Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13152 |
Resumo: | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no decorrer do ano letivo 2013/2014 sob a orientação da professora Doutora Vera do Vale. O Relatório tem por finalidade dar a conhecer e caracterizar a minha intervenção pedagógica, realizada numa instituição de Educação Pré-Escolar, assim como refletir sobre as aprendizagens que esta nos proporciona. O estágio, realizado em conjunto com outra colega, teve a duração de vinte semanas, distribuindo-se por três dias úteis (quarta-feira a sexta-feira), perfazendo trezentas horas. De modo a tornar a leitura deste trabalho mais percetível o mesmo encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira está subdividida em dois capítulos. A primeira parte diz respeito à contextualização e itinerário formativo. No primeiro capítulo falo do enquadramento do processo de estágio, nomeadamente uma pequena introdução à Educação Pré-Escolar, a caracterização da instituição e a organização do ambiente educativo. No segundo capítulo descrevo e analiso, de forma crítico-reflexiva, o processo de estágio, nomeadamente a observação do contexto educativo, a integração progressiva do mesmo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico. A segunda parte deste Relatório diz respeito a um conjunto de experiências-chave em que as quatro primeiras estão relacionadas com a minha vivência no estágio, tendo um carácter essencialmente reflexivo e a quinta, e última experiência-chave, está relacionada com a investigação/estudo que nos foi proposto pelas docentes da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar que, de certo modo, foi importante para a realização da mesma. A investigação está relacionada com as conceções das crianças acerca do Jardim de Infância e esta é feita a partir de uma abordagem específica, a Abordagem de Mosaico. Por fim, são apresentadas as considerações finais do estágio vivenciado e das aprendizagens realizadas. |
id |
RCAP_7bbe90e50e1d27eee63bb750b00df0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no decorrer do ano letivo 2013/2014 sob a orientação da professora Doutora Vera do Vale. O Relatório tem por finalidade dar a conhecer e caracterizar a minha intervenção pedagógica, realizada numa instituição de Educação Pré-Escolar, assim como refletir sobre as aprendizagens que esta nos proporciona. O estágio, realizado em conjunto com outra colega, teve a duração de vinte semanas, distribuindo-se por três dias úteis (quarta-feira a sexta-feira), perfazendo trezentas horas. De modo a tornar a leitura deste trabalho mais percetível o mesmo encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira está subdividida em dois capítulos. A primeira parte diz respeito à contextualização e itinerário formativo. No primeiro capítulo falo do enquadramento do processo de estágio, nomeadamente uma pequena introdução à Educação Pré-Escolar, a caracterização da instituição e a organização do ambiente educativo. No segundo capítulo descrevo e analiso, de forma crítico-reflexiva, o processo de estágio, nomeadamente a observação do contexto educativo, a integração progressiva do mesmo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico. A segunda parte deste Relatório diz respeito a um conjunto de experiências-chave em que as quatro primeiras estão relacionadas com a minha vivência no estágio, tendo um carácter essencialmente reflexivo e a quinta, e última experiência-chave, está relacionada com a investigação/estudo que nos foi proposto pelas docentes da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar que, de certo modo, foi importante para a realização da mesma. A investigação está relacionada com as conceções das crianças acerca do Jardim de Infância e esta é feita a partir de uma abordagem específica, a Abordagem de Mosaico. Por fim, são apresentadas as considerações finais do estágio vivenciado e das aprendizagens realizadas.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSantos, Carolina Gaspar2016-04-14T10:21:18Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13152201333716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:00.006803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final |
title |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final |
spellingShingle |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final Santos, Carolina Gaspar Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final |
title_full |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final |
title_fullStr |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final |
title_full_unstemmed |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final |
title_sort |
Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final |
author |
Santos, Carolina Gaspar |
author_facet |
Santos, Carolina Gaspar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carolina Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no decorrer do ano letivo 2013/2014 sob a orientação da professora Doutora Vera do Vale. O Relatório tem por finalidade dar a conhecer e caracterizar a minha intervenção pedagógica, realizada numa instituição de Educação Pré-Escolar, assim como refletir sobre as aprendizagens que esta nos proporciona. O estágio, realizado em conjunto com outra colega, teve a duração de vinte semanas, distribuindo-se por três dias úteis (quarta-feira a sexta-feira), perfazendo trezentas horas. De modo a tornar a leitura deste trabalho mais percetível o mesmo encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira está subdividida em dois capítulos. A primeira parte diz respeito à contextualização e itinerário formativo. No primeiro capítulo falo do enquadramento do processo de estágio, nomeadamente uma pequena introdução à Educação Pré-Escolar, a caracterização da instituição e a organização do ambiente educativo. No segundo capítulo descrevo e analiso, de forma crítico-reflexiva, o processo de estágio, nomeadamente a observação do contexto educativo, a integração progressiva do mesmo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico. A segunda parte deste Relatório diz respeito a um conjunto de experiências-chave em que as quatro primeiras estão relacionadas com a minha vivência no estágio, tendo um carácter essencialmente reflexivo e a quinta, e última experiência-chave, está relacionada com a investigação/estudo que nos foi proposto pelas docentes da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar que, de certo modo, foi importante para a realização da mesma. A investigação está relacionada com as conceções das crianças acerca do Jardim de Infância e esta é feita a partir de uma abordagem específica, a Abordagem de Mosaico. Por fim, são apresentadas as considerações finais do estágio vivenciado e das aprendizagens realizadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-14T10:21:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13152 201333716 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13152 |
identifier_str_mv |
201333716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015090081792 |