Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Guilherme Rego da, Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20805
Resumo: Este texto parte del presupuesto ideológico y educativo de que la escuela públicadebería, de manera consciente e intencional, contribuir, dentro de sus posibilidades, a la formación cívica y democrática de las nuevas generaciones. Todas las sociedades y regímenes políticos, con sistemas educativos formalmente constituidos, utilizaron la escuela para realizar lo que en lenguage durkheimiano podríamos designar como (...)
id RCAP_7bd99ebc05a0ac64204548e008fe6669
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professoresCivic education and democratic education in the portuguese state school : opinions and options of the teachersEducaciónJuventudLa ciudadaníaLa democraciaLa escuela públicaEducationYouthCivic educationDemocracyState schoolEste texto parte del presupuesto ideológico y educativo de que la escuela públicadebería, de manera consciente e intencional, contribuir, dentro de sus posibilidades, a la formación cívica y democrática de las nuevas generaciones. Todas las sociedades y regímenes políticos, con sistemas educativos formalmente constituidos, utilizaron la escuela para realizar lo que en lenguage durkheimiano podríamos designar como (...)«Civic Education and Democratic Education in the Portuguese State School: opinions and options of the teachers». This text takes as its ideological and educational premise that public schools should, consciously and intentionally, contribute -as far as possible- to the civic and democratic development of the younger generation. All societies and political regimes with formally constituted educational systems use schools to do what in Durkheimian terms would be designated as «methodical socialisation of the younger generation». It is highly probable that this ideological work is more obvious in dictatorial regimes, of a totalitarian nature or in fact totalitarian. In a pluralistic democracy, respect for the various visions of the world and of society and for the various possible lifestyles may make it seem impossible, or at least very difficult, to carry out an educational study focused on values. However, the main conclusion of this research is that teachers make themselves available to participate in an educational endeavour that helps to shape young people in values and democratic and humanistic ideals.Universidad de La Laguna. Servicio de PublicacionesUniversidade do MinhoGomes, Carlos AlbertoSilva, Guilherme Rego daSilva, Daniela Andrade Vilaverde e20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20805por0211-8939info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:33.404023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
Civic education and democratic education in the portuguese state school : opinions and options of the teachers
title Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
spellingShingle Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
Gomes, Carlos Alberto
Educación
Juventud
La ciudadanía
La democracia
La escuela pública
Education
Youth
Civic education
Democracy
State school
title_short Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
title_full Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
title_fullStr Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
title_full_unstemmed Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
title_sort Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
author Gomes, Carlos Alberto
author_facet Gomes, Carlos Alberto
Silva, Guilherme Rego da
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
author_role author
author2 Silva, Guilherme Rego da
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carlos Alberto
Silva, Guilherme Rego da
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
dc.subject.por.fl_str_mv Educación
Juventud
La ciudadanía
La democracia
La escuela pública
Education
Youth
Civic education
Democracy
State school
topic Educación
Juventud
La ciudadanía
La democracia
La escuela pública
Education
Youth
Civic education
Democracy
State school
description Este texto parte del presupuesto ideológico y educativo de que la escuela públicadebería, de manera consciente e intencional, contribuir, dentro de sus posibilidades, a la formación cívica y democrática de las nuevas generaciones. Todas las sociedades y regímenes políticos, con sistemas educativos formalmente constituidos, utilizaron la escuela para realizar lo que en lenguage durkheimiano podríamos designar como (...)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/20805
url http://hdl.handle.net/1822/20805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0211-8939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de La Laguna. Servicio de Publicaciones
publisher.none.fl_str_mv Universidad de La Laguna. Servicio de Publicaciones
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133104312418304