Impacto da RFID no retalho e gestão de stocks : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orghian, Vadim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/62424
Resumo: Project Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Risk Analysis and Management
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spelling Impacto da RFID no retalho e gestão de stocks : estudo de casoGestão de StocksRFIDRetalhoRupturasOptimização de ProcessosCódigo de Barras vs Etiqueta ElectrónicaStock managementStock-outRetailProcess optimizationBarcode vs. RFIDProject Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Risk Analysis and ManagementA globalização, as economias de escala e os avanços das TI têm contribuído para um aumento da competitividade das empresas a nível mundial. A competitividade, embora transversal a todos os sectores da economia, faz-se sentir com maior vigor em alguns sectores como é o caso da Grande Distribuição, onde os principais players procuram novas geografias para aumentar a quota de mercado, e focam-se no desenvolvimento de vantagens competitivas. A obtenção destas pode acontecer através das economias de escala ou da diferenciação do produto ou serviço numa óptica omnicanal, reflectindo-se na fusão de canais online e offline, oferecendo ao cliente uma experiência integrada e única. Para isso, as empresas apostam numa gestão eficiente e optimizada de stocks, informação em tempo real (da matéria-prima durante o fabrico ou do produto final em superfície comercial), a fiabilidade dos stocks (rupturas) e, finalmente, a redução de roubos e quebras de mercadoria. Considerando essas premissas, as empresas precisam de inovar e ultrapassar a forma tradicional de fazer comércio, pois não basta oferecer produtos e serviços, é preciso envolver os clientes em experiências e oferecer soluções mais inovadoras e convenientes através dos múltiplos canais disponibilizados. Os clientes procuram sobretudo uma proximidade que vai para além da relação com o vendedor, procuram transparência e informação detalhada sobre os serviços e produtos, os seus fabricantes e meios de produção utilizados. Num mundo cada vez mais conectado, as organizações terão que se adaptar e expor a sua cultura, valores e processos de dentro para fora, de forma clara e transparente para o público. Do lado do consumidor, a conectividade e a informação disponível têm contribuído para a geração de um consumo com significado, ou seja as escolhas dos clientes estão cada vez mais relacionadas com a criação de uma identificação pessoal com as marcas e os seus valores. Para conseguir transparecer e comunicar os seus valores, processos, serviços ou produtos, as empresas equacionam a adopção de novas tecnologias como é o caso da Radio Frequency Identification (RFID). Esta tecnologia permite identificar, localizar artigos em tempo real sem a necessidade de os visualizar, utilizando a interação de etiquetas electrónicas que funcionam através de frequências de rádio e que são recebidas por um dispositivo de leitura com um sistema informático integrado. Neste estudo de caso, pretende-se avaliar a adoção da tecnologia RFID num contexto real de uma empresa estabelecida no sector do retalho de bricolage e afins. Esta tecnologia apresenta como vantagens a optimização e eficiência de processos operacionais, diminuição de recursos alocados e, sobretudo, o aumento da rentabilidade do negócio. Nesta óptica, a metodologia escolhida para a elaboração do presente estudo consiste numa investigação descritiva, tendo como objectivo responder e resolver a problemas reais e, tendo por base uma revisão minunciosa da literatura. Como parte do estudo da viabilidade financeira da aquisição e implementação da tecnologia RFID, a dissertação irá culminar numa análise ROI para o contexto específico da empresa.The globalization, large-scale economies and the advances in technology are contributing to a significant increase in the competition worldwide. The competition is present in all sectors of economy, even though it is felt with particular strength in retail industry, where the major distributors are looking to expand their market share and focus to achieve a competitive advantage. These can be achieved by scale economies, differentiation on the service/ product, or through a omnichannel strategy. In an omnichannel strategy, the online and offline channels are merged, the result being an integrated experience for the client. The companies are also seeking to develop competitive and operative advantages by optimizing their stock management, having more accurate stock procedures, having more viable inventories through the entire distribuition chain, and by reducing theft in store. Considering this premises, companies need to innovate and to overcome the traditional way of doing commerce, not being enough anymore having good products, it is necessary to engage customers into new experiences and offer more innovative and convenient solution through multiple channels. Consumers look for transparency and proximity beyond the relationship with the vendors, they want to see through the companies values and processes, and to be informed about the origin of products and their manufacturers. Into a connected world, the organizations must adapt and show their culture, values and processes from inside to outside, in a clear and transparent way to general public. On the customer side, the connectivity and the vast information has contributed to a more meaningful consumerism, the comsumption choices are ever-more about creating a story of personal identity. To be visible and to be able to show the enterprise values, processes, services and products, companies start to adopt new technologies such as Radio Frequency Identification (RFID). This technology allows to identify and locate items in real time without having to visualize them, using the interaction of electronic tags that operate through radio frequencies which are received by a reading device with an integrated computer system. In this case study, is intended to evaluate the adoption of RFID in a real environment of a retail company. RFID present the following advantages: process optimization, operational efficiency, decrease of resources, and most importantly increase in business profitability. The methodology chosen for the case study consists of a descriptive review of literature and, as a part of the feasibility study of acquisition and implementation of RFID by company A, the work will culminate in to a ROI analysis for the specific context of the company.Bação, Fernando José Ferreira LucasAntunes, JorgeRUNOrghian, Vadim2019-03-06T16:39:47Z2019-02-072019-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/62424TID:202184579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:30Zoai:run.unl.pt:10362/62424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:45.177304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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