Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/20805 |
Resumo: | Este texto parte del presupuesto ideológico y educativo de que la escuela públicadebería, de manera consciente e intencional, contribuir, dentro de sus posibilidades, a la formación cívica y democrática de las nuevas generaciones. Todas las sociedades y regímenes políticos, con sistemas educativos formalmente constituidos, utilizaron la escuela para realizar lo que en lenguage durkheimiano podríamos designar como (...) |
id |
RCAP_7bd99ebc05a0ac64204548e008fe6669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professoresCivic education and democratic education in the portuguese state school : opinions and options of the teachersEducaciónJuventudLa ciudadaníaLa democraciaLa escuela públicaEducationYouthCivic educationDemocracyState schoolEste texto parte del presupuesto ideológico y educativo de que la escuela públicadebería, de manera consciente e intencional, contribuir, dentro de sus posibilidades, a la formación cívica y democrática de las nuevas generaciones. Todas las sociedades y regímenes políticos, con sistemas educativos formalmente constituidos, utilizaron la escuela para realizar lo que en lenguage durkheimiano podríamos designar como (...)«Civic Education and Democratic Education in the Portuguese State School: opinions and options of the teachers». This text takes as its ideological and educational premise that public schools should, consciously and intentionally, contribute -as far as possible- to the civic and democratic development of the younger generation. All societies and political regimes with formally constituted educational systems use schools to do what in Durkheimian terms would be designated as «methodical socialisation of the younger generation». It is highly probable that this ideological work is more obvious in dictatorial regimes, of a totalitarian nature or in fact totalitarian. In a pluralistic democracy, respect for the various visions of the world and of society and for the various possible lifestyles may make it seem impossible, or at least very difficult, to carry out an educational study focused on values. However, the main conclusion of this research is that teachers make themselves available to participate in an educational endeavour that helps to shape young people in values and democratic and humanistic ideals.Universidad de La Laguna. Servicio de PublicacionesUniversidade do MinhoGomes, Carlos AlbertoSilva, Guilherme Rego daSilva, Daniela Andrade Vilaverde e20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20805por0211-8939info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:33.404023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores Civic education and democratic education in the portuguese state school : opinions and options of the teachers |
title |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores |
spellingShingle |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores Gomes, Carlos Alberto Educación Juventud La ciudadanía La democracia La escuela pública Education Youth Civic education Democracy State school |
title_short |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores |
title_full |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores |
title_fullStr |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores |
title_full_unstemmed |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores |
title_sort |
Educação cívica e formação democrática na escola pública portuguesa : opiniões e opções educativas dos professores |
author |
Gomes, Carlos Alberto |
author_facet |
Gomes, Carlos Alberto Silva, Guilherme Rego da Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Guilherme Rego da Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Alberto Silva, Guilherme Rego da Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Juventud La ciudadanía La democracia La escuela pública Education Youth Civic education Democracy State school |
topic |
Educación Juventud La ciudadanía La democracia La escuela pública Education Youth Civic education Democracy State school |
description |
Este texto parte del presupuesto ideológico y educativo de que la escuela públicadebería, de manera consciente e intencional, contribuir, dentro de sus posibilidades, a la formación cívica y democrática de las nuevas generaciones. Todas las sociedades y regímenes políticos, con sistemas educativos formalmente constituidos, utilizaron la escuela para realizar lo que en lenguage durkheimiano podríamos designar como (...) |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/20805 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/20805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0211-8939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de La Laguna. Servicio de Publicaciones |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de La Laguna. Servicio de Publicaciones |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133104312418304 |