A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Palmira Carlos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Correia, Serafim Manuel Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1528
Resumo: A avaliação de escola tem vindo a ganhar força com a preocupação inerente à crescente autonomia da escola que a obriga, por um lado, a prestar contas à sociedade e, por outro, a desenvolver aprendizagens que proporcionem as soluções adequadas e criativas à resolução dos problemas que lhe são constantemente colocados. Sendo a avaliação encarada, pela maioria dos responsáveis políticos, como uma estratégia de melhoria da escola, justifica-se que esteja a ser objecto de uma profunda reflexão no seio do Sistema Educativo Português. É, neste contexto, que sustentamos que a avaliação de escola, sobretudo na modalidade de auto-avaliação, é um meio de aprendizagem organizativa, capaz de habilitar uma comunidade educativa a organizar os seus processos de melhoria e a mobilizar o conhecimento interno da escola necessário para responder, de modo adequado e criativo, às mudanças. Assim, durante o ano de 2007, levámos a cabo uma investigação, cuja preocupação central assentou, fundamentalmente, no conhecimento dos dispositivos que têm sido desenvolvidos nas 769 escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos dos ensinos básico e secundário. Para tal, elaborámos um questionário que, depois de validado, enviámos a todas as escolas, em versão electrónica, possibilitando a resposta por essa mesma via. Os dados obtidos, a partir das 274 respostas, foram tratados com recurso ao programa informático SPSS (versão 13.0 para Windows) e, posteriormente, analisados. Neste artigo, apresentaremos alguns resultados que nos ajudaram a compreender e a problematizar as práticas de auto-avaliação das escolas públicas.   Palavras-chave: Auto-avaliação de Escola. Dispositivosde Avaliação. Organização Aprendente.   The evaluation of school has gained visibility due to its autonomy inner concerning which puts it in a position of, by one side, establishing a dialogue with society, and by the other, developing a creative learning that provides the most appropriate solutions to solve the demanded problems. Evaluation is considered, by most politicians, as a strategy that can make the school to improve, which justifies it to be the subject of a further consideration within the Portuguese Educational System. In this context we consider the school evaluating system, in its self-evaluation approach, an organization learning way, which can enable the educational community to manage its improvement processes and sensibly the necessary school’s internal knowledge in order to answer the changes. Thus, throughout the 2007 year, we carried out a research, whose essential concern is the awareness of the devices developed into the 769 basic and secondary public schools of Basic and Fundamental Schooling. So, we drew up a questionnaire and sent it to all schools in a electronic version, enabling electronic replies. The obtained data from the 274 responses were processed using the SPSS software (version 13.0 for Windows), and subsequently analyzed. In this article we present some results that helped us to understand and enquiry the practices of self-evaluation in public schools.   Keywords: School self-evaluation. Evaluation Devices. Learning organization.
id UEPG-31_33e1a3964ee9f0f402a238087dc1348d
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1528
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382Auto-avaliação de EscolaDispositivosde AvaliaçãoOrganização Aprendente A avaliação de escola tem vindo a ganhar força com a preocupação inerente à crescente autonomia da escola que a obriga, por um lado, a prestar contas à sociedade e, por outro, a desenvolver aprendizagens que proporcionem as soluções adequadas e criativas à resolução dos problemas que lhe são constantemente colocados. Sendo a avaliação encarada, pela maioria dos responsáveis políticos, como uma estratégia de melhoria da escola, justifica-se que esteja a ser objecto de uma profunda reflexão no seio do Sistema Educativo Português. É, neste contexto, que sustentamos que a avaliação de escola, sobretudo na modalidade de auto-avaliação, é um meio de aprendizagem organizativa, capaz de habilitar uma comunidade educativa a organizar os seus processos de melhoria e a mobilizar o conhecimento interno da escola necessário para responder, de modo adequado e criativo, às mudanças. Assim, durante o ano de 2007, levámos a cabo uma investigação, cuja preocupação central assentou, fundamentalmente, no conhecimento dos dispositivos que têm sido desenvolvidos nas 769 escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos dos ensinos básico e secundário. Para tal, elaborámos um questionário que, depois de validado, enviámos a todas as escolas, em versão electrónica, possibilitando a resposta por essa mesma via. Os dados obtidos, a partir das 274 respostas, foram tratados com recurso ao programa informático SPSS (versão 13.0 para Windows) e, posteriormente, analisados. Neste artigo, apresentaremos alguns resultados que nos ajudaram a compreender e a problematizar as práticas de auto-avaliação das escolas públicas.   Palavras-chave: Auto-avaliação de Escola. Dispositivosde Avaliação. Organização Aprendente.   The evaluation of school has gained visibility due to its autonomy inner concerning which puts it in a position of, by one side, establishing a dialogue with society, and by the other, developing a creative learning that provides the most appropriate solutions to solve the demanded problems. Evaluation is considered, by most politicians, as a strategy that can make the school to improve, which justifies it to be the subject of a further consideration within the Portuguese Educational System. In this context we consider the school evaluating system, in its self-evaluation approach, an organization learning way, which can enable the educational community to manage its improvement processes and sensibly the necessary school’s internal knowledge in order to answer the changes. Thus, throughout the 2007 year, we carried out a research, whose essential concern is the awareness of the devices developed into the 769 basic and secondary public schools of Basic and Fundamental Schooling. So, we drew up a questionnaire and sent it to all schools in a electronic version, enabling electronic replies. The obtained data from the 274 responses were processed using the SPSS software (version 13.0 for Windows), and subsequently analyzed. In this article we present some results that helped us to understand and enquiry the practices of self-evaluation in public schools.   Keywords: School self-evaluation. Evaluation Devices. Learning organization.Editora UEPG2009-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/152810.5212/OlharProfr.v.11i2.355382Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1528/1173Alves, Maria Palmira CarlosCorreia, Serafim Manuel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T00:38:49Zoai:uepg.br:article/1528Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T00:38:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
title A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
spellingShingle A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
Alves, Maria Palmira Carlos
Auto-avaliação de Escola
Dispositivosde Avaliação
Organização Aprendente
title_short A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
title_full A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
title_fullStr A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
title_full_unstemmed A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
title_sort A AUTO-AVALIAÇÃO DE ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS DISPOSITIVOS DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTUGAL(THE SCHOOL SELF-EVALUATION: AN EXPLORATORY STUDY ON PUBLIC SCHOOL SELF-EVALUATION PROCESS IN...Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
author Alves, Maria Palmira Carlos
author_facet Alves, Maria Palmira Carlos
Correia, Serafim Manuel Teixeira
author_role author
author2 Correia, Serafim Manuel Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Palmira Carlos
Correia, Serafim Manuel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-avaliação de Escola
Dispositivosde Avaliação
Organização Aprendente
topic Auto-avaliação de Escola
Dispositivosde Avaliação
Organização Aprendente
description A avaliação de escola tem vindo a ganhar força com a preocupação inerente à crescente autonomia da escola que a obriga, por um lado, a prestar contas à sociedade e, por outro, a desenvolver aprendizagens que proporcionem as soluções adequadas e criativas à resolução dos problemas que lhe são constantemente colocados. Sendo a avaliação encarada, pela maioria dos responsáveis políticos, como uma estratégia de melhoria da escola, justifica-se que esteja a ser objecto de uma profunda reflexão no seio do Sistema Educativo Português. É, neste contexto, que sustentamos que a avaliação de escola, sobretudo na modalidade de auto-avaliação, é um meio de aprendizagem organizativa, capaz de habilitar uma comunidade educativa a organizar os seus processos de melhoria e a mobilizar o conhecimento interno da escola necessário para responder, de modo adequado e criativo, às mudanças. Assim, durante o ano de 2007, levámos a cabo uma investigação, cuja preocupação central assentou, fundamentalmente, no conhecimento dos dispositivos que têm sido desenvolvidos nas 769 escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos dos ensinos básico e secundário. Para tal, elaborámos um questionário que, depois de validado, enviámos a todas as escolas, em versão electrónica, possibilitando a resposta por essa mesma via. Os dados obtidos, a partir das 274 respostas, foram tratados com recurso ao programa informático SPSS (versão 13.0 para Windows) e, posteriormente, analisados. Neste artigo, apresentaremos alguns resultados que nos ajudaram a compreender e a problematizar as práticas de auto-avaliação das escolas públicas.   Palavras-chave: Auto-avaliação de Escola. Dispositivosde Avaliação. Organização Aprendente.   The evaluation of school has gained visibility due to its autonomy inner concerning which puts it in a position of, by one side, establishing a dialogue with society, and by the other, developing a creative learning that provides the most appropriate solutions to solve the demanded problems. Evaluation is considered, by most politicians, as a strategy that can make the school to improve, which justifies it to be the subject of a further consideration within the Portuguese Educational System. In this context we consider the school evaluating system, in its self-evaluation approach, an organization learning way, which can enable the educational community to manage its improvement processes and sensibly the necessary school’s internal knowledge in order to answer the changes. Thus, throughout the 2007 year, we carried out a research, whose essential concern is the awareness of the devices developed into the 769 basic and secondary public schools of Basic and Fundamental Schooling. So, we drew up a questionnaire and sent it to all schools in a electronic version, enabling electronic replies. The obtained data from the 274 responses were processed using the SPSS software (version 13.0 for Windows), and subsequently analyzed. In this article we present some results that helped us to understand and enquiry the practices of self-evaluation in public schools.   Keywords: School self-evaluation. Evaluation Devices. Learning organization.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1528
10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1528
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.11i2.355382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1528/1173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)
Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495440834560