Perceção e intenção de compra do consumidor face às marcas de distribuidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, André Filipe da Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39758
Resumo: A introdução das marcas de distribuidor (MdD) no mercado veio revolucionar por completo a forma como as empresas/retalhistas atuam e a forma como os consumidores realizam as suas compras. Mesmo sendo geralmente percecionadas como marcas de qualidade inferior, temos assistido a um aumento significativo na sua procura. Este crescimento evidencia-se principalmente na Europa, em países como Portugal, que é dos que mais evoluiu nos últimos tempos ao nível das quotas por volume do consumo de produtos de MdD. Ressalva-se que este aumento é igualmente inequívoco em termos geracionais, com as gerações mais jovens (Millennials) a procurarem cada vez mais as “marcas próprias”. Este rápido crescimento da procura pode ser influenciado por fatores como: o preço mais reduzido das MdD, o que é importante perante a inflação atual, as semelhanças entre os produtos de MdD e de marca de fabricante (MdF), a crescente e variada oferta de produtos de MdD e a familiarização com as marcas. Assim, a elaboração deste estudo tem como principal objetivo investigar e compreender que fatores influenciam a intenção de compra dos consumidores de MdD em Portugal. Por forma a responder à questão de investigação, foi delineado um modelo conceptual baseado em sete variáveis (Perceção da Qualidade, Perceção do Preço, Relação Preço vs. Qualidade, Aversão ao Risco, Perceção de Valor, Consciência sobre a Marca e Promoções em Marcas de Fabricante), com o intuito de perceber de que forma é que estas influenciam a intenção de compra dos consumidores. Complementarmente e adotando uma metodologia quantitativa, foi administrado um questionário baseado nas sete variáveis anteriormente identificadas e que incluiu cinco simulações de compra. Através de uma amostragem não probabilística obtivemos um total de 241 respostas válidas. Os resultados obtidos através das regressões lineares múltiplas demonstraram que a perceção de que a qualidade das MdD é baixa influencia negativamente a intenção de compra de produtos de MdD, enquanto a perceção de que as MdD são mais baratas e a perceção de valor (custo/beneficio) das mesmas influenciam positivamente a intenção de compra de produtos de “marca própria”. Quanto à influência das restantes variáveis, não foi possível retirar conclusões devido à insignificância estatística dos resultados obtidos. Mediante os resultados das cinco simulações de compra, evidenciou-se uma preferência por produtos de MdD, e que a escolha entre um produto de MdD ou de MdF tende a depender significativamente da categoria a que este pertença.
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Este rápido crescimento da procura pode ser influenciado por fatores como: o preço mais reduzido das MdD, o que é importante perante a inflação atual, as semelhanças entre os produtos de MdD e de marca de fabricante (MdF), a crescente e variada oferta de produtos de MdD e a familiarização com as marcas. Assim, a elaboração deste estudo tem como principal objetivo investigar e compreender que fatores influenciam a intenção de compra dos consumidores de MdD em Portugal. Por forma a responder à questão de investigação, foi delineado um modelo conceptual baseado em sete variáveis (Perceção da Qualidade, Perceção do Preço, Relação Preço vs. Qualidade, Aversão ao Risco, Perceção de Valor, Consciência sobre a Marca e Promoções em Marcas de Fabricante), com o intuito de perceber de que forma é que estas influenciam a intenção de compra dos consumidores. Complementarmente e adotando uma metodologia quantitativa, foi administrado um questionário baseado nas sete variáveis anteriormente identificadas e que incluiu cinco simulações de compra. Através de uma amostragem não probabilística obtivemos um total de 241 respostas válidas. Os resultados obtidos através das regressões lineares múltiplas demonstraram que a perceção de que a qualidade das MdD é baixa influencia negativamente a intenção de compra de produtos de MdD, enquanto a perceção de que as MdD são mais baratas e a perceção de valor (custo/beneficio) das mesmas influenciam positivamente a intenção de compra de produtos de “marca própria”. Quanto à influência das restantes variáveis, não foi possível retirar conclusões devido à insignificância estatística dos resultados obtidos. Mediante os resultados das cinco simulações de compra, evidenciou-se uma preferência por produtos de MdD, e que a escolha entre um produto de MdD ou de MdF tende a depender significativamente da categoria a que este pertença.The introduction of private brands (PB) in the market has completely revolutionized the way companies/retailers operate and how consumers make their purchases. Even though they are generally perceived as lower quality brands, we have witnessed a significant increase in their demand. This growth is mainly evident in Europe, in countries such as Portugal, which has evolved the most in recent times in terms of shares by volume of consumption of PB products. It should be noted that this increase is equally unequivocal in generational terms, with younger generations (Millennials) increasingly seeking for “own brands”. This rapid growth in demand can be influenced by factors such as: the lower price of PB, which is important due to the current inflation, the similarities between PB and manufacturer brand (MB) products, the growing and diverse product offering of PB and brand familiarization. Thus, the elaboration of this study has as main objective to investigate and understand which factors influence the costumers’ purchase intention of PB in Portugal. In order to answer the research question, a conceptual model was designed based on seven variables (Perceived Quality, Perceived Price, Price vs. Quality Relationship, Risk Averseness, Perceived Value, Brand Awareness and Promotions in Manufacturer Brands), in order to understand how these variables influence consumers’ purchase intention. Complementarily and adopting a quantitative methodology, a questionnaire based on the seven variables previously identified and which also included five purchase simulations was administered. Through nonprobability sampling, we obtained a total of 241 valid answers. The results obtained through multiple linear regressions showed that the perception that the quality of PB is low negatively influences the purchase intention of PB products, while the perception that PB are cheaper and the perception of their value (cost/benefit) positively influences the purchase intention of “own brand” products. As for the influence of the remaining variables, it was not possible to draw conclusions due to the statistical insignificance of the results obtained. Through the results of the five purchase simulations, we evidenced a preference for PB products, and that the choice between a PB or MB product tends to depend significantly on the category to which it belongs.2023-12-06T09:18:15Z2023-07-06T00:00:00Z2023-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39758porÁvila, André Filipe da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:54Zoai:ria.ua.pt:10773/39758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:56.709483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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