Pinturas sobre alquimia podem induzir concepções deturpadas da Ciência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Iris Gabrielle de Sena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cleophas, Maria das Graças, Leão, Marcelo B. C., Souza, Francislê Neri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38538
Resumo: Este trabalho investiga imagens de pinturas, disponíveis na internet, que retrataram a alquimia em diferentes séculos. Com base nos estudos dos epistemólogos da Ciência, sabemos que existem inúmeras concepções deturpadas sobre como a Ciência funciona. Estas visões equivocadas podem causar má interpretação acerca da construção do conhecimento científico. Estas imagens são muitas vezes encontradas em alguns livros didáticos. Dai a importância de estudá-las, pois sua utilização pode reforçar uma visão incompleta e/ou incorreta da Ciência. Analisamos somente as pinturas e comentários associados. Utilizamos o software WebQDA para o cruzamento das informações atribuídas às pinturas. Esta análise permitiu concluir que as pinturas tem o potencial de induzir concepções deturpadas sobre a Ciência, especialmente concepções individualista e elitista da ciência, rígida, algorítmica; e ainda aproblemática e ahistórica, fechada e dogmática. Este artigo aponta para novas pesquisas que estudam se a utilização destas pinturas em contextos de ensino e aprendizagem realmente confirmam as potencialidades indicadas.
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