Auto-avaliação de escolas: contributo para a elaboração de instrumentos relativos à organização e gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Filipa Cláudia Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25949
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Auto-avaliação de escolas: contributo para a elaboração de instrumentos relativos à organização e gestão escolarAuto-avaliação de escolasMelhoriaQualidadeOrganização e gestão escolarDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraAo longo das últimas décadas, a auto-avaliação das escolas tem vindo a ganhar destaque no Sistema de Educativo do nosso país. São várias as motivações sociais, pedagógicas, económicas, políticas e científicas que subjazem à necessidade e exigência da avaliação das organizações escolares. A auto-avaliação das escolas é um processo levado a cabo pela própria comunidade educativa, sendo o objecto de análise o funcionamento e desempenho da escola. A auto-avaliação de escolas pode cumprir diversas finalidades: prestação de contas, conhecimento e melhoria. Porém, esta coaduna-se melhor com a última finalidade. Este processo auto-avaliativo permite à escola efectuar um diagnóstico e regulação da sua situação e com base nestes identificar os seus êxitos ou pontos fortes e as áreas em que a melhoria se impõe, que devem consubstanciar-se em planos e acções de melhoria e de resolução de problemas. Para que a escola possa efectivar este processo, e para recolher informações de forma fidedigna sobre as áreas a avaliar, necessita de técnicas e instrumentos de que muitas vezes não dispõe. O psicólogo da educação, cuja finalidade prioritária é a promoção da melhoria, da satisfação e do sucesso educativo, pode contribuir em diversos domínios no processo de autoavaliação. Neste trabalho, o nosso objectivo, enquanto psicólogos da educação, consiste no estudo deste processo e na construção de instrumentos para avaliar cinco dimensões da área de organização e gestão escolar: envolvimento dos pais; comunicação; parcerias e apoios; práticas de monitorização e auto-avaliação; e estratégias de publicitação e admissão de alunos.Throughout the last decades, the self-evaluation of schools has come to acquire a significant importance in the educational system of our country. There are several social, pedagogic, economic, political and scientific interests which are inherent to the need and demand of the evaluation of school organizations. Schools self-evaluation is a process carried out by the educative community itself, being the object of analysis the functioning and performance of the school. Schools self-evaluation may fulfil diverse purposes: accounts rendering, knowledge, and improvement. However, the self-evaluation process combines better with this last purpose. This process allows school to carry out a diagnosis and regulation of its situation and through this identify its successes or strong points and the areas in which improvement is required, which must be related to plans and actions of improvement and resolution of problems. For school to accomplish this process and to collect trustworthy information on the areas to assess it needs techniques and instruments which very often it does not possess. The educational psychologist whose main intention is the promotion of the improvement, satisfaction and the educational success can contribute in several ways in the school self-evaluation. In this work, our aim, while an educational psychologist, consists in the study of this process and the construction of instruments to assess five different dimensions of the area of school organization and management: involvement of parents; communication; partnerships and supports; practices of assess and strategies of divulgation of school and pupils’ admission.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25949http://hdl.handle.net/10316/25949porLuís, Filipa Cláudia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:33.174921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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