Electronic word-of-mouth e a sua influência na intenção de compra dos utilizadores do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Miguel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, António, Martins, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36417
Resumo: Os websites de social media são principalmente impulsionados por conteúdos gerados pelos indivíduos e a sua popularidade exponenciou a capacidade de influência das comunicações interpessoais sobre produtos ou serviços no comportamento dos consumidores entre redes sociais online. Este estudo examinou os determinantes do Electronic Word-of-Mouth (eWOM) transmitido pela lista de contactos no Facebook que influenciam a intenção de compra dos consumidores. O modelo testado é adaptado do modelo Information Acceptance (IACM) de Erkan e Evans (2016). Os objetivos de pesquisa consistem na investigação de características da informação (qualidade e credibilidade de informação), do recetor (atitude em relação à informação e necessidades de informação) e do emissor (credibilidade da fonte) que exercem maior impacto na influência do eWOM no comportamento do consumidor. A utilidade da informação foi considerada como antecedente chave das respostas de comportamento (adoção da informação e intenção de compra). Dados recolhidos através de um questionário online a 294 utilizadores do Facebook residentes em Portugal foram analisados através da técnica de modelação de equações estruturais baseada no método de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). As características do recetor demonstraram ter o maior nível de influência na intenção de compra. A qualidade da informação não demonstrou efeito sobre a intenção de compra. Adicionalmente, a credibilidade da informação apresentou um efeito mediador total sobre a qualidade da informação e a credibilidade da fonte na perceção de utilidade de informação.
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