Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Gaspar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13152
Resumo: O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no decorrer do ano letivo 2013/2014 sob a orientação da professora Doutora Vera do Vale. O Relatório tem por finalidade dar a conhecer e caracterizar a minha intervenção pedagógica, realizada numa instituição de Educação Pré-Escolar, assim como refletir sobre as aprendizagens que esta nos proporciona. O estágio, realizado em conjunto com outra colega, teve a duração de vinte semanas, distribuindo-se por três dias úteis (quarta-feira a sexta-feira), perfazendo trezentas horas. De modo a tornar a leitura deste trabalho mais percetível o mesmo encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira está subdividida em dois capítulos. A primeira parte diz respeito à contextualização e itinerário formativo. No primeiro capítulo falo do enquadramento do processo de estágio, nomeadamente uma pequena introdução à Educação Pré-Escolar, a caracterização da instituição e a organização do ambiente educativo. No segundo capítulo descrevo e analiso, de forma crítico-reflexiva, o processo de estágio, nomeadamente a observação do contexto educativo, a integração progressiva do mesmo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico. A segunda parte deste Relatório diz respeito a um conjunto de experiências-chave em que as quatro primeiras estão relacionadas com a minha vivência no estágio, tendo um carácter essencialmente reflexivo e a quinta, e última experiência-chave, está relacionada com a investigação/estudo que nos foi proposto pelas docentes da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar que, de certo modo, foi importante para a realização da mesma. A investigação está relacionada com as conceções das crianças acerca do Jardim de Infância e esta é feita a partir de uma abordagem específica, a Abordagem de Mosaico. Por fim, são apresentadas as considerações finais do estágio vivenciado e das aprendizagens realizadas.
id RCAP_7bbe90e50e1d27eee63bb750b00df0df
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no decorrer do ano letivo 2013/2014 sob a orientação da professora Doutora Vera do Vale. O Relatório tem por finalidade dar a conhecer e caracterizar a minha intervenção pedagógica, realizada numa instituição de Educação Pré-Escolar, assim como refletir sobre as aprendizagens que esta nos proporciona. O estágio, realizado em conjunto com outra colega, teve a duração de vinte semanas, distribuindo-se por três dias úteis (quarta-feira a sexta-feira), perfazendo trezentas horas. De modo a tornar a leitura deste trabalho mais percetível o mesmo encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira está subdividida em dois capítulos. A primeira parte diz respeito à contextualização e itinerário formativo. No primeiro capítulo falo do enquadramento do processo de estágio, nomeadamente uma pequena introdução à Educação Pré-Escolar, a caracterização da instituição e a organização do ambiente educativo. No segundo capítulo descrevo e analiso, de forma crítico-reflexiva, o processo de estágio, nomeadamente a observação do contexto educativo, a integração progressiva do mesmo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico. A segunda parte deste Relatório diz respeito a um conjunto de experiências-chave em que as quatro primeiras estão relacionadas com a minha vivência no estágio, tendo um carácter essencialmente reflexivo e a quinta, e última experiência-chave, está relacionada com a investigação/estudo que nos foi proposto pelas docentes da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar que, de certo modo, foi importante para a realização da mesma. A investigação está relacionada com as conceções das crianças acerca do Jardim de Infância e esta é feita a partir de uma abordagem específica, a Abordagem de Mosaico. Por fim, são apresentadas as considerações finais do estágio vivenciado e das aprendizagens realizadas.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSantos, Carolina Gaspar2016-04-14T10:21:18Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13152201333716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:00.006803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
title Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
spellingShingle Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
Santos, Carolina Gaspar
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
title_full Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
title_fullStr Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
title_full_unstemmed Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
title_sort Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório final
author Santos, Carolina Gaspar
author_facet Santos, Carolina Gaspar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carolina Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no decorrer do ano letivo 2013/2014 sob a orientação da professora Doutora Vera do Vale. O Relatório tem por finalidade dar a conhecer e caracterizar a minha intervenção pedagógica, realizada numa instituição de Educação Pré-Escolar, assim como refletir sobre as aprendizagens que esta nos proporciona. O estágio, realizado em conjunto com outra colega, teve a duração de vinte semanas, distribuindo-se por três dias úteis (quarta-feira a sexta-feira), perfazendo trezentas horas. De modo a tornar a leitura deste trabalho mais percetível o mesmo encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira está subdividida em dois capítulos. A primeira parte diz respeito à contextualização e itinerário formativo. No primeiro capítulo falo do enquadramento do processo de estágio, nomeadamente uma pequena introdução à Educação Pré-Escolar, a caracterização da instituição e a organização do ambiente educativo. No segundo capítulo descrevo e analiso, de forma crítico-reflexiva, o processo de estágio, nomeadamente a observação do contexto educativo, a integração progressiva do mesmo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico. A segunda parte deste Relatório diz respeito a um conjunto de experiências-chave em que as quatro primeiras estão relacionadas com a minha vivência no estágio, tendo um carácter essencialmente reflexivo e a quinta, e última experiência-chave, está relacionada com a investigação/estudo que nos foi proposto pelas docentes da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar que, de certo modo, foi importante para a realização da mesma. A investigação está relacionada com as conceções das crianças acerca do Jardim de Infância e esta é feita a partir de uma abordagem específica, a Abordagem de Mosaico. Por fim, são apresentadas as considerações finais do estágio vivenciado e das aprendizagens realizadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-14T10:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13152
201333716
url http://hdl.handle.net/10400.26/13152
identifier_str_mv 201333716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015090081792