A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Ana Sofia Loureiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44555
Resumo: Resumo: No processo de decisão de compra, a marca tem um papel muito importante e por vezes decisivo, ajudando a tornar mais acessível a identificação do produto e diminuindo a incerteza do comprador (Conceição, 2005). No caso do setor farmacêutico, mesmo sendo composto por uma indústria inovadora e com maior desenvolvimento de novos produtos, a comunicação da marca torna-se mais complexa devido à multiplicidade de estratégias, condicionalismos e públicos-alvo (Aroso, 2013). Nos últimos anos verificou-se um aumento progressivo da divulgação e comercialização dos medicamentos genéricos (MG) em Portugal (Infarmed, 2015). No entanto, apesar de estar comprovada a sua eficácia e da relevância do aspeto económico (custo) na escolha e compra de um medicamento, alguns estudos realizados noutros países indicam que 20 a 30% dos consumidores acreditam que os genéricos são menos seguros e menos eficazes (Figueiras et al., 2007). Tendo por base a premissa anterior, este estudo pretende analisar tanto a perceção do consumidor entre a escolha de genéricos ou medicamentos de marca (MM) e a forma como se origina o comportamento de compra, como também o papel das farmácias portuguesas no aconselhamento direto ao consumidor. Esta dissertação trará importantes conclusões para a indústria farmacêutica, nomeadamente sobre a intenção de compra e caraterísticas diferenciadoras, contribuindo para a realização de melhores estratégias de marketing e gestão das marcas.
id RCAP_7c184716fa4ab8a7c355adbb9775d927
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.MarcaIntenção de compraSetor farmacêuticoMedicamentos de marcaMedicamentos genéricosResumo: No processo de decisão de compra, a marca tem um papel muito importante e por vezes decisivo, ajudando a tornar mais acessível a identificação do produto e diminuindo a incerteza do comprador (Conceição, 2005). No caso do setor farmacêutico, mesmo sendo composto por uma indústria inovadora e com maior desenvolvimento de novos produtos, a comunicação da marca torna-se mais complexa devido à multiplicidade de estratégias, condicionalismos e públicos-alvo (Aroso, 2013). Nos últimos anos verificou-se um aumento progressivo da divulgação e comercialização dos medicamentos genéricos (MG) em Portugal (Infarmed, 2015). No entanto, apesar de estar comprovada a sua eficácia e da relevância do aspeto económico (custo) na escolha e compra de um medicamento, alguns estudos realizados noutros países indicam que 20 a 30% dos consumidores acreditam que os genéricos são menos seguros e menos eficazes (Figueiras et al., 2007). Tendo por base a premissa anterior, este estudo pretende analisar tanto a perceção do consumidor entre a escolha de genéricos ou medicamentos de marca (MM) e a forma como se origina o comportamento de compra, como também o papel das farmácias portuguesas no aconselhamento direto ao consumidor. Esta dissertação trará importantes conclusões para a indústria farmacêutica, nomeadamente sobre a intenção de compra e caraterísticas diferenciadoras, contribuindo para a realização de melhores estratégias de marketing e gestão das marcas.Morais, João Daniel Faria GomesRepositório ComumMateus, Ana Sofia Loureiro2023-04-17T10:35:27Z2023-02-012022-10-312023-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44555TID:203272463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-15T02:15:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:46.216760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.
title A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.
spellingShingle A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.
Mateus, Ana Sofia Loureiro
Marca
Intenção de compra
Setor farmacêutico
Medicamentos de marca
Medicamentos genéricos
title_short A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.
title_full A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.
title_fullStr A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.
title_full_unstemmed A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.
title_sort A escolha da marca no setor farmacêutico: medicamentos de marca ou genéricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacêutico.
author Mateus, Ana Sofia Loureiro
author_facet Mateus, Ana Sofia Loureiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, João Daniel Faria Gomes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Ana Sofia Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Intenção de compra
Setor farmacêutico
Medicamentos de marca
Medicamentos genéricos
topic Marca
Intenção de compra
Setor farmacêutico
Medicamentos de marca
Medicamentos genéricos
description Resumo: No processo de decisão de compra, a marca tem um papel muito importante e por vezes decisivo, ajudando a tornar mais acessível a identificação do produto e diminuindo a incerteza do comprador (Conceição, 2005). No caso do setor farmacêutico, mesmo sendo composto por uma indústria inovadora e com maior desenvolvimento de novos produtos, a comunicação da marca torna-se mais complexa devido à multiplicidade de estratégias, condicionalismos e públicos-alvo (Aroso, 2013). Nos últimos anos verificou-se um aumento progressivo da divulgação e comercialização dos medicamentos genéricos (MG) em Portugal (Infarmed, 2015). No entanto, apesar de estar comprovada a sua eficácia e da relevância do aspeto económico (custo) na escolha e compra de um medicamento, alguns estudos realizados noutros países indicam que 20 a 30% dos consumidores acreditam que os genéricos são menos seguros e menos eficazes (Figueiras et al., 2007). Tendo por base a premissa anterior, este estudo pretende analisar tanto a perceção do consumidor entre a escolha de genéricos ou medicamentos de marca (MM) e a forma como se origina o comportamento de compra, como também o papel das farmácias portuguesas no aconselhamento direto ao consumidor. Esta dissertação trará importantes conclusões para a indústria farmacêutica, nomeadamente sobre a intenção de compra e caraterísticas diferenciadoras, contribuindo para a realização de melhores estratégias de marketing e gestão das marcas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
2023-04-17T10:35:27Z
2023-02-01
2023-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44555
TID:203272463
url http://hdl.handle.net/10400.26/44555
identifier_str_mv TID:203272463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131577951715328