Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tânia Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8861
Resumo: Esta investigação tem como questão de partida saber que uso os professores fazem acerca da literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade dos estudantes negros da Rede Municipal de ensino da cidade do Recife. Assim sendo, as categorias eleitas nessa pesquisa centralizam-se nas políticas públicas, educação multicultural, identidade, literatura africana e afro-brasileira. A metodologia foi qualitativa privilegiando a abordagem teórico metodológica da Análise de Discurso (AD) na linha francesa (Orlandi,2005) . Esta investigação se justifica pela necessidade de viabilizar a inserção da temática no Ensino Fundamental, como demanda a Lei 10.639/03, que institui a inclusão da cultura e da história africanas e afro-brasileiras nesses níveis de ensino. Compreendemos que a investigação sobre temas que apontem a história e a cultura afro-brasileiras e africanas é de grande relevância para toda a sociedade brasileira, uma vez que essa é uma questão política e social que deve fazer parte do processo educativo, trabalhando a favor da formação democrática de cidadãos atuantes no centro de uma sociedade multicultural e pluriétnica. Os resultados apontam que os educadores no exercício de sua profissão sentem dificuldades perante certas situações de preconceito, alguns deles desconhecem a lei, embora que faça parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outros apesar de conhecerem, demonstram dificuldades para trabalhar com a temática, pois afirmam haver necessidade de mais formação por parte da Secretaria de Educação.
id RCAP_7bd54878e7bc5b39aa74f0b3b5408fcd
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negrosMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃOIDENTIDADEEDUCAÇÃO MULTICULTURALLITERATURA AFRICANALITERATURA BRASILEIRAPOLÍTICA PÚBLICABRASILEDUCATIONIDENTITYMULTICULTURAL EDUCATIONAFRICAN LITERATUREBRAZILIAN LITERATUREPUBLIC POLICYBRAZILEsta investigação tem como questão de partida saber que uso os professores fazem acerca da literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade dos estudantes negros da Rede Municipal de ensino da cidade do Recife. Assim sendo, as categorias eleitas nessa pesquisa centralizam-se nas políticas públicas, educação multicultural, identidade, literatura africana e afro-brasileira. A metodologia foi qualitativa privilegiando a abordagem teórico metodológica da Análise de Discurso (AD) na linha francesa (Orlandi,2005) . Esta investigação se justifica pela necessidade de viabilizar a inserção da temática no Ensino Fundamental, como demanda a Lei 10.639/03, que institui a inclusão da cultura e da história africanas e afro-brasileiras nesses níveis de ensino. Compreendemos que a investigação sobre temas que apontem a história e a cultura afro-brasileiras e africanas é de grande relevância para toda a sociedade brasileira, uma vez que essa é uma questão política e social que deve fazer parte do processo educativo, trabalhando a favor da formação democrática de cidadãos atuantes no centro de uma sociedade multicultural e pluriétnica. Os resultados apontam que os educadores no exercício de sua profissão sentem dificuldades perante certas situações de preconceito, alguns deles desconhecem a lei, embora que faça parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outros apesar de conhecerem, demonstram dificuldades para trabalhar com a temática, pois afirmam haver necessidade de mais formação por parte da Secretaria de Educação.The starting point of this research is to understand the use that teachers can make about African and Afro-Brazilian literature in the construction of the identity of black students belonging to the municipal education net of Recife city. Thus, the categories chosen for this research are centered on public policies, multicultural education, identity, African and Afro-Brazilian literature. The methodology was qualitative, focusing on the theoretical methodological approach of French line Discourse Analysis (DA) (Orlandi, 2005). This research is justified by a need to make feasible the insertion of the Afro-Brazilian literature theme in elementary education as required by the Law 10.639/ 03, which institutes the inclusion of African and Afro-Brazilian culture and history content in elementary schools. I understand that an investigation on themes that consider Afro-Brazilian and African history and culture is of great relevance for the Brazilian society as a whole, since this is a political and social subject that should be part of the educational process, contributing for the democratic formation of active citizens in the scope of a multicultural and multiethnic nation. The results indicate that educators in the practice of their professions perceive difficulties in certain situations of prejudice. Some of them are not aware of the above-mentioned law, although it is part of the Law of Guidelines and Bases of National Education. Others, in spite of knowing the law, demonstrate difficulties to deal with such thematic, since they affirm that there is a need for more professional training on the part of the Secretariat of Education.2018-06-11T14:14:56Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8861TID:201925850porLima, Tânia Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:04.850245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
title Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
spellingShingle Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
Lima, Tânia Alves de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
IDENTIDADE
EDUCAÇÃO MULTICULTURAL
LITERATURA AFRICANA
LITERATURA BRASILEIRA
POLÍTICA PÚBLICA
BRASIL
EDUCATION
IDENTITY
MULTICULTURAL EDUCATION
AFRICAN LITERATURE
BRAZILIAN LITERATURE
PUBLIC POLICY
BRAZIL
title_short Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
title_full Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
title_fullStr Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
title_full_unstemmed Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
title_sort Literatura africana e afro- brasileira : a construção da identidade dos estudantes negros
author Lima, Tânia Alves de
author_facet Lima, Tânia Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tânia Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
IDENTIDADE
EDUCAÇÃO MULTICULTURAL
LITERATURA AFRICANA
LITERATURA BRASILEIRA
POLÍTICA PÚBLICA
BRASIL
EDUCATION
IDENTITY
MULTICULTURAL EDUCATION
AFRICAN LITERATURE
BRAZILIAN LITERATURE
PUBLIC POLICY
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
IDENTIDADE
EDUCAÇÃO MULTICULTURAL
LITERATURA AFRICANA
LITERATURA BRASILEIRA
POLÍTICA PÚBLICA
BRASIL
EDUCATION
IDENTITY
MULTICULTURAL EDUCATION
AFRICAN LITERATURE
BRAZILIAN LITERATURE
PUBLIC POLICY
BRAZIL
description Esta investigação tem como questão de partida saber que uso os professores fazem acerca da literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade dos estudantes negros da Rede Municipal de ensino da cidade do Recife. Assim sendo, as categorias eleitas nessa pesquisa centralizam-se nas políticas públicas, educação multicultural, identidade, literatura africana e afro-brasileira. A metodologia foi qualitativa privilegiando a abordagem teórico metodológica da Análise de Discurso (AD) na linha francesa (Orlandi,2005) . Esta investigação se justifica pela necessidade de viabilizar a inserção da temática no Ensino Fundamental, como demanda a Lei 10.639/03, que institui a inclusão da cultura e da história africanas e afro-brasileiras nesses níveis de ensino. Compreendemos que a investigação sobre temas que apontem a história e a cultura afro-brasileiras e africanas é de grande relevância para toda a sociedade brasileira, uma vez que essa é uma questão política e social que deve fazer parte do processo educativo, trabalhando a favor da formação democrática de cidadãos atuantes no centro de uma sociedade multicultural e pluriétnica. Os resultados apontam que os educadores no exercício de sua profissão sentem dificuldades perante certas situações de preconceito, alguns deles desconhecem a lei, embora que faça parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outros apesar de conhecerem, demonstram dificuldades para trabalhar com a temática, pois afirmam haver necessidade de mais formação por parte da Secretaria de Educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-11T14:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8861
TID:201925850
url http://hdl.handle.net/10437/8861
identifier_str_mv TID:201925850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131257821462528