Unidade Curricular de Métodos de Investigação II. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória. Participaram 10 alunos (8 mulheres e 2 homens) de um curso de 2º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, tendo-se assegurado a participação informada e voluntária. Os dados foram recolhidos através de narrativas individuais, mediante orientações para a sua elaboração. Estas foram alvo de análise de conteúdo, por dois codificadores, numa lógica indutiva e dedutiva. Os dados revelaram algumas noções dos alunos sobre a metodologia qualitativa relacionadas, sobretudo, com o propósito da investigação, o processo metodológico, a natureza subjetiva da realidade, a perspetiva idiográfica e o papel de investigador participante. Além disso, as expectativas dos alunos sobre a Unidade Curricular eram positivas, destacando-se a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos e competências e a aplicação prática dos conhecimentos, sobretudo, na dissertação de mestrado. Apesar de os alunos apresentarem algumas noções sobre a metodologia qualitativa, importa formação específica para aprofundamento e esclarecimento de alguns aspetos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.602-615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/121
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/121/119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 602-615
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 602-615
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 602-615
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346448486400